eFootball 2022 | Crítica | eFootball 2022 | Crítica |

eFootball 2022 | Crítica |

Divulgação/Konami

eFootball 2022 marca uma nova fase da Konami, que vem ficando para trás no que diz respeito a games de futebol. Lançado no dia 30 de setembro para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e dispositivos móveis, o game se tornou gratuito, adotando o modelo free-to-play. Mas, os elogios param por aí.

eFootball 2022 | Crítica |
Divulgação/Konami

Com o fato do jogo ser grátis, a Konami parece que não percebeu que está em uma nova geração de consoles. Que precisaria melhorar os gráficos, adotar avanços na jogabilidade e entregar uma experiência agradável para os jogadores. Porém, o título “grátis” deixou os desenvolvedores preguiçosos e eFootball 2022 vai fazer muita gente passar longe por anos de um game de futebol da desenvolvedora.

Começando pelo menu, as cores azul e o amarelo foram péssimas escolhas. Tudo parece ter sido feito com má vontade (e olha que nem chegamos nos gráficos). O menu de seleção da equipe, como definir as estratégias, possuem letras pequenas que dificultam a leitura.

Quando chegamos nas equipes, somos surpreendidos com a presença de apenas nove times. Nove. Ou seja, eFootball 2022 é a versão lite do PES, que sempre chegava antes do game completo. No modo online, é possível jogar com outras equipes, mas pouco é oferecido para entreter o jogador.

Há um ponto positivo apenas: o pré-jogo. Pela primeira vez é possível ver os jogadores chegando ao estádio, os torcedores indo para arquibancada, assim como os aquecimentos. Uma tentativa bacana de deixar a experiência mais próxima possível de um jogo real de futebol.

As táticas e estilos de jogo foram simplificadas, dando mais ênfase ao estilo ofensivo. Acredito que novos modos devem chegar com possíveis atualizações.

eFootball 2022 possui o pior gameplay de todos os jogos de futebol da história. Superstar Soccer é muito mais divertido de jogar do que essa grande confusão de bugs e jogadores superando as leis da física. São pernas sumindo a cada colisão, jogadores que somem do nada, entre outras coisas que já estão circulando na internet.

A experiência se torna irritante, já que é impossível controlar o jogo, ter um domínio de bola, onde em muitos lances de ataque a resposta ao comando são lentas. Há novas mecânicas de dribles, que deixam as partidas mais desafiadoras. Mas com uma jogabilidade tão ruim, se torna impossível usar os comandos.

O papel do juiz nos jogos é nulo. Faltas violentas não são marcadas, enquanto as consideradas faltas táticas são motivos para um cartão amarelo.

Vendido como um jogo de “gráficos de última geração”, eFootball 2022 parece um retrocesso para a geração do PlayStation 2. Não houve nenhuma atualização no rosto de jogadores como Messi, Neymar Jr e Cristiano Ronaldo. Parecem versões aproveitadas do game PES 2014. O movimento facial dos jogadores chega a ser tão assustador quanto qualquer filme de terror por aí.

Por fim, eFootball 2022 é a maior decepção da temporada no mercado de games. Jogo grátis significou entregar qualquer coisa para o público pela Konami. Nem com comunicado de desculpas e uma provável atualização deverá salvar o grande fiasco que esse jogo se tornou.

1

RUIM

eFootball 2022 é a maior decepção da temporada no mercado de games. Jogo grátis significou entregar qualquer coisa para o público pela Konami. Nem com o texto de desculpas e uma provável atualização deverá salvar o grande fiasco que esse jogo se tornou.