WandaVision | Confira os easter eggs do quarto episódio da série

Divulgação

O quarto episódio de WandaVision foi lançado nesta sexta-feira e aqui estão todos os principais easter eggs que apareceram nele.

Os telespectadores esperaram muito tempo por novos conteúdos do Universo Cinematográfico Marvel, principalmente porque alguns dos filmes tiveram que ser adiados pro conta da pandemia de coronavírus. Agora, finalmente, a Fase 4 começou oficialmente – embora não da maneira que todos esperavam. WandaVision é a primeira série de TV produzida pelo Marvel Studios, com transmissão exclusiva pelo Disney+.

Estrelada por Elizabeth Olsen e Paul Bettany como a Feiticeira Escarlate e o Visão, WandaVision é diferente de tudo visto no MCU até agora. É uma homenagem a comédias clássicas como The Dick Van Dyke Show, A Feiticeira e I Love Lucy, ambientadas em um mundo estranho onde nada é o que parece. Os três primeiros episódios mostram muito dessa estranheza ao mesmo tempo em que tentam deixar algumas pistas para que sejam reveladas ao longo do caminho. Os espectadores atentos notarão uma série de easter eggs importantes – e alguns deles apontam para um enredo no qual a mente de Wanda Maximoff se fragmentou mesmo enquanto seus poderes se expandiam.


Leia mais: WandaVision | Confira os easter eggs do primeiro episódio da série


O quarto episódio de WandaVision finalmente revela o que está acontecendo no MCU “real” – e está cheio de easter eggs da Marvel. WandaVision pode parecer uma comédia, mas na verdade é um mistério. Por que a Feiticeira Escarlate e o Visão se envolveram em uma realidade baseada em sitcom? No quarto episódio, a Marvel deu algumas pistas importantes ao revelar que a S.W.O.R.D. está trabalhando no mistério da mesma maneira que os espectadores.

Isso é literalmente o caso, porque os episódios da sitcom estão sendo transmitidos para o universo na forma de Radiação Cósmica de Fundo em Microondas. Os agentes da S.W.O.R.D. que monitoram a cidade de Westview estão literalmente assistindo aos mesmos episódios que o público está – embora estejam sendo misteriosamente censurados, o que significa que os espectadores do Disney+ têm mais algumas pistas. O conceito é divertido e será fascinante ver o que acontece a seguir. Além disso, o episódio mais recente sutilmente reescreve a história do próprio MCU – e apresenta uma série de personagens recorrentes importantes.

Aqui estão todos os principais easter eggs que apareceram no quarto episódio de WandaVision.

O Estalo do Thanos

O episódio liga sua história aos eventos principais do MCU – especificamente, ao momento de Vingadores: Guerra Infinita quando Thanos tirou metade da vida no universo. Parece que Monica Rambeau foi uma das vítimas e o episódio começa com ela sendo restaurada como resultado das ações dos Vingadores em Vingadores: Ultimato. Tragicamente, a mãe de Monica, Maria – interpretada por Lashana Lynch em Capitã Marvel – morreu de câncer no intervalo de cinco anos. Esta é realmente a primeira vez que o MCU lidou seriamente com as consequências do estalo, porque Homem-Aranha: Longe de Casa lidou com eles de uma maneira bastante despreocupada. Dito isso, o episódio mantém o termo divertido de Homem-Aranha: Longe de Casa para o período em que as pessoas estavam desaparecidas – quando Monica entra nos escritórios da S.W.O.R.D. mais tarde, os noticiários estão discutindo o “blip”.

A Voz da Capitã Marvel

WandaVision mostra o blip da perspectiva de Monica, não apenas com seu corpo, mas com sua própria mente se reformando – esta última representada por uma confusão de vozes simbolizando suas memórias. A mais característica dessas vozes, bem no final, é a da própria Carol Danvers chamando Monica de “Tenente Encrenca”. Este foi o apelido que Carol lhe deu quando ela era apenas uma criança e é interessante notar que esta é a última e mais forte lembrança – sugerindo que as experiências de Monica em Capitã Marvel vieram definir sua vida.

A S.W.O.R.D. é reconvertida na história do MCU

O quarto episódio de WandaVision apresenta formalmente uma organização chamada S.W.O.R.D., que será familiar aos leitores de quadrinhos – mas foi alterada significativamente. Na Marvel Comics, a S.W.O.R.D. é o “Departamento de Observação e Resposta do Mundo Senciente”, mas no MCU eles são a “Divisão de Observação e Resposta de Arma Senciente”. Eles ainda estão preocupados com assuntos extraterrestres – o episódio faz referência a um programa de astronautas e missões ao espaço – mas os super-humanos também se enquadram em suas atribuições mais amplas. De acordo com o diretor Hayward, seu foco mudou durante o blip, com a S.W.O.R.D. se tornando particularmente interessada em ameaças terrestres, como nanotecnologia e inteligência artificial. Isso pode indicar que a S.W.O.R.D. do MCU perdeu muitas de suas espaçonaves devido a acidentes quando os astronautas foram retirados da existência; certamente Hayward menciona que alguma equipe ainda está faltando.

A S.W.O.R.D. foi reconfigurada como tendo existido no MCU o tempo todo, fundada pela amiga de Carol Danvers, Maria Rambeau, após os eventos de Capitã Marvel nos anos 1990. Isso corresponde a uma linha de diálogo de um final alternativo para Thor, no qual Erik Selvig disse a sua equipe para “cruzar a referência… com o banco de dados da S.W.O.R.D.” Parece, então, que a Marvel sempre pretendeu fazer essa abordagem com a S.W.O.R.D., estabelecendo-os como uma presença de fundo. Curiosamente, isso reflete como eles foram introduzidos nos quadrinhos também, com Joss Whedon lançando-os como se eles sempre tivessem existido como parte de sua série Astonishing X-Men.

Maria “Fóton” Rambeau

Uma placa comemorativa nos escritórios da S.W.O.R.D. homenageia a fundadora da organização, Maria “Fóton” Rambeau. Fóton era o apelido de Maria em Capitã Marvel e, na verdade, é uma referência inteligente aos quadrinhos – onde a filha de Maria, Monica, torna-se uma super-heroína por direito próprio, e Fóton é um dos muitos codinomes que ela adota.


Leia mais: WandaVision | Confira os easter eggs do segundo episódio da série


Westview fica em Nova Jersey

O principal mistério se passa apenas três semanas após o blip, com Monica Rambeau enviada para a cidade de Westview, Nova Jersey. Esta é a primeira vez que WandaVision deixa claro que Westview é um local real no MCU e é estranhamente apropriado que a cidade esteja situada em Nova Jersey – nos quadrinhos, Feiticeira Escarlate e Visão dirigiram-se a esse estado para constituir família. Curiosamente, pelo menos um dos outros programas do Disney+ provavelmente será ambientado em Nova Jersey também – Kamala Khan, da Marvel, tradicionalmente se considera a protetora de Nova Jersey. É possível que a conclusão de WandaVision configure a introdução da Ms. Marvel.

O retorno de Jimmy Woo e o truque com o cartão

O agente do FBI que ligou para a S.W.O.R.D. é um rosto conhecido – Jimmy Woo, interpretado por Randall Park. Jimmy foi apresentado em Homem-Formiga e a Vespa como um agente do FBI com a tarefa de garantir que Scott Lang permanecesse em prisão domiciliar. Aqui, ele está trabalhando em um caso de pessoas desaparecidas que rapidamente se expande para se tornar o mistério de uma cidade perdida, então ele resolve chamar a a S.W.O.R.D. para ajudar.

Quando Monica chega, Jimmy não consegue resistir a se exibir quando entrega seu cartão de visita, fazendo um truque. Curiosamente, isso remete a Homem-Formiga e a Vespa, quando Scott Lang passou seu tempo em prisão domiciliar aprendendo truques de cartas e Jimmy Woo ficou fascinado por eles. Aparentemente, ele agora domina os truques.

O retorno de Darcy

Outra personagem que retorna é a Darcy Lewis de Kat Dennings, que foi apresentada como estagiária de Jane Foster em Thor. É fácil esquecer que, por mais desmiolada que Darcy possa parecer, ela é provavelmente uma das cientistas mais brilhantes e experientes do MCU. Darcy foi estagiária de Jane Foster, uma astrofísica ganhadora do Prêmio Nobel, e suas experiências com Thor lhe deram uma compreensão profunda da natureza da realidade. Darcy imediatamente prova ser a mais capaz dos conselheiros da S.W.O.R.D., detectando níveis de radiação de fundo e descobrindo como sintonizar as transmissões de WandaVision.

Radiação cósmica de fundo em microondas

Darcy detecta níveis anormalmente altos de “Radiação Cósmica de Fundo em Microondas”, que ela define como “radiação relíquia que data do Big Bang” . Não está claro como essa radiação cósmica se relaciona com a história de WandaVision, mas os leitores de quadrinhos a reconhecerão imediatamente como uma referência à energia bruta da criação na Marvel Comics – e a fonte dos poderes do Quarteto Fantástico. A Marvel confirmou recentemente que um filme do Quarteto Fantástico está em andamento, então isso só pode ser feito diretamente para a Primeira Família da Marvel. É possível que, no MCU, o Quarteto Fantástico esteja conectado à S.W.O.R.D.; observe que o diretor Hayward tem uma forte reação à menção da radiação cósmica e afirma ainda ter equipes de astronautas desaparecidas.

Também pode haver uma conexão com os Eternos nesta referência à radiação cósmica. O marketing ainda está para começar para o novo filme, que foi adiado para novembro de 2021, mas os detalhes estão começando a escapar: um lote de produtos dos Eternos revelou novos personagens, poderes e detalhes da história – e sugeriu que eles manejam energia cósmica.

O quadro branco de Jimmy Woo e os Skrulls

Jimmy Woo evidentemente decidiu permanecer na investigação da S.W.O.R.D. – talvez em parte porque está gostando de assistir WandaVision com Darcy – e começa a anotar pensamentos em um quadro branco. A maioria deles está focada no mistério real, mas há um easter egg divertido; ele anota uma referência aos Skrulls. Presumivelmente, ele ouviu alguém na S.W.O.R.D. falando sobre alienígenas metamorfos e os Skrulls acabaram ficando em sua mente.

O Drone da S.W.O.R.D. e o Apicultor

O quarto episódio de WandaVision explica alguns dos mistérios dos episódios anteriores, revelando que o helicóptero de brinquedo que Wanda encontrou no segundo episódio era na verdade um drone da S.W.O.R.D. modificado para uma forma que se encaixava no ambiente de sitcom de Westview. O apicultor era um agente da S.W.O.R.D. que foi enviado através dos esgotos na tentativa de penetrar na bolha da realidade e, na realidade, ele estava usando um equipamento Hazmat. Seu destino é desconhecido – a Feiticeira Escarlate reverteu o tempo em torno daquele agente em particular e ele desapareceu completamente.

A cabeça de Visão faltando um pedaço

O último easter egg do quarto episódio de WandaVision é o mais chocante de todos – um vislumbre da cabeça de Visão com um buraco. O controle da realidade da Feiticeira Escarlate parece dar uma escapada imediatamente após ela expulsar Monica Rambeau de Westview. Por um momento ela vê Visão como ele realmente está: destruído por Thanos, com a Pedra da Mente arrancada dele. Dado que os outros papéis em Westview são interpretadas por pessoas reais que foram reaproveitadas para a sitcom de Wanda, é possível que Visão seja na verdade um cadáver animado por sua magia – e que, por um momento, ela o viu como ele realmente é.

Quantos easter eggs você conseguiu encontrar durante o episódio? Conta pra gente nos comentários!


Leia mais: WandaVision | Confira os easter eggs do terceiro episódio da série