O Monstro do Pântano, por Alan Moore - Exilados O Monstro do Pântano, por Alan Moore - Exilados

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – Exilados

O Monstro do Pântano segue em Rann, e Adam Strange vai descobrir verdades perturbadoras sobre seu lar adotivo. Assim é “Exilados“, publicado originalmente em Swamp Thing #58, de março de 1987. Seu roteiro é de Alan Moore, com Rick Veitch e Alfredo Alcala na arte.

Rann passa fome, aprendemos em “Mistério no espaço“. Antigas guerras nucleares esgotaram o planeta. O povo há muito não sabe o que é uma criança. Seu desespero é tamanho que eles querem trocar tecnologia com Thanagar para tratar seu solo. Thanagar, uma conhecida nação bélica e conquistadora.

E é essa a preocupação de Adam. Sua conversa com Keela Roo, a thanagariana enviada para intermediar as negociações, não o acalmam. Ela deixa bem claro que o vê como um guerreiro que vende seus serviços pelo luxo e pela princesa Alanna. E é bem evasiva sobre o porquê dos thanagarianos quererem o Raio Zeta, uma tecnologia que permite viajar apenas para a Terra.

Um segundo confronto entre Adam Strange e o Monstro do Pântano permite que ambos conversem e acertem suas diferenças. E sabendo da capacidade do Monstro e criar vegetação, Adam e Alanna o convencem a ajudar a reparar o meio ambiente de Rann.

Os thanagarianos, claro, ficam descontentes e tentam matar o Monstro do Pântano de surpresa.

O legado de “Exilados”

Adam Strange é um personagem criado nos quadrinhos dos anos 1958 por Gardner Fox. Era um personagem de ficção científica estilo Flash Gordon ou John Carter, só que de acordo com as normas de censura dos quadrinhos da época. Sua revista teve uma duração razoável, mas não chegou nos anos 1970. A presença do personagem no universo DC, porém, sempre foi constante.

Adam é apenas mais um dos personagens resgatados do limbo por Alan Moore. Ele apenas pensava que era um herói que defendia Rann das forças do mal. A realidade é que está no planeta para tentar engravidar a princesa, porque aparentemente o rannianos se tornaram estéreis. A maneira com que isso é introduzida na história, com Alanna olhando em um aparelho mais de uma vez por edição para ver se foi ou não fecundada, é bastante interessante.

Por fim, ela descobrir que está grávida, junto com o Monstro recuperando uma parte da flora de Rann, é um interessante jogo de significados sobre nova vida.

Próxima edição: Reunião

Guia de Leitura