Superman e Batman do Arrowverse no DCEU Superman e Batman do Arrowverse no DCEU

Personagens do Arrowverse que também existem no universo DCEU

Divulgação

A Warner Bros. gerencia universos compartilhados da DC Comics na televisão e nos cinemas, através das séries do Arrowverse e do DCEU (Universo Estendido da DC) por quase uma década – desde que Arrow lançou sua primeira série derivada com The Flash, enquanto Homem de Aço deu início ao universo cinematográfico do estúdio em 2013.

Na última década, uma quantidade interminável de heróis e vilões dos quadrinhos da DC Comics deram um salto em grandes produções, ganhando seus próprios programas ou filmes, enquanto outros estrelaram papéis de apoio nos respectivos projetos. Com alguns deles, os fãs puderam ver várias encarnações ao mesmo tempo, o que ajudou a estabelecer o conceito de Multiverso da DC ao longo dos anos. Isso foi especialmente refletido durante o crossover do Arrowverse em Crise nas Infinitas Terras, quando as versões de Barry Allen de Grant Gustin e Ezra Miller compartilharam a tela que agora se tornou um momento icônico para a história das produções live-action da DC.

Através do Arrowverse, a Warner Bros. estabeleceu todas as séries e filmes para TV da DC no passado, presente e futuro para existir no mesmo Multiverso em Crise nas Infinitas Terras, apresentando um ângulo único para a rival de longa data, a Marvel Studios com o MCU.

Embora a Warner tenha sido mais protetora com alguns de seus maiores personagens da DC, impedindo que eles aparecessem na televisão ao mesmo tempo que as franquias de filmes em andamento, como a Mulher-Maravilha de Gal Gadot e Aquaman de Jason Mamoa, o Arrowverse conseguiu incluir algumas dos maiores nomes da DC. Inicialmente, quando Supergirl começou, parecia impossível que Superman aparecesse uma vez que a versão de Henry Cavill ainda estava ativa no mundo cinematográfico. Mas na segunda temporada, Tyler Hoechlin foi escalado como o novo Superman da CW, que em breve vai ganhar sua própria série com Superman e Lois na próxima temporada.

Com o passar dos anos, à medida que a séries do Arrowverse de filmes do DCEU cresceram, também surgiram mais personagens nos dois mundos, em capacidades menores ou através de referências. A seguir, listamos todos os heróis e vilões do Arrowverse que também existem no DCEU ou que estão confirmados para ingressar no universo cinematográfico no futuro.

Superman

Superman no Arrowverse e DCEU

Desde 2013, Henry Cavill interpreta o último filho de Krypton em 3 filmes da DC, Homem de Aço, Batman vs Superman e Liga da Justiça, com um grande potencial do ator continuar vivendo o personagem em próximos filmes do DCEU. Tyler Hoechlin se juntou ao Arrowverse como a encarnação do famoso primo de Kara Zor-El (Melissa Benoist), aparecendo como convidado ocasional entre as temporadas 2 e 5 de Supergirl.

Batman

Batman no Arrowverse e DCEU

O Batman de Ben Affleck está mais adiantado em sua carreira como vigilante em comparação com a encarnação de Warren Christie no Arrowverse , quando a série Batwoman revelou que o ator irlandês era o ator oficial do papel de Cavaleiro das Trevas. Quando o público conheceu Bruce no DCEU, era uma versão do personagem que está chegando ao fim de sua carreira no combate ao crime, sendo espiritualmente e fisicamente destruída depois de ter sido Batman por todo esse tempo.

Mulher-Maravilha

Mulher-Maravilha 1984 no DCEU e Arrowverse
Reprodução/Total Film

Enquanto Diana Prince tem o seu filme solo no DCEU, o Arrowverse confirmou recentemente sua existência após vários anos de sugestões e especulações. Mulher-Maravilha foi mencionada através de referências, assim como a existência de Themyscira, pelo menos na Terra-1 pré-Crise. Mas na primeira temporada de Batwoman, Kate Kane acabou confirmando sua existência ao afirmar que, se ela se vestisse como alguém, seria a famosa amazona.

Antes disso, na segunda temporada de The Flash, o nome Diana aparece em uma lista de contatos de um telefone. A ilha de Themyscira também chegou a ser citada em Legends of Tomorrow.

Lanterna Verde

Personagens do Arrowverse no DCEU

Tanto o DCEU quanto o Arrowverse apenas apresentaram um pequeno gostinho sobre a mitologia dos Lanternas Verdes. Embora a Liga da Justiça de 2017 tenha um Lanterna Verde nos flashbacks, sabemos que outros Cavaleiros Esmeralda, como Hal Jordan e John Stewart, estão em algum lugar, com a Tropa dos Lanternas Verdes sendo planejada. No Arrowverse, embora ainda não seja falado pelo nome, o reino dos Lanternas Verdes se tornou mais relevante nos últimos anos, principalmente no que diz respeito a John Diggle (David Ramsey). No final da série de Arrow, Diggle recebeu uma misteriosa caixa Alien que tinha algo verde brilhando por dentro, indicando suas próximas aventuras.

The Flash

Quando se trata do homem mais rápido do mundo, o papel de Barry Allen tem recebido muita atenção tanto na TV quanto no cinema. Seis temporadas de The Flash apresentaram Barry se tornando o herói que ele é conhecido nos quadrinhos. Ao longo de sua corrida em Arrowverse, Barry enfrentou vários vilões velocistas, ameaças de outras terras e participou da Crise nas Infinitas Terras que mudou a franquia para sempre. Com a interpretação de Miller, ele está apenas começando sua jornada como o Velocista Escarlate. Um testemunho disso durante sua participação no crossover é quando Barry, de Gustin, involuntariamente, nomeia sua cópia como The Flash, um nome que o Barry do DCEU ainda não era conhecido.

Canário Negro

Personagens do Arrowverse no DCEU

Enquanto Birds of Prey teve um começo sólido na mitologia das Canários, o legado da heroína em Arrow tem sido uma montanha-russa emocional, já que várias mulheres passaram por esse manto. Focando especificamente em Dinah Laurel Lance, com Jurnee Smollett-Bell e Katie Cassidy tocando suas respectivas versões, as duas iterações foram por caminhos diferentes até agora. Na série, Laurel (da Terra-1) passou de advogada a vigilante antes de morrer na 4ª temporada. A Sirene Negra, sua versão da Terra-2 passou por momentos de redenção para ganhar o título de Canário Negro. No mundo cinematográfico, Dinah é uma alma perdida até conhecer a gangue que acaba se tornando a Aves de Rapina.

Lex Luthor

As versões de Jesse Eisenberg e Jon Cryer sobre Lex Luthor, embora semelhante na forma como ambos são antagonistas, é executada de maneira incrivelmente diferente. No DCEU, o Lex ainda está iniciando em seus dias como um mentor criminoso depois de perder para Batman e Superman. Lex de Jon Cryer, no entanto, é uma versão mais velha, mergulhando profundamente em seu papel como vilão de Supergirl.

Caçadora

Personagens do Arrowverse no DCEU

Helena Bertinelli foi uma das primeiras personagens da DC a se juntar a Arrow, quando Jessica De Gouw a trouxe à vida; no entanto, a transformação de Helena na Caçadora a levou por um caminho sombrio. Depois de finalmente recuperar o juízo na segunda temporada, Helena não apareceu em Arrow mais uma vez, além de ser mencionada várias vezes. A versão DCEU da Caçadora, de Mary Elizabeth Winstead, começa em um caminho melhor, já que sua caracterização segue os quadrinhos um pouco mais perto do que em Arrow.

Exterminador

Um dos maiores vilões da DC é, e sempre será, Slade Wilson, também conhecido como Exterminador, que é destaque em ambos os universos, com Joe Manganiello e Manu Bennett representando o vilão icônico. No entanto, a encarnação de Manganiello, apesar de ter um grande papel no DCEU, até agora só foi vista por menos de 2 minutos no final da Liga da Justiça de 2017, mas isso será corrigido graças ao Snyder Cut. A versão de Arrow sobre Slade nas duas primeiras temporadas seguiu seu relacionamento com Oliver e como eles acabaram se tornando rivais antes que, temporadas depois, corrigissem as coisas.

Ryan Choi

Ryan Choi, mais conhecido como uma das pessoas a assumir o manto Átomo depois de Ray Palmer, também foi incluído no Arrowverse e no DCEU. Na versão cinematográfica, o personagem de Zheng Kai será visto no Snyder Cut, já que a versão de 2017 do filme não o incluiu. Enquanto a versão do DCEU o segue como cientista da STAR Labs, o crossover da Crise nas Infinitas Terras introduziu Osric Chau como um dos 7 Paragons que poderiam ajudar a salvar o Multiverso.

Lois Lane

Sempre que uma nova série ou filme sobre o Superman surge, uma nova Lois Lane é retratada; a icônica repórter do Planeta Diários é um dos personagens principais da história de Clark Kent. Da mesma forma que Henry Cavill, Amy Adams retratou a personagem da DC nos três filmes, com Lois no auge de sua carreira. O mesmo pode ser dito de Lois nas séries, pois ela é a repórter estrela que os leitores sabem que ela é. A maior diferença entre as duas Lois Lanes é que a versão Arrowverse se casou com seu Homem de Aço e começou uma família, que será um elemento central em Superman & Lois.

Iris West

Personagens do Arrowverse no DCEU

Com duas produções sobre The Flash, também existem duas atrizes que retratam o interesse amoroso icônico de Barry, a repórter do Central City Citizen: Iris West. Candice Patton desempenhou o papel por 6 temporadas no Arrowverse, com sua personagem evoluindo e tornando-se um membro-chave do Team Flash. Kiersey Clemons, que ainda segue em negociações, pode dar vida a Iris no Snyder Cut e, se tudo correr bem, aparecerá no filme The Flash. Da mesma forma que as versões de Barry de Gustin e Miller, a Iris de Patton teve um maior avanço na narrativa, enquanto a versão de Kiersey Clemons está praticamente em sua história de origem.

Perry White

Personagens do Arrowverse no DCEU

Perry White, o duro chefe do Planeta Diário, desempenha um papel importante nas respectivas versões de Clark Kent de Cavill e Hoechlin. Enquanto Lawrence Fishburne o interpreta no DCEU, o Arrowverse ainda não mostrou sua versão do Perry White, pois Clark só foi visto tendo um telefonema aquecido com ele em seu primeiro episódio de Supergirl. Mesmo que não seja vista na tela, a versão de Perry do Arrowverse parece praticamente a mesma de seu colega cinematográfico: um editor trabalhador que não se importa de ficar um pouco barulhento com sua equipe.

Katana

Um dos personagens mais diversificados da DC é Katana, que acabou nas duas franquias, mas recebeu papéis incrivelmente diferentes. A versão de Arrow de Tatsu Yamashiro, interpretada por Rila Fukushima, teve um papel mais emocional na história de origem do Oliver quando ele estava em Hong Kong. Apesar de perder sua família, sua versão de Katana se tornou aliada do Team Arrow em histórias futuras, e ela voltou para a temporada final. A encarnação de Karen Fukuhara em Esquadrão Suicida apenas mostrou o básico de sua personagem, uma vez que ela era usada principalmente em algumas situações.

Maxwell Lord

Maxwell Lord de Supergirl, interpretado por Peter Facinelli, não durou muito tempo.. Depois que a série mudou de canal, sua versão de Maxwell não apareceu mais; no entanto, o DCEU está prestes a apresentar o personagem em Mulher-Maravilha 1984, onde ele será interpretado por Pedro Pascal. Pelo que foi visto nos trailers, parece que o retrato cinematográfico o manterá mais próximo dos quadrinhos, possivelmente fazendo com que ele seja um metahumano também.

KGBeast

Anatoli Knyazev, também conhecido como KGBeast, tem sido um dos vilões da DC que aparecem tanto na TV quanto no cinema, mas ainda com personalidades completamente diferentes. A versão de Arrow de Anatoli, interpretada por David Nyki, foi um personagem recorrente ao longo das temporadas, pois ele e Oliver tiveram um relacionamento complicado durante o tempo de Oliver em Lian Yu e mais tarde na Rússia.  A versão que aparece em Batman v Superman, interpretada por Callan Mulvey, é apresentada apenas como um mercenário.

Oliver Queen

Heels nova série de luta com Stephen Amell de Arrowverse
Divulgação

Dado que ele é o fundador do Arrowverse, a maior exposição de Oliver Queen foi na série de televisão. Por 8 anos, ele teve um papel importante na formação da Liga da Justiça da TV até o final. Como ele estava destinado a morrer na Crise, Oliver ainda conseguiu voltar à vida para cumprir a profecia de Arrow de “se tornar outra coisa”, tornando-se o Espectro para salvar o Multiverso, recriando-o. Mesmo que ele não tenha aparecido em nenhum filme da DCEU, a presença de Oliver no universo cinematográfico foi confirmada através do marketing viral de Batman v Superman. Em uma entrevista com “Lex Luthor” publicada pela WIRED, Lex afirma que uma de suas empresas rivais é a Queen Industries, sugerindo que o Arqueiro Verde existe no DCEU também – ou pelo menos Oliver.

Vixen

Embora ela não tenha desempenhado um papel importante, Mari McCabe, também conhecida como Vixen, se tornou uma das heroínas da DC ao se juntar ao Arrowverse, interpretado por Megalyn Echikunwoke. Como ela é uma super-heroína ativa em Detroit, o DCEU também conseguiu incluí-la, também por meio de um marketing vinculado; Em Time Out Shortlist Gotham e Metropolis, que fazia parte do marketing da Turkish Airlines para Batman v Superman, revelou que Mari Jiwe McCabe é uma famosa supermodelo de Gotham. Ainda não se sabe se ela se tornou Vixen no DCEU.

Robin

Personagens do Arrowverse no DCEU

A maioria das versões do Batman acaba construindo uma família de morcegos, que envolve uma lista de vários Robins e Mulher-Gato ao longo de seu tempo. No DCEU, o status de Boy Wonder foi bastante chocante quando o Coringa o matou em algum momento. Apesar do Coringa ter matado Jason Todd nos quadrinhos, Snyder confirmou que o Robin que morreu neste universo foi Dick Grayson, o primeiro Wonder Boy que eventualmente se torna Asa Noturna. No Arrowverse, existem duas maneiras pelas quais eles estabeleceram o parceiro icônico de Batman. Através de Batwoman, foi revelado na primeira temporada que Bruce teve pelo menos um Robin durante seu tempo como Batman, sem revelar se era Dick, Jason ou mesmo Tim Drake. Em Titans, agora oficialmente conectado ao Arrowverse (na Terra-9), Brenton Thwaites interpreta Dick, que agora é o Asa Noturna, enquanto Curran Walters interpreta Jason como o segundo Robin.

Arlequina

Margot Robbie está interpretando Arlequina no DCEU através dos filmes Esquadrão Suicida e Aves de Rapina, tornando a vilã além das sombras do Coringa. Embora ela tenha se tornado uma das maiores personagens do DCEU desde 2016, a Arrowverse tecnicamente também teve a Arlequina, em uma situação única. De volta à segunda temporada da Arrow, quando eles estavam adaptando seu próprio Esquadrão Suicida, a atriz dubladora da Arlequina, Tara Strong, faz uma participação inesquecível como uma prisioneira do ARGUS que, sem mostrar o rosto, apenas com sua voz.

General Zod

Personagens do Arrowverse no DCEU

Um dos vilões mais pessoais e complexos de Kal-El será sempre o General Zod, uma das últimas partes restantes do planeta natal de Clark, Krypton. Em Homem de Aço, Shannon interpreta um Zod motivado, que é um kryptoniano complicado devido à sociedade de seu planeta natal. Enquanto o Arrowverse apresentou o General Zod de uma maneira mais misteriosa. Interpretado por Mark Gibbon como uma alucinação ao Superman, o status de Zod no reino das séries foi um pouco incerto. Apesar de inicialmente ter sido referido como morto, ele ainda estava de alguma forma operando no século 31. Pós-crise, Superman & Lois podem finalmente resolver se ele ainda está vivo ou não.

Alfred Pennyworth

Ao lado de todo Batman existe um Alfred, o mordomo fiel e engenhoso. No DCEU, Jeremy Irons tem vivido o parceiro icônico do Cavaleiro das Trevas. No Arrowverse, Alfred foi citado mais de uma vez, especificamente por ter seu nome como senha de Wi-Fi na empresa Wayne. A única representação de Alfred foi através de sua filha Julia, que foi aliada à equipe Batwoman na primeira temporada.

Caçador de Marte

Personagens do Arrowverse no DCEU

David Harewood interpretou J’onn J’onzz, também conhecido como o Caçador de Marte, por mais de 5 temporadas em Supergirl, mas aparentemente havia outra versão do herói icônico esse tempo todo. Harry Lennix, que interpretou o General Swanwick em Homem de Aço, foi revelado por Snyder que ele era o Caçador de Marte o tempo todo, o que teria um papel importante em sua versão da Liga da Justiça.

Pistoleiro

Quando o Esquadrão Suicida estava se preparando para ser lançado nos cinemas, Arrow teve que desistir de seus planos para a participação do Pistoleiro na Força-Tarefa X. Isso significava que, como o Pistoleiro de Will Smith ganhou vida nos cinemas, Floyd Lawton, de Michael Rowe, foi morto no Arrowverse, apesar do ator esperar que ele ainda estivesse vivo. Ambas as versões eram bem parecidas, pois os dois Floyds deixaram claro o quão perigoso ele era como um assassino. Mesmo que Esquadrão Suicida esteja marcado para um novo lançamento em 2021, o Pistoleiro de Smith não voltará para esse.

Amanda Waller

Personagens do Arrowverse no DCEU

Após as complicações que o Esquadrão Suicida causou na versão de Arrow, Amanda Waller acabou pagando um preço alto também quando a versão do Arrowverse foi morta na quarta temporada. Interpretado por Cynthia Addai-Robinson, ex-diretora da A.R.G.U.S. foi um personagem frequente até sua morte repentina na quarta temporada de Arrow. No DCEU, a encarnação de Viola Davis seguiu a trama como criadora da Força-Tarefa X, além de ter muitos segredos nas mangas.

Capitão Bumerangue

George Harkness, também conhecido como Capitão Bumerangue, deixou de ser mais do que apenas um dos vilões do Flash. Um de seus maiores papéis é sua parte no Esquadrão Suicida. Enquanto a iteração DCEU de Jai Courtney tinha uma história, a versão que Nick Tarabay retratou em Arrow foi uma versão de curta duração. Inicialmente, ele foi o primeiro vilão que Oliver e Barry enfrentaram no crossover inicial. O Bumerangue não retornaria até a quinta temporada de Arrow, onde ele se juntou a Prometheus na guerra contra o Team Arrow. Mas isso acabou lhe custando a vida, deixando o Arrowverse sem um Capitão Bumerangue.

Henry Allen

John Wesley Shipp e Billy Crudup interpretaram um dos personagens mais trágicos da mitologia do Flash: Henry Allen, pai de Barry, que foi injustamente enviado para a prisão. Enquanto o Flash Reverso matou Nora, Henry acabou sendo acusado de assassinato. A versão Arrowverse acabou livrando Henry da cadeia, mas ele não sobreviveu à segunda temporada, pois Zoom acabou matando-o na frente de Barry. Na versão da Liga da Justiça, Henry está preso enquanto tenta encorajar Barry a seguir em frente e viver sua própria vida.

Coringa

Personagens do Arrowverse no DCEU

O DCEU só conseguiu provar o Coringa de Jared Leto através do Esquadrão Suicida, e não está claro se ele vai repetir o papel em filmes futuros – mas isso ainda é mais Coringa para o DCEU do que o Arrowverse já teve. Quando Kate se tornou Batwoman, os fãs se perguntaram se os velhos vilões do Batman iriam ou não levá-la, incluindo o Palhaço do Crime. Durante a primeira temporada, Luke Fox (Camrus Johnson) solta a bomba que Bruce realmente matou o Coringa neste universo.

Mercy Graves

Apesar de Lex Luthor existir tanto no DCEU quanto no Arrowverse, os dois mundos tinham um objetivo semelhante para Mercy Graves: não deixá-los sobreviver. Tao Okamoto e Rhona Mitra, que interpretaram Mercy, em Batman v Superman e Supergirl, respectivamente, foram mortos cedo demais. A versão de Mitra é onde a personagem brilha um pouco melhor, pois ela pode ser encarnada como um dos novos inimigos da quarta temporada de Supergirl.

Mulher-Leopardo

Personagens do Arrowverse no DCEU

Com um novo filme da Mulher-Maravilha, chega mais um de seus vilões mais emblemáticos: Kristen Wiig como Barbara Ann Minerva, também conhecida como Mulher-Leopardo. Embora o filme seja a maior plataforma do vilão de todos os tempos, Mulher-Leopardo pode ou não ter existido no Arrowverse. Durante o episódio 22 da terceira temporada de The Flash, Barry e o Capitão Frio (Wentworth Miller) invadiram a ARGUS e passaram por várias células. Embora ela nunca apareça na tela, uma placa celular diz “Mulher-Leopardo”, dando aos espectadores um easter-egg.