Pânico é sem dúvidas uma das mais famosas e mais lucrativas franquias de terror de todos os tempos, ao todo são 4 filmes – com um quinto filme previsto para estrear em 2021 – e uma série de TV. A franquia criada por Kevin Williamson e Wes Craven se tornou um sucesso pois renovou o gênero do terror slasher que estava desgastado devido as extensas franquias de assassinos mascarados e clichês do gênero. Pânico se aproveitou desses pontos e criou um filme de terror metalinguístico que conseguiu fazer piada com todos esses clichês e entregar um filme intenso e surpreendente do início ao fim.
Outro ponto muito comentado pelos fãs são as diversas referências ao gênero de terror que estão presentes no filme, pensando nisso decidimos listar 10 referências que podem ter passado despercebidas por algumas pessoas:
1 – As sequências de “A Hora do Pesadelo” são ruins
Durante a cena de abertura Casey (Drew Barrymore) recebe uma ligação misteriosa que pergunta o que ela está fazendo, Casey então responde que está se preparando para assistir “A Hora do Pesadelo”, a voz ao outro lado da linha completa dizendo que o filme é assustador, a personagem de Barrymore então diz que “só o primeiro, as sequências foram uma droga”.
Essa cena faz referência ao diretor Wes Craven, quem criou e dirigiu o primeiro filme da franquia, mas que não participou das – muitas – sequências que seguiram. O diretor só voltou a dirigir um filme da franquia em 1994 com O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger.
2 – Vá para a casa dos Mackenzie
Após Casey ser assassinada os pais da garota chegam em casa e percebem que algo está errado, o pai de Casey então diz para sua esposa “Vá até a casa dos Mackenzie”. Essa é a mesma frase que a personagem Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) diz as crianças em uma cena de Halloween – A Noite do terror.
3 – A morte de Drew Barrymore
Drew Barrymore foi uma das maiores atrizes dos anos 90, sendo a estrela de Hollywood da época. É ela quem faz a icônica cena de abertura de Pânico apenas para ser assassinada nos primeiros 15 minutos do filme. Ao “assassinar” uma das maiores atrizes da década no início do filme Craven faz uma referência ao filme Psicose de Alfred Hitchcock, onde a atriz Janet Leigh, uma das maiores atrizes dos anos 60 é assassinada antes da metade do filme.
4 – Um filme do Wes Carpenter
Uma das frases ditas por Tatum durante o longa é “You’re starting to sound like some Wes Carpenter flick or something” fazendo uma pequena brincadeira entre os nomes dos diretores Wes Craven e John Carpenter (Halloween – A Noite do Terror).
5 – As Patricinhas de Beverly Hills
Durante a cena da festa final, Stuart (Matthew Lillard) diz para Randy “As if”, sendo essa uma das falas mais marcantes do longa As patricinhas de Beverly Hills, Randy então responde dizendo “Oh, really, Alicia?” referenciando então a atriz Alicia Silverstone que protagonizou o longa de 1995.
6 – “Not You Fred!”
Em uma cena onde o Diretor Himbry (Henry Winkler) está sendo perseguido pelo assassino ele se depara com o zelador do colégio, um homem chamado Fred. Esse zelador é interpretado pelo próprio Wes Craven fazendo uma referência as clássicas aparições de Alfred Hitchcock em seus filmes, além de estar vestindo as roupas originais usadas por Freddy Krueger no filme A Hora do Pesadelo.
7 – O sobrenome de Billy Loomis
A primeira vez que escutamos o sobrenome de Billy é quando ele está sendo preso por Dewey Rilley (David Arquette). O sobrenome Loomis é uma referência ao psicólogo de Michael Myers em Halloween – A Noite do Terror o Dr. Sam Loomis, que por sua vez é uma referência direta ao personagem Sam Loomis de Psicose.
8 – Linda Blair faz uma pequena aparição no longa
A clássica atriz Linda Blair de O Exorcista faz uma breve aparição como uma das repórteres paradas na porta da escola.
9 – A Morte de Tatum Rilley
Durante a cena na garagem algumas referências são feitas por Tatum (Rose Mcgowan) minutos antes de ser morta, como a frase “What Movie is this? I Spit On Your Garage?” fazendo uma referência ao filme de terror I Spit On Your Grave (no Brasil o filme foi traduzido como Doce Vingança). Outras duas referências feitas pela personagem são mais óbvias, mas mesmo assim conseguem divertir o espectador como é o caso da frase “Corta essa, Gasparzinho!” e a clássica frase “Por favor não me mate senhor GhostFace, eu quero participar da sequência!”.
10 – Jamie Lee Curtis é a rainha dos gritos
Pânico faz diversas referências ao clássico Halloween – A Noite do Terror, principalmente mencionando a atriz que deu vida a personagem Laurie Strode, Jamie Lee Curtis que ficou conhecida por participar de vários filmes de terror ao longo de sua carreira. Durante a festa na casa de Stu, enquanto as pessoas estão reunidas na sala assistindo Halloween, a personagem de Neve Campbell, Sidney Prescott comenta “Como é possível que a Jamie Lee Curtis está presente em todos esses filmes”, ao que Randy (Jamie Kennedy), um aficionado por filmes de terror, responde “Ela é a rainha dos gritos”.