Crítica | Side Quest representa os games independentes com humor e irreverência

Trazendo uma premissa bem simples, a Miris Mind, estúdio brasileiro e independente de jogos, apresenta ao jogador Side Quest. Começamos o jogo conhecendo o azarado cozinheiro que estava – em um dia comum de trabalho – apenas indo fazer a entrega de uma marmita no castelo e, de repente, encontrou um mago maluco que lhe disse o seu destino: você precisa salvar a princesa!

A básica jornada do herói lança o jogador no game em si, que traz comandos bem básicos e esperados de um jogo independente, sendo as únicas ações disponíveis correr, atacar com a espada e lançar magia nos inimigos. Talvez seja essa mesma simplicidade em seus comandos mais básicos a graça de  Side Quest, um jogo descompromissado e, às suas próprias maneiras, bem inteligente em um mercado cheio de jogos independentes baseados nos clássicos puzzles para atrair os jogadores.

Leia também: Entrevistamos os desenvolvedores da Miris Mind, estúdio brasileiro de games.

Artisticamente, Side Quest não peca. Apesar de serem simples, os cenários do jogo passam uma boa sensação, trazendo cores vibrantes que adicionam um toque especial ao humor do jogo, inclusive fazendo piadas ao próprio estilo de cenário e a independência de um estúdio que precisa batalhar para criar aquele conteúdo. Infelizmente, apesar de todo cuidado trabalhando para polir melhor os cenários em que o cozinheiro atravessa na sua jornada para buscar a princesa, o jogo torna-se escasso. Existem poucas fases e você pode chegar ao final rapidamente. Também existem poucos upgrades disponíveis no jogo (os desafios ao longo da trama para melhorar seus equipamentos fornecem um bom passatempo), limitando as opções do jogador em seus meios de avançar para enfrentar as hordas de inimigos.

Entretanto, não é aí que realmente mora a grande façanha de Side Quest. O jogo consegue, como independente, mostrar do que é feito. Através de um roteiro suave e inteligente, apresentando um protagonista para lá de hilário fazendo piadas que quebram a 4ª parede, Side Quest consegue ser realmente genuíno com seu público. Com os avanços do jogo no reino e os diálogos bem humorados, o game ainda entrega uma trilha sonora digna que remete ao tempo medieval.

Enfim, Side Quest torna-se maravilhoso por não tentar ousar demais como indie – embora pudesse arriscar mais -, e por dizer ao jogador como jogar e como ser herói. O jogo faz um bom trabalho em construir seu protagonista e apresentar irreverência na tentativa de ter sucesso no mundo selvagem lá fora.

Side Quest está disponível para PC na Steam por R$ 19,90.