Na Prateleira | Liga da Justiça Sombria é mais uma admirável animação da DC Comics

Se a DC Comics não está indo tão bem no cinema ou como a gente esperava, na TV e nas animações para DVD/Blu-ray está muito bem, obrigado. A mais nova grande empreitada é Justice League Dark, longa animado sobre Liga da Justiça Sombria, história inspirada na HQ de Peter Milligan e desenhada por Mikel Janin em 2011, sendo uma consequência do Flashpoint.

Dirigido por Jay Oliva (das animações O Cavaleiro das Trevas, A Piada Mortal), o longa se mantém no mesmo universo das animações da DC com a Liga da Justiça enfrentando uma série de crimes sinistros, que podem estar ligados ao sobrenatural. Isso força Batman a procurar John Constantine, um exorcista especialista em magia e ocultismo.

A trama introduz outros conhecidos personagens como Zatanna, Monstro do Pântano, Deadman e Etrigan, o demônio, que juntos formam a Liga da Justiça Sombria, grupo que ajuda a clássica Liga da Justiça a lidar com magia negra.

O roteiro da animação é envolvente e situa bem cada personagem. Mesmo para quem não seja um conhecedor afundo das HQ’s, conseguirá entender a motivação de cada um. Uma questão bem resolvida na trama foi como utilizar Batman, Superman e Mulher-Maravilha como coadjuvantes, algo que um roteiro fraco poderia deixar transparecer como “Liga da Justiça e seus amigos sombrios”. A eficiente introdução de John Constantine foi essencial para isso, pois o roteiro deixa o personagem instigante. A excelente dublagem de Matt Ryan (protagonista da série de TV) coopera para deixar Constantine elegante, canastrão e durão tal como em Hellblazer.

Por fim, Liga da Justiça Sombria é mais uma admirável animação da DC Comics e que deixa uma luz no fim do túnel sobre o filme em desenvolvimento pela Warner Bros. Pictures.

O DVD e Blu-ray foi lançado no último dia 24 de janeiro, primeiro em formato digital online.