Batman: A Piada Mortal | Polêmicas e Curiosidades sobre a HQ

Se você perguntar a qualquer grande fã de todo o Universo Batman, vai ouvir que a HQ Batman: Piada Mortal está entre as favoritas deles. A HQ escrita por Allan Moore (V de Vingança)  teve sua primeira edição lançada em Março de 1988, e recebeu  em 2015 uma repaginada nas cores de Brian Bolland em uma linda edição de luxo, sendo essa a sua 3ª edição.
Na capa vemos ninguém menos que Tim Burton (O Estranho Mundo de Jack), dizer que a HQ é sua favorita e que foi o primeiro quadrinho que ele gostou. Receber elogio do Burton não é pra qualquer um, o cara é um gênio.

A edição de luxo de Batman: A Piada Mortal, tem capa dura, tem as páginas em papel couché e pequena, contendo apenas poucas páginas.

Em 2016 foi lançada a animação oficial da HQ, com Mark Hamill (Luke – Star Wars) dando voz e vida ao Coringa e foi um imenso sucesso, mantendo sua fidelidade a HQ.

Leia Mais: As capas de HQs mais inadequadas da Marvel Comics

Vamos falar de alguns fatos curiosos e polêmicos acerca de Batman: A Piada Mortal

 

Atenção: a partir desse ponto a matéria contém Spoilers. 

 

Nova HQ da Arlequina faz homenagem a momento icônico de A Piada Mortal
Panini

Origem do Coringa

Existem mil teorias sobre a origem do Coringa, no filme Batman: O cavaleiro das trevas (2008) Heath Legder (10 Coisas que odeio em você) faz diversas ‘piadas’ sobre ‘como conseguiu as cicatrizes’.

E de fato, todo fã adora brincar com todas as possíveis origens do Vilão mais psicótico do universo Batman, apesar de não haver oficialmente uma origem dele, a apresentada na HQ é sem dúvidas uma das melhores, porém não a oficial. Inclusive, ao assistir Joker (2019) você pode encontrar diversos elementos da HQ na história que ganhou vida de forma gloriosa com Joaquin Phoenix (Gladiador). O fato é que sempre vamos ter a liberdade de passear por cada pequena origem.

 

Estupro

Na história o Coringa, como parte de seu plano, ataca Bárbara Gordon que nesse caso, é a filha do Comissário Gordon, além de deixá-la muito ferida e paraplégica, ele tira fotos da moça ensanguentada e, pasmem, nua para mostrar ao pai da coitada. Já seria uma violência sexual só o fato dele ter feito as fotos. Mas se houve ou não estupro consumado, é algo que paira sobre a cabeça de nós fãs. 

Curiosidades: Batman: A Piada Mortal | • DC Comics™ Amino
Panini

 

Aleije a Vaca

Ainda sobre a personagem, Moore pediu autorização a DC para fazer toda essa maldade com nossa Batgirl, e recebeu a resposta de Len Wein (Teen Titans), que segundo o próprio Allan foram: “Pode aleijar a vaca”. Bizarro, não?

 

Allan Moore

De forma surreal, ou nem tanto, Moore diz que não gosta da HQ, e acha que a história em nada contribui para fazer as conexões psicológicas entre o Batman e o Coringa. Tanto que, ao saber da animação, ele passou todos os seus royalties para Bolland, cara de opinião!

 

Heath Legder e Burton

Como mencionei no início da matéria, Tim Burton leu, enquanto se preparava para Batman: O cavaleiro das trevas, e deixou claro que foi a única HQ que roubou seu coração excêntrico. Já Ledger, leu quando estava se preparando para interpretar um dos melhores Coringas que vimos no cinema, mas ele não achou assim tão reveladora a HQ com relação ao Coringa. 

 

Morte do Coringa(?)

A teoria mais discutida pelos fãs (e que me deixou sem sono por 3 noites) é a suposta morte ou não do coringa no final. Eu acredito que talvez, a piada mortal seja essa eterna dúvida que vamos cogitar pra sempre, e não a morte do Coringa, ou até a morte mútua do Vilão e do Herói. 

 

A piada

Tinha dois caras num hospício… Não, vou deixar você com mais vontade de ler a HQ ou assistir essa adaptação fantástica, aliás, faça os dois. 

Depois me conta aqui o que achou de Batman: A Piada Mortal. 

E lembre-se de sorrir!

 

Batman: A Piada Mortal pode ser adquirida aqui.