Ler é Bom, Vai! O Refúgio, de Mick Kitson Ler é Bom, Vai! O Refúgio, de Mick Kitson

Ler é Bom, Vai! O Refúgio, de Mick Kitson

Ler é Bom, Vai! O Refúgio, de Mick Kitson
Reprodução/Intrínseca

O Refúgio é o livro de estreia de Mick Kitson, mostrando que não veio para brincadeira. Antes de falar sobre a obra, é importante ressaltar que a história possui alguns gatilhos. Trata de assuntos fortes como violência e abuso sexual contra menores. Dito isso, o autor conta uma emocionante história sobre duas irmãs.

Lançado no Brasil pela editora Intrínseca, O Refúgio segue o drama de Sal, uma garota de 13 anos que precisou amadurecer antes da hora. Filha de mãe alcoólatra e sofrendo abuso sexual do padrasto desde os 10 anos, ela não deseja que o mesmo aconteça com sua irmã caçula, a inocente Peppa, que nem imagina os traumas que Sal viveu nos últimos anos.

Sal começa a arquitetar um plano para fugir com sua irmã. Escondida, ela passa a assistir vídeos no YouTube sobre trincos, mira de armas e armadilhas. Compra ferramentas e utensílios na internet, estudando cada passo para que o plano dê certo. Então, certo dia, Sal encara seu abusador e coloca um fim nos anos de monstruosidade que viveu. A garota arruma suas coisas e parte com Sal para a floresta de Galloway, no sul da Escócia.

Mick Kitson estabelece uma narrativa instigante e que leva reflexões. Sal e Peppa tinham que estar seguras em seu próprio lar. Mas a casa se tornou um local hostil, com uma fera a solta. Então, as duas encontram conforto e um pouco de paz no desconhecido, em um local que pessoas jamais habitariam pela presença de animais silvestres. Contudo, é o local mais seguro para as duas, uma segurança que jamais encontraram em casa.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! Royal City Volume 1: Segredos em Família


Durante essa jornada de Sal e Peppa na vida selvagem, elas encontrarão uma figura que parecia perigosa, mas que enfrenta os mesmos traumas que as crianças. Juntas ela irão encontrar a redenção e aprenderão o real sentido da palavra recomeço.

O Refúgio é um livro delicado, mas ao mesmo tempo forte. Para Mick Kitson, a maior qualidade do ser humano é a sobrevivência. Ele está certo.