Ler é Bom, Vai! A Filha das Profundezas, de Rick Riordan Ler é Bom, Vai! A Filha das Profundezas, de Rick Riordan

Ler é Bom, Vai! A Filha das Profundezas, de Rick Riordan

Divulgação/Intrínseca

A Filha das Profundezas, novo livro de Rick Riordan, é uma homenagem do autor para uma de suas obras favoritas: Vinte mil léguas submarinas, clássico de Júlio Verne. Depois de incríveis histórias sobre deuses, semideuses e magia, Riordan apresenta uma intrigante história sobre o mundo da ficção científica.

Ler é Bom, Vai! A Filha das Profundezas, Rick Riordan
Divulgação/Intrínseca

Lançado em novembro pela editora Intrínseca, A Filha das Profundezas meio que serve de continuação para a obra de Júlio Verne. Na verdade, é como se o livro de Verne fosse dados de algo real. No enredo, Ana Dakkar é uma das estudantes mais dedicadas da Academia Harding-Pencroft, uma escola que forma os melhores cientistas marinhos, guerreiros navais, navegadores e exploradores submarinos do mundo. Dois anos atrás, seus pais morreram em uma expedição científica dois anos antes, e a única família que lhe restou foi o irmão mais velho, Dev. Enquanto se preparava para o exame final, a Harding-Pencroft sofre um terrível ataque e tudo leva a crer que o Instituto Land, uma escola rival, está envolvido no ataque. Ana e o que restou dos seus amigos precisam se unir mais do que nunca para encontrar os responsáveis. Separada do irmão, a jovem só tem seus colegas de escola, como a brasileira Nelinha e Ester, além do carismático golfinho Sócrates. Durante a aventura, Ana descobre ser uma descendente e herdeira de um legado ancestral lendário. Além disso, ela é o principal alvo do Instituto Land.

A obra se destaca pela representatividade. Depois de muitos protagonistas masculinos em seus livros, a história é centrada em Ana Dakkar, uma garota inteligente, corajosa e que não foge do seu legado. Com uma legião de fãs brasileiros, Rick apresenta Nelinha. De início, a aluna do Brasil não é bem vista por ser uma bolsista. Mas, logo ela demonstra ser tão brilhante quanto os outros estudantes da Harding-Pencroft. Outra personagem que merece destaque é Ester, uma aluna autista e grande parceira de Ana. Há um capítulo muito bonito em que Ana descreve a maneira única de Ester sentir as coisas. Uma forma justa e honesta de abordar uma pessoa no espectro.

Rick Riordan não planejou A Filha das Profundezas como uma nova saga. Para os fãs, será difícil não desejar uma continuação, já que o autor cria uma história apaixonante e deixa um final com possibilidades de uma continuação. Mas, parece ser um projeto pessoal de anos que o autor desejava lançar. Por fim, é uma carta de amor para Júlio Verne. Isso já está movimentando que muitos de seus fãs, a maioria adolescentes, conheçam as obras do autor francês.

A Filha das Profundezas vai ganhar um filme exclusivo no Disney+. Rick Riordan estará envolvido na adaptação como produtor e co-roteirista. Ainda não há data de lançamento.


Esse foi o último Ler é Bom, Vai! de 2021. Desde já, agradeço a todos que acompanharam a coluna ao longo do ano.

Um Feliz Ano Novo e que venham ótimas leituras para 2022!


Adquira o livro A Filha das Profundezas com o nosso link da Amazon.