Sandman de Neil Gaiman Um Jogo de Você Sandman de Neil Gaiman Um Jogo de Você

Ler é Bom, Vai | Sandman – Um Jogo de Você, por Neil Gaiman

 

Sandman visita os contos de fadas. Isso é “Um Jogo de Você“, história que inova bastante a maneira que a história vinha sendo contada até então. Vamos acompanhar as aventuras de Barbara e sua luta contra o Cuco. O roteiro é de Neil Gaiman, com arte de Shawn McManus. Essa história vai de Sandman #32 (novembro de 1991) até a #37 (maio de 1992).

Bárbara já tinha aparecido em Casa de Bonecas, como uma das vizinhas de Rose Walker. Já tínhamos vislumbrado seus sonhos como princesa de uma terra encantada. No final da história, descobrimos que ela e Ken se separaram, e que se mudou para Nova York e que estava diferente. O quanto diferente?

Os aventureiros dessa saga: Prinado, Wilkinson, Barbie e Luz!

Em “Chacina na Quinta Avenida“, descobrimos que Barbie agora mora em uma pensão, e que a melhor amiga é a transexual Wanda. Outras pessoas de destaque que moram no local são o casal Hazel e Foxglove, o carrancudo George e a jovem Thessaly.

Enquanto isso, em uma terra distante, coberta pela neve, pessoas que não enxergamos falam que precisam ir atrás de alguém. E que alguém chamado Cuco vai dominar a tudo. Quem serão essa pessoas misteriosas?

Cantigas de ninar na Broadway” começa com uma conversa entre Barbie e Hazel. Aparentemente a segunda fez algo que não deveria, e agora precisará lidar com as consequências. Finalmente ela dorme. E sonha. Com personagens que ela havia encontrado no passado. Wilkinson, um rato; Luz, um papagaio; e Prinado, um macaco.

Enquanto isso, em Nova York, todos dormem. Menos George, que abre seu peito e dele saem aves negras, que trazem pesadelos para todos. Entre esses pesadelos descobrimos que Foxglove namorava Judy, que apareceu em Prelúdios e Noturnos.

O nascer da lua má” (com arte de Coolen Doran) Thessaly vem ao resgate das outras habitantes do prédio. Elas descobrem que Barbie está em transe, com uma joia brilhando em seu peito. Todas vão ao quarto de George, que foi assassinado.

Thessaly mostra que é uma feiticeira, invocando o espírito de George, depois de fazer um ritual em retira a pele de seu rosto. Todas ficam enojadas disso, mas são encantadas para não sair do quarto.

Começando a ver a luz” a história volta a a Barbie, que caminha por meio de uma nevasca, com seus companheiros. Depois eles se esquivam dos soldados do Cuco, que parecem uns cavaleiros medievais que vestem preto.

As andanças levam esse curioso grupo de aventureiros para uma floresta, bela mas cheia de perigos. Os amigos de Barbie, porém, vão sumindo um a um.

Sobre o mar, rumo ao céu” mostra o encontro entre Barbara e o Cucu. Em uma casa igual a sua casa de infância, ela encontra uma menina muito parecida com ela mesmo quando criança. E que sabe sobre todos os eventos daquela época. E então hipnotiza a princesa.

Na trilha da lua, Thessaly, Hazel e Lovefox chegam na terra dos sonhos. As duas estão procurando Barbie, enquanto Thessaly quer vingança contra o Cuco. Mas segundo ela, em algum lugar dessa busca pelo Cuco, Bárbara irá aparecer, porque “é assim que esse tipo de coisa costuma acontecer“.

Todas as peças finalmente se encontram, e o Cuco manipula Barbara para ela destruir a porpentina. Isso traz Morpheu, o Sandman, para a história.

Eu acordei e um de nós estava chorando” narra os acontecimentos posteriores de “Um jogo de você”. O principal é a participação de Barbara no funeral de Wanda.

Barbie e as Caminhantes da Lua: Thessaly, Hazel e Foxglove! (E uma Cuco muito irritada)

O legado de Um jogo de você

“Um jogo de você”, ou como Neil Gaiman queria chamar a saga de início, “As patricinhas da noite”, é a saga mais diferente de Sandman até agora. Todas as outras tinham o Sonho como personagem principal, ou pelo menos uma figura bastante presente nos acontecimentos. Aqui ele mal aparece, apenas no final ele resolve o conflito.

Essa saga é um conto de fadas. Temos a princesa, o grupo que se reúne, as viagens, os monstros malvados e aterrorizantes. Claro que existe um viés mais adulto, mas é possível ver o que você está lendo.

Existe também uma discussão de gênero bem forte em “Um jogo de você”. Temos Wanda como uma transexual, e como ela e sua família lidam com isso. Temos o casal lésbico de Hazel e Foxglove e como elas lidam com uma possível criança. E a própria Bárbara, que era uma mulher padrão e agora precisa lidar com o fato de ser uma mulher independente.

Esse é um dos grandes arcos de Sandman, sem dúvida.