10 games para você que é fascinado por arquitetura

Reprodução/Ubisoft

Os jogos dedicados ao planejamento, construção e decoração de espaços tem ganhado o coração de alguns gamers. Características como criatividade, dinamismo e capacidade de explorar novas perspectivas são fundamentais para qualquer jogo, assim como para a profissão de arquiteto.

Talvez seja por isso que jogadores novatos, e também os mais experientes, tenham se dado tão bem em games de arquitetura. Até mesmo os arquitetos que se dedicam diariamente à profissão acabam por se aventurar no mundo virtual e se inspirar com novos horizontes para a prática.

Inclusive na televisão, programas que contemplam reformas e dicas práticas de construção ganham o coração do público. Diferente de antes, os conhecimentos sobre ferramentas e reformas básicas, não são ensinados às crianças desde pequenos. Por isso, as pessoas buscam nas mídias (internet, televisão, vídeo games e apps) conselhos práticos para aplicar em seu dia a dia. (Fonte: Mago das Ferramentas)

O que está claro é que esses games podem inspirar e também ser um ótimo passatempo para qualquer pessoa. Se você está de bobeira, ou quer dar um tempo dos games de futebol, corrida e luta, fique ligado nessa lista com os melhores jogos desse segmento!

1 – Minecraft

Não tem como falar em jogos online de arquitetura sem citar o clássico dos clássicos e seus personagens pixelados. E pensar que um dos mais cultuados jogos de arquitetura é uma produção independente, criada sem o apoio de uma grande distribuidora ou produtora.

Reprodução/Microsoft

E talvez seja por isso que o jogo é tão criativo e divertido, sem regras, sem barreiras, permitindo que você crie o que quiser, da maneira que achar mais certa ou bonita, empregando os recursos que conseguir encontrar.

Sem dúvida, apesar dos gráficos serem os menos realistas de nossa lista, este jogo talvez seja o que mais se aproxima da vida real.

2 – The Sims

Outro clássico dos jogos de arquitetura o The Sims e o SimCity têm a vantagem de permitir uma visão mais global, holística, que tanto se encaixa nas necessidades atuais da arquitetura.

Reprodução/Eletronic Arts

A colaboração e a interação com a comunidade, mesmo que no jogo seja representada por uma “inteligência” artificial, ajuda a pensar de forma mais abrangente, buscando soluções que extrapolam o individual e que visam um crescimento sustentável e em equilíbrio com o entorno.

3 – Monument Valley

Reprodução/Ustwo

Enxergue as coisas sob uma nova perspectiva! Desvende “charadas” visuais e encontre a saída em um mundo labiríntico totalmente inspirado na obra de Escher, onde o topo de uma escada pode se transformar em seu início, dependendo do ângulo em que você a observa.

4 – Cities in Motion

Arquitetos e urbanistas parecem ser privilegiados quando se trata de jogos para arquitetos. Mas este é mais específico ainda e pode ser uma boa pedida até para engenheiros de tráfego.

Reprodução/Colossal Order

O objetivo do jogo é desenhar a rede de transporte público de cidades reais, como Berlim, Amsterdã e Viena. Trens, metrô, ônibus e até barcos fazem parte da brincadeira.

5 – Cities: Skylines

Na linha de jogos de simulação de criação de cidades o Skylines permite mais que escolher onde ficam as ruas, praças, prédios e equipamentos públicos.

Reprodução/Colossal Order

O jogo também direciona o jogar a definir políticas públicas e até regras de zoneamento, com o objetivo de fazer sua cidade prosperar, mas de forma sustentável e equilibrada.

6 – Project Highrise

Reprodução/SomaSim

Suas edificações podem ganhar novos andares ou você pode criar novos prédios criados lado a lado. Os gráficos 2D são suficientes para criar uma experiência bastante dinâmica e criativa, fácil e divertida de jogar.

7 – Block’hood

Com uma interface no estilo de blocos de montar, neste jogo de arquiteto o objetivo também é criar edifícios, mas com uma cara de condomínios sustentáveis, e a visualização é 3D.

Reprodução/Plethora Project

Lembra um pouco (pouco!) Minecraft, mas as “peças de montar” possuem um acabamento melhor.

8 – Anno 2205

Reprodução/Ubisoft

Prédios? Cidades? Por que não projetar um mundo novo? Anno 2205 permite que seu talento arquitetônico seja empregado para criar toda uma civilização, colonizando um planeta no futuro distante de 2205. As possibilidades são enormes e o visual é deslumbrante.

9 – Design Home

Disponível para IOS e Android, esse game é o melhor do gênero. Decore um ambiente utilizando produtos e marcas que realmente existem.

Reprodução/CrowdStar

Você também pode competir com outros jogadores numa votação semanal. Isso é uma ótima oportunidade de você ver o que é tendência e oferecer novidades para seus clientes.

10 – Simtower

Reprodução/Maxis

Esse jogo de arquitetura e gerenciamento é super divertido. Você pode construir seu prédio comercial e gerenciar os escritórios de uma maneira inusitada. Os gráficos e direção de arte são lindos e criativos.