Ler é Bom, Vai! Stranger Things: Cidade Nas Trevas, de Adam Christopher

Reprodução/Netflix

Cidade nas Trevas é o segundo livro do universo expandido de Stranger Things, uma das séries mais assistidas na Netflix. Enquanto o primeiro livro, Raízes do Mal, explorou a história da mãe de Eleven, o segundo livro escrito por Adam Christopher foca no passado do xerife Jim Hopper, um dos personagens mais queridos da série, que guarda alguns segredos sobre sua vida.

Lançado novamente pela editora Intrínseca, o enredo é ambientado no ano de 1977, quando Jim se mudou de Hawkins com a esposa e filha para a intensa cidade de Nova York, trabalhando como detetive da Homicídios ao lado da parceira, Rosario Delgado. A dupla começa a investigar uma série de crimes sombrios e sem respostas. As pistas levam à uma gangue comandada por um líder que abraça o lado das trevas e acredita na chegada de Satã, capaz de trazer a escuridão para a iluminada cidade que nunca dorme.

A narrativa soa como um depoimento de Jim para a Eleven, sua filha adotiva. Durante o Natal de 1984, a garota encontra uma caixa com objetos antigos do pai e decide perguntar sobre seu passado. Apesar do desconforto, Hopper decide abrir seu coração pela primeira vez para Eleven, apesar de acreditar que os eventos de 77 possam atormentar a garota. Mas ele se esquece que Eleven veio do mundo invertido e já presenciou coisas mais estranhas ou semelhantes das que ele viveu naquele ano.

Adam Christopher constrói uma história instigante de investigação. Ele é eficiente em dar algumas respostas do porque de Jim ser tão carrancudo e protetor quando se torna pai adotivo de Eleven. Na série, ela tenta contar sobre seu passado para Joyce, mas recua. Neste livro conhecemos os reais motivos. Jim já se deparou com coisas estranhas antes mesmo do mundo invertido e demogorgons em Hawkins. Ele foi para Nova York para esquecer os traumas do Vietnã e seguir uma nova vida com a esposa e filha. Mas Nova York trouxe sequelas, que o forçaram a voltar para a cidade natal.

Por fim, Stranger Things: Cidade Nas Trevas é um bom livro de suspense. O único problema foi que a história não soube explorar a família de Hopper. Sobra pouco espaço para Sara e Diane. Elas acabam se tornando personagens que não fariam falta se fossem tirados do livro. No mais, vale a pena acompanhar Hopper vivendo um dia de John McClane em plena Nova York. Se você já gosta muito do personagem, gostará ainda mais lendo esse livro.