Sete dos melhores documentários para você assistir Sete dos melhores documentários para você assistir

Sete dos melhores documentários para você assistir em 2020

Reprodução/Netflix

Quando nos sentamos em frente à TV, gostamos de ouvir histórias. Embora os filmes tenham nos fornecido grandes contos de ficção ao longo dos anos, não há nada como um bom relato da vida real de um evento que mudou o mundo ou uma vida incrível que nos motiva.

Graças ao aumento na demanda por serviços de streaming, os documentários, muitas vezes apresentados como minisséries, estão florescendo. Netflix, HBO e Amazon estão transbordando de programas reais sobre escândalos, glória esportiva e crime. Há tantos para escolher que separamos sete dos melhores documentários para você assistir em 2020.

1 – Tiger King (Netflix)

Tiger King Netflix
Reprodução/Netflix

Por onde começamos com este? Parte perturbador, parte fascinante, o Tiger King arrebatou a Netflix quando lançado em março de 2020, o documentário traz as palhaçadas reveladoras de Joe Exotic e sua inimiga Carole Baskin com uma visão incrível do mundo do cativeiro de tigres nos Estados Unidos.

A história é tão louca que faz você se perguntar como exatamente os diretores Eric Goode e Rebecca Chaiklin conseguiram documentar tudo em uma série, mas o fato é que fizeram isso muito bem, deixando os espectadores desesperados por mais a cada episódio. Programas como esse, embora inquietantes, são a grande razão pela qual os documentários estão chamando a atenção no momento.
Se você está procurando algo relaxante para assistir, essa opção não é a mais indicada, então esteja preparado para muitas reviravoltas durante 10 horas ou mais.

2 – Jeffrey Epstein: Filthy Rich (Netflix)

Jeffrey Epstein: Filthy Rich
Reprodução/Netflix

A diretora Lisa Bryant explora o ponto fraco do estilo de vida bilionário de Jeffrey Epstein e abre uma verdadeira história de terror da vida real.

O documentário foi filmado enquanto a investigação sobre o financista ganhava velocidade, a série serve como uma plataforma para as vozes das vítimas que sofreram com seus segredos por anos. A denúncia lança luz sobre como o dinheiro e o poder foram usados para manipular as jovens e como a sociedade precisa fazer mais para prevenir tais crimes.

Assistir ao programa dá a sensação de que estamos vendo apenas a ponta do iceberg, e como a ex-namorada de Epstein, Ghislaine Maxwell, foi levada sob custódia em meados de 2020, pode ser que mais documentários se sigam.

3 – McMillions (HBO)

McMillions HBO
Reprodução/HBO

Todos nós conhecemos os famosos arcos dourados do McDonald’s, a franquia global de hambúrgueres que tem restaurantes em mais de 100 países. Mas poucos de nós já ouvimos a história dos golpes que resultaram em 24 milhões de dólares envolvendo o jogo McMillions e criminosos empreendedores.

Jerome P. Jacobson foi o “Mentor” por trás da fraude, descobrindo como manipular o jogo para que os grandes prêmios fossem para pessoas que ele conhecia, das quais ele sempre recebia uma parte. O crime durou anos e o FBI foi incapaz de descobrir o que estava acontecendo.

Fãs criminosos vão adorar saber como Jacobson fez sua fortuna e os diretores James Hernandez e Brian Lazarte, com a ajuda do produtor executivo Mark Wahlberg, sabem exatamente como contar essa história.

4 – Arremesso Final (Netflix)

Arremesso Final Netflix
Reprodução/Netflix

Muitos consideram o Chicago Bulls o maior time de esportes de todos os tempos. Com sua sequência de títulos e um universo de atletas talentosos, não há o que discutir. O basquete dos Estados Unidos foi mudado para sempre por esse time notável e, felizmente, uma equipe de imprensa estava disponível para registrar seu sucesso, incluindo muitos momentos íntimos.

Apesar de todas as suas proezas esportivas, os personagens que formavam a espinha dorsal da lateral não eram perfeitos. Dennis Rodman lutou contra o vício do álcool, Michael Jordan mostrou sinais de problemas com jogos fora das quadras, enquanto a tensão entre o técnico Phil Jackson e o gerente geral Jerry Krause ameaçava destruir o time.

O resultado é um coquetel explosivo de triunfos gloriosos e batalhas nos camarins, complementado por entrevistas individuais com os principais jogadores. Mesmo os fãs que não são do basquete ficarão encantados com esta montanha-russa.

5 – For Sama (Globoplay)

For Sama Globoplay
Reprodução/Globoplay

Muitas coisas tornam este documentário especial. Um deles é sua rara abordagem da guerra civil síria do ponto de vista feminino, com o co-diretor Al-Kateab compartilhando sua experiência angustiante de seis anos no conflito.

Embora seja difícil assistir a um programa sobre a pior crise humanitária em uma geração, ele também é extremamente importante. O documentário serve como uma lição sobre a brutalidade da guerra e as devastadoras consequências humanas que ela acarreta.

For Sama é o documentário mais indicado ao BAFTA da história, e não é difícil entender o motivo.

6 – Spaceship Earth (On Demand)

Spaceship Earth
Reprodução/Amazon

Uma crônica do projeto Biosfera 2 no final dos anos 80, Spaceship Earth examina como os cientistas tentaram dar vida a um conceito de ficção científica. A ideia era criar um ecossistema totalmente autossuficiente dentro de uma estufa gigante no Arizona, com oito voluntários passando dois anos lá dentro.

O diretor Matt Wolf traz entrevistas dos dias modernos com os participantes, juntamente com imagens do projeto para contar a história completa. Mas isso gera algumas questões: foi para ganho financeiro ou ciência? Os voluntários são realmente… voluntários?

A série não responde necessariamente a essas perguntas, mas fornece muito material para ajudá-lo a chegar às suas próprias conclusões. Vale a pena assistir.

7 – Beastie Boys Story (Apple TV+)

Beastie Boys Story
Reprodução/Apple TV+

Spike Jonze está acostumado a filmar grandes bandas. O aclamado diretor esteve por trás de alguns dos videoclipes mais famosos dos anos 90 e 2000, trabalhando com nomes como Kanye West e Daft Punk.

A banda Beastie Boys também colaborou com Jonze ao longo dos anos, este documentário em parte musical é um olhar fascinante sobre os altos e baixos do trio de hip-hop. As entrevistas com os membros da banda são perspicazes – especialmente quando se fala sobre a morte do fundador Adam Yaunch (AKA) – e as cenas ao vivo capturam perfeitamente porque os Beastie Boys são tão amados.