As capas de HQs mais inadequadas da Marvel Comics

 

A Marvel Comics é responsável por muitas das histórias em quadrinhos clássicas, famosas e que até deram origem a filmes e animações. Algo importante em uma HQ é a sua capa, e a Marvel foi responsável por criar capas que se tornariam  icônicas, os fãs devem se lembrar da imagem do Homem-Aranha balançando em sua pose clássica na capa de Amazing Fantasy # 15 ou ver Bruce Banner se transformar em O Incrível Hulk na capa de sua primeira edição. Junto com essas peças modernas de arte pop, no entanto, a Marvel conseguiu colocar algumas capas de HQs com mais … conteúdo impróprio.

Não que tenha sido proposital, talvez seja o posicionamento sugestivo dos personagens. Talvez tenha sido um lamentável duplo sentido na formulação do título. Ou talvez fosse uma referência a algum conteúdo questionável na própria história. De qualquer maneira que você olhe, muitas capas de quadrinhos da Marvel geraram muita controvérsia ao longo dos anos, como as seguintes:

 

Capitão América # 69

Marvel Comics

Esta capa clássica de quadrinhos do Capitão América mostra o Primeiro Vingador sendo amarrado por vários homens minúsculos (ou os “Wee Males” de acordo com a cópia da capa). Embora isso pudesse ser visto como uma homenagem a uma imagem clássica do romance As Viagens de Gulliver, que mostrava um marinheiro sendo amarrado por “liliputianos” em miniatura, a posição desamparada de Cap também pode ser interpretada como uma forma de escravidão. Para tornar as coisas ainda mais desconfortáveis, a mão que sai da caverna parece estar mirando na virilha de Cap.

The Ultimates # 8

Marvel Comics

Ter homens e mulheres atraentes se abraçando nas capas de quadrinhos tem sido algo corriqueiro da arte dos quadrinhos desde os primeiros quadrinhos de romance. Neste caso, contudo, o “casal” era a versão Ultimate dos irmãos gêmeos Pietro e Wanda Maximoff, que pareciam ter um relacionamento incestuoso nos quadrinhos da Ultimate Marvel. Embora tal relação nunca tenha sido explorada tão abertamente nos quadrinhos mainstream, a linha Ultimate, da Marvel, sempre procurou por despertar polêmica – e foi algo que esta capa certamente fez.

 

Mulher-Aranha # 1

Marvel Comics

As HQs foram e são severamente criticadas por objetificar as mulheres durante anos. No entanto, esta capa variante infame – desenhada pelo artista Milo Manara – foi muito criticada quando estreou por mostrar a Mulher-Aranha em uma posição tão descaradamente sexual. A Marvel acabou colocando o título de “Mulher-Aranha” no fundo da heroína para fazer a obra de arte parecer menos ofensiva, embora isso não tenha feito nada para conter a polêmica.

 

Giant-Size Man-Thing #2

Marvel Comics

Os fãs de HQs estão acostumados a ver monstros gigantes enfeitando as capas de seus quadrinhos favoritos. No entanto, o que torna esta capa (e todas as outras capas desta série) inadequada não são as representações do monstro do pântano da Marvel, o Homem-Coisa , mas o título infeliz. Durante a década de 1970, a Marvel publicou quadrinhos “Giant-Size” que tinham o dobro da duração das edições usuais. Quando chegou a hora de nomear o quadrinho do Homem-Coisa, no entanto, o duplo sentido de chamá-lo de “Coisa-Homem do Tamanho Gigante” aparentemente escapou dos censores (embora não dos adolescentes que gostavam de rir disso).

LEIA MAIS: Resenha | Arlequina: Apagão de Poder

ALF #48

Marvel Comics

Na década de 1990, a Marvel publicou uma série de quadrinhos estrelando o fantoche alienígena ALF . Voltadas para crianças, as histórias eram principalmente divertidas, mas a edição # 48 mostrava uma imagem, esperançosamente, não intencional de ALF aparentemente agredindo sexualmente uma foca enquanto gritava: “Então, apresse-se já!“. Aparentemente a intenção era de fazer um trocadilho com “lacres de segurança”, a capa também incluía uma legenda garantindo ao leitor que “nenhum animal foi ferido durante a confecção desta capa”, embora isso provavelmente não tenha impedido os pesadelos do leitor.

Depois de mais de 80 anos na ativa, a Marvel Comics ofereceu tudo em sua arte de capa, de imagens inspiradoras a fotos sensacionais que encorajam continuações. Intencional ou não, a controversa obra de arte deu a cada uma dessas capas um lugar duvidosamente infame nos anais da história das HQ’s.

 

Esperamos que você não fique chocado por muito tempo e continue nos acompanhando aqui no Poltrona Nerd, para acompanhar tudo sobre suas HQs favoritas.