Image from the movie "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça" Image from the movie "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça"

Crítica | Batman vs Superman traz os quadrinhos à vida

© 2016 Atlas Entertainment − All right reserved.

A Warner Brothers, em 2013, trouxe a Comic Con o ator Harry Lennix, – conhecido por sua excelente voz para discursos emblemáticos -, para citar um dos trechos mais marcantes de Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Harry subiu ao palco, as luzes apagaram e ele pronunciou: “Eu quero que você se lembre, Clark, em todos os anos por vir, em seus momentos mais privados, eu quero que você se lembre da minha mão na sua garganta, eu quero que você se lembre do único homem que te derrotou”. O emblema do Homem de Aço surgiu na imensa projeção do Hall H, sendo lentamente sobreposto pelo do Homem-Morcego. Os fãs foram a loucura – tanto pelo anúncio, como pela espera de três anos para poder ver esse encontro nas telas do cinema pela primeira vez na história.

Após assistir a introdução impecável que Zack Snyder produziu (remetendo um pouco a Watchmen, 2009), pode-se afirmar sem receio: a espera valeu a pena. O Homem de Aço (2013, Zack Snyder) já tinha uma bela fotografia, uma filmagem ótima e até inovadora para os filmes do gênero, visto que foi usado uma câmera de mão durante todo o processo de gravação do filme. Batman vs Superman não deixa a desejar nesse quesito, possuindo cenas amplamente belas e memoráveis, além de um bom jogo de foco e desfoque. Os termos técnicos do filme são em sua grande maioria bons, com exceção das transições das cenas e da trilha sonora. A trilha de Hans Zimmer é reaproveitada de Homem de Aço, e é fundamental para enaltecer os momentos marcantes do filme . As transições de cena são rápidas e secas, colocando o espectador em outro local e em outra situação de forma célere, o que pode ser julgado por muitos como momentos confusos (o que não são ). A possível conjectura elucidativa desse fato é uma questão muito conhecida pelos fãs de adaptações de histórias em quadrinhos: enredo muito longo para um tempo muito curto. Sim, Batman vs Superman tem a duração de 153 minutos, mas é perceptível que tinha mais conteúdo a ser mostrado. Ao contrário do que aconteceu com o desastroso Homem-Aranha 3 (2007, Sam Raimi), o enredo e a montagem do filme contribuíram para que toda história seja compreendida até mesmo para os leigos que assistem, além de cada personagem ter o seu tempo de tela. O filme é redondo, possui algumas questões em aberto, mas funciona. Portanto, se você tinha o receio de que “É muito personagem para um filme de 2 horas”, pode ficar tranquilo. É o suficiente, e você ainda vai querer mais.

Um dos díspares receios por boa parte dos fãs era o Batman encarnado por Ben Affleck, que assumiu o posto de Christian Bale depois da aclamada trilogia “Cavaleiro das Trevas”, produzida por Christopher Nolan. O ator não deixa a desejar em nenhum momento, seja como o empresário Wayne ou como o vigilante noturno. Ele está impecável em ambas situações, e seu Batman é extremamente mais assustador e brutal, utilizando métodos agressivos de luta (alguns deles reproduzidos da própria franquia Batman Arkham, dos vídeo-games). Sua primeira aparição no filme é mais tensa que muito dos filmes de suspense e terror que o mercado produz. Sem falar que, mesmo sem propriamente uma armadura, a sua versão do Homem-Morcego consegue ser maior (tanto em tamanho muscular como em altura) que o seu antecessor. Somos apresentados a todos os seus acessórios e toda mitologia de que o Batman é o maior detetive do mundo; usando de forma incrível sua inteligência e tecnologia para tal. Resumidamente: o Batman que conhecemos foi bem representado, se tornando a melhor adaptação desde então.

O figurino usado para Bruce Wayne o demonstra como um homem de negócios, trajando vestes sociais com corte sob medida. Clark Kent, por outro lado, aparece com roupas mais surradas e desajeitado, colocando outro ponto discrepante entre as duas personalidades. Como homens, Bruce é amplamente mais poderoso do que o mero jornalista do Planeta Diário. Quando ambos assumem suas segundas identidades, o Homem de Aço torna-se o alienígena a ser vencido, e o Batman está lá para se tornar a representação da humanidade fragilizada nesse embate. Toda construção da raiva que consumiu o Cavaleiro das Trevas é crível e, de uma forma ou de outra, você entende o porquê dela, assim como é possível entender a revolta de parte da população contra o Superman. Portanto, nada é forçado para que se leve a uma luta voltada exclusivamente para vender ingressos e, consequentemente, ter um bom faturamento de bilheteria. Tudo é pensado e mostrado, até mesmo nos detalhes. Ponto para Zack Snyder.

Lex Luthor, interpretado por Jesse Eisenberg, tem um papel primordial dentro do filme, servindo como o grande manipulador que conhecemos. No entanto, ele não é sério. Lex é cômico, chegando a ser até lunático em alguns momentos – e funciona. Temos dois heróis extremamente sérios, e Luthor quebra essa seriedade trazendo uma personalidade maquiavélica e cômica, beirando até a insanidade. Gal Gadot, que assim como Jesse Eisenberg e Ben Affleck, sofreu severas críticas dos fãs sobre sua escalação para o papel, também provou que é a pessoa certa para encarnar o papel de Diana. Ela é, indubitavelmente, um dos pontos mais altos de todo filme, principalmente quando ninguém está esperando. Galdot conseguiu todo um destaque em um filme, onde dois grandes heróis eram exaltados. Vê-la empunhar a espada e partir para briga ao lado do Batman e do Superman ocasionou altos aplausos durante o filme.

Batman vs Superman foi um filme extremamente aguardado e severamente criticado antes de seu lançamento, o que causou a divisão dos fãs entre: “Não sei mais o que esperar desse filme” e “Eu tenho certeza que esse filme vai ser bom”. O tempo de produção e o adiamento de seu lançamento acabou sendo um ponto prejudicial ao dividir o público e, por consequência, trazer um marketing negativo sobre ele. Ao final, todos vão se unir aos que diziam que seria bom.  O filme é, além de um grande evento, uma homenagem a todos os fãs da DC, que tiveram que aguardar por 3 longos (e sofridos) anos de alegria, angústia e receio. Ele também é uma homenagem fiel aos leitores da editora, reproduzido cenas icônicas das páginas que um dia lemos e, também, das boas animações produzidas. Trata-se de um grande pontapé para o universo compartilhado desses personagens, que futuramente culminará no filme da Liga da Justiça (que já está em pré-produção). Ao final, Batman vs Superman fez jornalistas saírem felizes e, alguns, com lágrimas nos olhos da exibição exclusiva para imprensa. O universo cinematográfico da DC começou.

  • Ótimo
4

Resumo

Batman vs Superman foi um filme extremamente aguardado e severamente criticado antes de seu lançamento, o que causou a divisão dos fãs. Ao final, todos vão se unir aos que diziam que seria bom. O filme é, além de um grande evento, uma homenagem a todos os fãs da DC, que tiveram que aguardar por 3 longos (e sofridos) anos de alegria, angústia e receio. Ponto para Zack Snyder.

Sending
User Review
4.54 (28 votes)