Um dia após o lançamento mundial de “Now and Then”, a última canção dos Beatles, hoje foi lançado o clipe oficial dirigido por Peter Jackson (do documentário Get Back). Ela foi escrita e cantada por John Lennon, desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e agora, mais de quatro décadas depois, finalmente finalizada por Paul e Ringo.
A história de “Now And Then” começa no final da década de 1970, quando John gravou uma demo com vocais e piano em sua casa no edifício Dakota, em Nova York. Em 1994, sua esposa, Yoko Ono Lennon, entregou a gravação a Paul, George e Ringo, juntamente com as demos de John para “Free As A Bird” e “Real Love”, que foram concluídas como novas músicas dos Beatles e lançadas como singles em 1995 e 1996, respectivamente, como parte do projeto “The Beatles Anthology”. Ao mesmo tempo, Paul, George e Ringo também gravaram novas partes e concluíram uma mixagem preliminar de “Now And Then” com o produtor Jeff Lynne. Naquele momento, limitações tecnológicas impediram que os vocais e o piano de John fossem separados para obter a mixagem clara e límpida necessária para finalizar a música. “Now And Then” foi engavetada, com a esperança de que um dia fosse revisitada.
A tecnologia desenvolvida pela equipe do cineasta neozelandês Peter Jackson para a série documental “Get Back” (2021) possibilitou que finalmente a voz de Lennon fosse separada do piano para ser trabalhada em uma nova versão com alta qualidade técnica.
“Now And Then” foi lançada mundialmente ontem, 2 de novembro de 2023. Um documentário sobre a canção está disponível no YouTube e Disney+.