Entrevistamos os desenvolvedores da Miris Mind, estúdio brasileiro de games

O Brasil é um mercado crescente em games e, embora não pareça, estamos cheios de novos estúdios surgindo e lançando seus jogos independentes ao mundo, seja na Steam ou alcançando outras plataformas tão poderosas quanto. Sendo assim, caso você ainda não os conheça, a Miris Mind é um estúdio independente de São Paulo que começou há cerca de quatro anos e meio com quatro colegas de faculdade. Divididos em dois grupos, cada um estava tentando ter seu próprio estúdio, porém, em um trabalho conjunto acabaram percebendo que funcionavam melhor todos juntos. Assim surgia a Miris Mind.

Leia também: Crítica | Side Quest representa os games independentes com humor e irreverência

Com o nascimento de seu primeiro grande jogo, Side Quest, aqui no Poltrona Nerd tivemos a oportunidade de testar o jogo e ainda bater um papo com os quatro sócios da Miris Mind, Eduardo Clemente (arte), Eric Lima e Silva (programação), Leandro Siqueira (programação) e Rafael Lucio de Matos (programação), todos desenvolvedores de jogos digitais, e saber mais como nasceu a história do azarado Cozinheiro que vira herói do dia para a noite (maldita pizza!) e algumas referências populares existentes no jogo.

miris mind (2)
Sócios da Miris Mind

“Aqui na Miris Mind nós tivemos uma espécie de brainstorm e dividimos a equipe em duas, lançando cada um ideias para o que seria nosso primeiro projeto. Nós não tínhamos nada. Então fomos desenvolvendo e o Side Quest começou a se tornar algo, a ficar interessante. Isso foi lá em 2012, já há um tempinho” revelaram. “Nossa ideia surgiu quando ainda trabalhávamos em uma agência de marketing. E fomos desenvolvendo no tempo livre, bem assim, então demorou. Ainda fazemos isso. Não trabalhamos em tempo integral no projeto”

Side Quest tem tido um bom recebimento do público, especialmente pelo trailer na Steam, que trouxe algumas pessoas a mostrarem um grande interesse pela personalidade do cozinheiro e o estilo beat’em up do jogo, com comandos simples, falas divertidas e algo mais descompromissado do que os títulos existentes por aí. Para os desenvolvedores da Miris, isso tem sido maravilhoso, porém, apesar das grandes esperanças de que tudo ocorra bem, é sabido que o mercado brasileiro é um lugar difícil para quem está iniciando.

“Estamos com os pés no chão.” contam. “Nós estamos trabalhando há bastante tempo com essa ideia, mas não queremos ficar com o coração despedaçado. Estamos preparados para tudo, apesar de que as reações tem sido bem positivas do público. A ideia é que de uma hora ou outra dê certo. Somos amantes de jogos e queremos estar sempre desenvolvendo”

Retornando a falar ainda sobre o seu grande projeto, a Miris revelou que Side Quest teve um caminho bem diferente do original. Com diálogos inteligentes e uma quebra frequente da quarta parede (qual revelaram para nós que foi de certo modo acidente e proposital, “porque simplesmente deu certo”), o game não era inicialmente para o PC, e sim para os dispositivos móveis, algo perceptível aos players.

“A ideia inicial de Side Quest era mobile, porém, durante a produção apareceu a oportunidade de lançar para PC. Contudo, nós tivemos que alterar muito do jogo, mas não tínhamos tempo de fazer tudo do zero, então o produto final ainda teve essa aparência. Inclusive, alteramos o personagem principal, adicionando aquela barriga de fogão e deixando melhor visualmente, mas de jeito nenhum poderíamos começar do zero ou teríamos o jogo pronto lá em 2017”

A Miris ainda falou um pouco para o Poltrona sobre o futuro, não somente de Side Quest, mas também o que há na reserva para o próprio estúdio, desde a recepção do jogo até grandes chances de levar o game para novas plataformas, como Mac, Linux (projeto ainda em andamento) e os consoles de mesa.

“Nesses últimos anos fizemos bons contatos, mas ainda precisamos esperar e ver a recepção do público no Windows para saber se vale a pena fazer o port para outros consoles, se vale o trabalho” compartilharam. Continuaram ainda falando sobre projetos futuros: “Precisamos agora sentar e deixar as ideias que já tínhamos lá. Vamos ver onde Side Quest nos leva e se podemos arriscar e trabalhar mais em um novo título”

Logo do jogo Side Quest
Logo do jogo Side Quest

Novamente, é bem sabido que o mercado independente é feroz, não somente para games, mas a qualquer um que se arrisque. A Miris Mind está se arriscando e deve fazer um bom trabalho. Com vista nisso e no mercado brasileiro, perguntamos sobre a visão daquele meio, longe do jornalismo habitual que lemos por aí, e como as coisas realmente funcionam.

“Estamos importando muito. E cada vez mais jogos aparecem. As coisas mudaram. Qual desenvolvedor antigamente imaginava lançar um jogo na Steam? Hoje em dia já tem muitos lançando. Esperamos que esse abismo nosso entre o exterior fique cada vez mais curto” concluíram.

Side Quest será lançado na próxima segunda-feira, dia 15, na Steam para Windows. Acesse a página no Facebook e saiba mais!