Um Senhor Estagiário | Comédia que engana de maneira positiva

“As aparências enganam.” Um termo muito clichê, mas muito pertinente para Um Senhor Estagiário, comédia que parecia mais uma daquelas infantis, dentre tantas de Hollywood, mas que surpreende por ser um filme qualificado, e com piadas bem elaboradas e inteligentes.

A eficácia da comédia se deve a roteirista e diretora Nancy Meyers, um nome que merecia mais respaldo. Responsável pelos ótimos Alguém Tem Que Ceder, Do Que as Mulheres Gostam e Simplesmente Complicado, Meyers mais uma vez escala um elenco competente que apresenta mais notoriedade em sua produção.

A trama segue Jules Ostin (Anne Hathaway), fundadora de um famoso site de moda e dedicada 100% ao trabalho. Indiretamente ela aceita participar de um programa de incentivo ao estágio senior, que seleciona aposentados para realizar trabalhos em sua empresa. O estagiário escolhido é Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos, que outrora foi um empresário bem sucedido antes da aposentaria. Percebendo que perdeu muita coisa desde que se aposentou, ele se dedica a nova função de uma maneira satisfatória e que chama atenção da jovem chefe, que apesar de pertencerem a duas realidades distintas, a relação entre os dois logo se transforma em algo mais, quando Ben usa sua experiência de empresário e aconselha Jules em seu cotidiano de uma maneira paternal.

Os dois papeis de protagonistas caíram perfeitamente para Anne Hathaway e Robert De Niro. Os dois possuem uma sintonia incrível em cena, além de um carisma ímpar. Basta uma cena dos dois para se envolver completamente com a vida desses personagens.

Ben representa a figura de um homem dedicado e que dá uma lição para os mais jovens, que sempre colocam dificuldades e preferem reclamar do que simplesmente agir. Vivendo intensamente o trabalho e esquecendo por muitas vezes a filha e o marido, Jules percebe que falta algo para seu rendimento ser superior. Aí que entra a sabedoria de Ben, que usa a experiência para colocar a jovem nos eixos.

Contudo, a diferença de idade não é o grande destaque do longa. Nancy Meyers usa com eficiência esse ponto para criar cenas engraçadas, como a falta de conhecimento de Ben com as tecnologias e redes sociais, por exemplo.

Um Senhor Estagiário questiona as inseguranças que todos possuem. Desde o mais jovem, que mesmo sendo dona de uma empresa em crescimento, revela estar insegura com o que vem pela frente. Até o mais velho e experiente, que sente um vazio após uma justa aposentadoria, mas que revela as mesmas inseguranças quando jovem. A sequência final é deveras emocional quando acompanhamos Ben e Jules dividindo seus anseios.

Ao final, Um Senhor Estagiário vai além de uma simples comédia, proporcionando risadas, lágrimas e lições. Com ótimas atuações, De Niro e Hathaway nos ensinam que idade é apenas um número e nunca é tarde para buscar seus objetivos.

  • Ótimo
4

Resumo

Um Senhor Estagiário questiona as inseguranças que todos possuem. Desde o mais jovem, que mesmo sendo dona de uma empresa em crescimento, revela estar insegura com o que vem pela frente. Até o mais velho e experiente, que sente um vazio após uma justa aposentadoria, mas que revela as mesmas inseguranças quando jovem. A sequência final é deveras emocional quando acompanhamos Ben e Jules dividindo seus anseios.