7 séries para assistir se você gostou de Dark 7 séries para assistir se você gostou de Dark

7 séries para assistir se você gostou de Dark da Netflix

Divulgação

A série Dark chegou ao fim da sua jornada (ou o começo dela?) com a terceira temporada. A brilhante série de ficção científica alemã da Netflix contou a história de quatro famílias interconectadas que foram envolvidas em um mistério de viagem no tempo envolvendo o apocalipse. Os oito episódios finais complicaram ainda mais o já complexo drama, introduzindo um segundo (e até um terceiro!) mundo, revelando novas versões de personagens depois que uma versão alternativa de Martha (Lisa Vicari) salvou Jonas (Louis Hofmann) do apocalipse no final da 2ª temporada.

Dark se tornou definitivamente a série estrangeira de maior sucesso na Netflix. Um projeto que começou de forma tímida, já que a primeira temporada pouco teve publicidade, mas aos poucos foi conquistando os assinantes e se tornou um fenômeno no serviço de streaming ao trazer uma história de amor e misturar elementos de física quântica, viagens no tempo e paradoxos.

Procurando mais recomendações sobre o que assistir a seguir? Listamos 7 séries para maratonar se você gostou de ter acompanhado Dark, com tramas complexas ou narrativas alucinantes que farão sua cabeça doer (de um jeito bom):

Counterpart

Counterpart série indicada por Dark
Divulgação

Dark melhorou o jogo ao introduzir uma segunda realidade, e se você estiver interessado em explorar outra série sobre vários mundos, confira o drama do Starz, Counterpart, que infelizmente durou apenas duas temporadas e se baseia na ficção científica e na espionagem para contar uma história sobre dois mundos que se espelham e estão conectados por uma travessia secreta em Berlim. A série apresenta uma narrativa existencial do multiverso que explora, através de duas versões dos mesmos personagens, a complexidade da natureza humana e como nossas vidas podem ser alteradas por uma série de escolhas. A produção subestimada apresenta fascinantes performances duplas de J.K. Simmons, Olivia Williams e Harry Lloyd, entre outros.

Fringe

Fringe
Divulgação

Como Dark, Fringe apresenta um mundo paralelo, versões alternativas de vários personagens e lida com a mecânica complicada da viagem no tempo. Criado por J.J. Abrams, Alex Kurtzman e Roberto Orci, o drama da possui cinco temporadas, que segue a agente do FBI Olivia Dunham (Anna Torv), o cientista esquisito Walter Bishop (John Noble) e seu filho Peter Bishop (Joshua Jackson) enquanto eles usam a ciência para investigar fenômenos inexplicáveis em todo o país. Embora a série comece com uma estrutura episódica, ela acaba dando lugar a narrativas mais serializadas, à medida que o programa se aprofunda na existência do universo paralelo.

Stranger Things

Stranger Things série da Netflix
Divulgação

Quando Dark estreou no final de 2017, houve uma série de comparações com a popular série sobrenatural Stranger Things da Netflix dos anos 80, porque o programa também foi iniciado por uma criança desaparecida. Dark acabou sendo muito mais profundo e complexo do que Stranger Things, que segue um grupo de pré-adolescentes e adolescentes enquanto derrotam monstros de uma dimensão alternativa conhecida como o Mundo Invertido em uma pequena cidade de Indiana, mas as coisas estão prestes a ficar mais complexo como a quarta temporada parece pronta para introduzir a possibilidade de viajar no tempo.

12 Monkeys

12 Monkeys
Divulgação

A ficção está cheia de histórias de viajantes do tempo, como Jonas, que estão tentando impedir que várias coisas ruins ocorram, e a série 12 Monkeys do Syfy é uma das melhores nesse quesito. Uma adaptação livre do filme de mesmo nome, a série segue Cole (Aaron Stanford), que viaja no tempo de 2043 a 2015 e se une à Dra. Cassandra Reilly (Amanda Schull), para impedir o lançamento de um vírus que levará à destruição da humanidade. Como Dark, é outra série intricada que apresenta outro romance proibido que deixará você coçando a cabeça por causa de sua narrativa não linear e contagiante.

The Expanse

Divulgação

Se você ama a complexa e intricada construção do mundo de Dark, você vai se surpreender com The Expanse. O drama espacial de ficção científica, baseado na aclamada série de livros de James SA Corey, se passa num futuro em que a humanidade colonizou o sistema solar e as relações já tensas entre as três principais facções – a classe dominante Terra, a classe trabalhadora Belt e a classe militar Marte – são levados ao ponto de ruptura depois que uma partícula alienígena poderosa e mortal é descoberta. Como Dark, The Expanse é uma história intricada e detalhada sobre um grupo de pessoas cujas visões sobre o universo são completamente alteradas e a pequena legião de heróis esperançosos que não desistem de lutar por um mundo melhor.

Doctor Who

Séries para quem gostou de Dark
Divulgação

Provavelmente, não há nenhum programa melhor sobre viagens no tempo do que Doctor Who, a longa ficção científica britânica sobre o Doutor, um alienígena com a capacidade de regenerar quem viaja pelo universo na TARDIS, também conhecida como máquina do tempo e nave espacial, com um companheiro humano que ajuda o médico a salvar a humanidade e mais de todos os tipos de coisas regularmente. É um ótimo programa de aventura, em grande parte episódico, e algo que você pode assistir com toda a família. Se você já ouviu alguém falar sobre o tempo ser uma “grande bola de coisas esquisitas”, essa explicação vem do aclamado episódio “Blink”, que apresenta uma narrativa não linear e é provavelmente o mais próximo de você chegará aos momentos mais confusos de Dark enquanto assiste a série.

Leia também: Doctor Who | Por que a TARDIS é uma cabine telefônica policial

Continuum

Séries para quem assistiu Dark da Netflix
Divulgação

Se você está procurando outro programa de ficção científica que lida com as complexidades do bem e do mal, a série canadense de ficção científica Continuum é uma excelente opção. Rachel Nichols estrela como Kiera Cameron, policial de uma futura corporação que viaja no tempo de 2077 a 2012, quando um grupo de terroristas conhecido como Liber8 foge para o passado para escapar da execução e é involuntariamente levada com eles. No passado, ela se une a Alec Sadler (Erik Knudsen), um jovem gênio e a única pessoa que sabe que ela é do futuro – e que cresce para ser o fundador de uma grande corporação – para impedir Liber8 de mudar o futuro e voltar para casa com seu marido e filho. Em quatro temporadas, a série explora como a mudança do passado afeta o futuro, incluindo a criação de diferentes cronogramas e a possibilidade de “órfão” os viajantes perdidos no tempo.