Fábulas 1, por Bill Willingham Fábulas 1, por Bill Willingham

Ler é Bom, Vai | Fábulas 1, de Bill Willingham

Um quadrinho com a cara do selo Vertigo. Esse é Fábulas, escrito por Bill Willingham. Trazendo os contos de fadas para a modernidade, como imortais que vivem em uma sociedade secreta aos olhos dos humanos. E são, por vezes, completamente diferente do que imaginamos.

A edição luxuosa 1 lançada pela Panini Comics reúne as primeiras dez edições das edições americanas. São dois arcos: Lendas no exílio e A revolução dos bichos. Ambos muito bem escritos e desenhados, com uma criatividade que chama a atenção.

Lendas no exílio apresenta os personagens principais: Branca de Neve, o Lobo Mau, Barba Azul, Príncipe Encantado e outros. Apresenta, eu quero dizer, a faceta atual deles. O Lobo, ao invés de ser o vilão, hoje é o policial e investigador das fábulas. O clássico tira cansado, com barba por fazer e sempre fumando. Branca de Neve é a vice regente do governo, e na prática é ele que cuida dos assuntos das fábulas. E o Príncipe é um bom vivant, que passa o tempo aplicando golpes.

O problema é que a irmã de Branca de Neve, a Rosa Vermelha, desaparece. Sua casa é encontrada revirada e cheia de sangue. Caberá a Branca e o Lobo se unirem para resolver esse mistério, onde nada é o que parece.

A Revolução dos Bichos nos mostra como é a vida das fábulas que não parecem com seres humanos. Elas ficam em uma fazenda no interior, e precisam viver da melhor maneira possível, sem sair de seu habitat. O problema é que agora elas decidiram que vão fazer alguma coisa a respeito, igual ao livro de mesmo nome, de George Orwell.

A arte, que é assinada por Lan Medina, Mark Buckingham, Steve Leialoha e Craig Hamilton, é também sensacional. Eles colocam um ar quase retrô aos quadrinhos, que combina muito com a história. Por vezes parece que estamos lendo aqueles quadrinhos dos anos 1950, 60. As cores também ajudam nessa sensação.

Fábulas é um quadrinho muito falado e lembrado, e vale a pena conferir.