Loki MCU Loki MCU

Todas as vezes que Loki enganou a morte no MCU

Reprodução/Marvel Studios

Loki não é o Deus da Trapaça por acaso! Conhecido por seu truques inteligentes e por enganar seu irmão Thor, o vilão se tornou um dos mais populares do MCU. Propenso a jogar pelo lado do heroísmo e da vilania, o asgardiano acaba sendo alguém difícil de interpretar, o que facilita trapacear seus alvos e, inclusive, a morte.

Interpretado por Tom Hiddleston, Loki fez sua estreia no MCU em Thor de 2011. Dirigido por Kenneth Branagh, Hiddleston se destacou desde o início e continuou a prevalecer como uma das performances mais marcantes do MCU a cada aparição. Seu sucesso, fez ele se tornar a maior ameaça à Terra em Os Vingadores (2012). Ele retornou como um anti-herói depois que seu irmão Thor (Chris Hemsworth) perdoa suas inúmeras traições em Thor: O Mundo Sombrio. O Deus da Trapaça repete a parceria ao lado de seu irmão para derrotar sua irmã Hela (Cate Blanchett) em Thor: Ragnarok e se sacrifica na tentativa de matar Thanos (Josh Brolin) em Vingadores: Guerra Infinita.

Leia também: Loki | 3 atores que quase interpretaram o Deus da Trapaça

Em todas as aparições do vilão, a morte sempre esteve na espreita. Mas, acaba se safando. Após ser estrangulado por Thanos, parecia o fim de seus truques. Contudo, a série Loki do Disney+, vai mostrar uma linha alternativa em que mais uma vez ele escapou da morte. Agora relembramos todas as vezes que Loki trapaceou a própria morte no MCU.

Loki trapaceou a morte quando bebê

Loki bebê em Thor (2011).

Loki não nasceu em Asgard, ele era um Gigante de Gelo adotado por Odin, que o cria ao lado do legítimo herdeiro do trono, Thor. Seu verdadeiro pai, o rei gigante de gelo Laufey (Colm Feore), o deixou morrer em um templo logo após seu nascimento. Mas Loki estava destinado a viver uma vida longa e cosmicamente influente, cheia de encontros com a morte ainda criança.

A falsa morte de Loki no final de Thor

O deus trapaceiro sobrevive à viagem pelo buraco de minhoca

A primeira vez que Loki usa seus truques para enganar a morte no MCU aconteceu no final de Thor. Ele foi tão convincente, que foi capaz de arrancar lágrimas do irmão, que acreditou veemente que estava se despedindo dele.

O deus trapaceiro sobrevive à viagem pelo buraco de minhoca, e conhece pela primeira vez Thanos, que lhe oferecem a chance de governar a Terra em troca de recuperar o Tesseract da S.H.I.E.L.D. Isso desencadeia os eventos de Os Vingadores e a Batalha de Nova York.

Loki fingiu sua morte em Thor: O Mundo Sombrio

Loki foi apunhalao por Kurse em Thor: O Mundo Sombrio

Após a primeira vitória dos Vingadores frustrando os planos de Loki, Thor posteriormente leva o irmão de volta à Asgard para sua prisão. Um ano depois, quando Jane Foster (Natalie Portman) encontra o Éter, Thor a leva para Asgard com o objetivo de investigar os efeitos da substância em seu corpo, enquanto Malekith (Christopher Eccleston) e seus Elfos Negros despertam e embarcam em uma perseguição para encontrá-lo. Thor não vê outra alternativa senão libertar seu irmão – que sabe a localização de um portal secreto que poderá ajuda-los a escapar. No entanto, Malekith ainda os alcança. Na tentativa de distraí-lo, Loki parece mudar para o lado dele, mas é um truque para Thor destruir o Éter. O servo de Malekith, Kurse (Adewale Akinnuoye-Agbaje), então ataca Thor. Loki entra em ação e se sacrifica para proteger seu irmão. Ele acaba sendo apunhalado por Kurse, que detona uma das bombas de Kurse e o derrota antes de morrer nos braços de Thor. Claro, Loki estava sempre um passo à frente, e é revelado no final do filme que ele fingiu sua morte para retornar à Asgard, lançando um feitiço sobre Odin e assumiu sua aparência para se tornar rei.

Loki involuntariamente enganou a morte em Vingadores: Ultimato

A tendência de Loki escapar da morte chegou ao fim. Thor: Ragnarok finaliza com uma nave muito familiar entrando em cena. Vingadores: Guerra Infinita começa com a grande revelação de Thanos, agora acompanhado pela Ordem Negra, pronta para cobrar o que é devido. Entre os destroços, Loki tenta distrair o Titã e libertar o Hulk. Quando isso não dá certo, Loki jura lealdade a ele e tenta esfaqueá-lo na garganta, mas Thanos já conhece todos os seus truques. Ele sufoca o Deus da Trapaça até a morte na frente de Thor dizendo: “Sem ressurreições desta vez”.

Thanos estrangulou Loki até a morte na frente de Thor

Pela primeira vez, a morte de Loki foi permanente. Não houve qualquer tipo de ilusão ou plano para fingir sua morte novamente. Entretanto, as viagens no tempo de Vingadores: Ultimato deram ao Deus outra chance de viver quando uma nova linha do tempo foi criada nos eventos do primeiro filme dos Vingadores, quando Tony Stark (Robert Downey Jr.) deixa cair o Tesseract nos pés de Loki, que o pega e o usa para se teletransportar para um local desconhecido. Depois que a linha do tempo principal foi corrigida, Capitão América viaja de volta para a linha do tempo alternativa para devolver o Mjolnir e as Joias do Infinito, restaurando as mudanças que os Vingadores fizeram nela. No entanto, o Loki que escapou com o Tesseract ainda está à solta.

O que aconteceu com o Deus da Trapaça só saberemos na série do Disney+. A trama vai mostrar o vilão viajando no tempo e deixando sua marca em vários eventos históricos.