Ler é Bom, Vai! Amor, Sublime Amor, de Irving Shulman Ler é Bom, Vai! Amor, Sublime Amor, de Irving Shulman

Ler é Bom, Vai! Amor, Sublime Amor, de Irving Shulman

Divulgação/Intrínseca

Amor, Sublime Amor é uma das histórias mais famosas da sétima arte. Originalmente foi um sucesso na Broadway em 1957, ganhando em 1961 o famoso musical que conquistou 10 Oscars.

Ler é Bom, Vai! Amor, Sublime Amor, de Irving Shulman
Divulgação/Intrínseca

Inspirada na tragédia de Romeu e Julieta, a história é situada na Nova York de 1957 e explora o amor proibido entre Tony e Maria, e a rivalidade entre os Jets e os Sharks, dois gangues de adolescentes com diferentes passados.

Os Sharks são uma gangue de imigrantes porto-riquenhos, que enfrentam o preconceito da comunidade e, principalmente, dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos. No meio desse rivalidade, está Tony, que deixou de lado a vida com os Jets e tenta seguir um novo rumo. Seu caminho se cruza com a doce Maria, irmão de Bernardo, o líder dos Sharks.

Os dois se apaixonam, mas precisam encarar a ira das duas gangues. Será que o amor entre Tony e Maria poderá selar a paz entre os grupos?

Lançado no Brasil pela editora Intrínseca, o livro de Irving Shulman tem como base o roteiro original do longa de 1961. Pra quem não curte musical, a leitura acaba sendo uma indicação, já que toda a história é instigante e com muitos elementos atuais, como a intolerância aos imigrantes e preconceito racial. Sharks são sempre vistos como os arruaceiros, enquanto por muitas vezes o Jets se safam por serem americanos. Essa indignação é compreensível em Bernardo, líder dos Sharks. Porém, assim como em Romeu e Julieta, o diálogo se torna uma barreira para que os grupos se entendam.

O desfecho impactante abre muitas reflexões a respeito do discurso de ódio, que perdura até os dias atuais. Por fim, uma história atemporal.

Amor, Sublime Amor ganhou uma nova adaptação ao cinema, que estreia no próximo dia 09 de dezembro. O musical é dirigido pelo premiado diretor Steven Spielberg.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! O Exorcismo da Minha Melhor Amiga


Adquira Amor, Sublime Amor utilizando o link do Poltrona Nerd na Amazon e ajude o site.