Mulher-Maravilha 1984 Mulher-Maravilha 1984

Mulher-Maravilha 1984 | Tudo o que sabemos do filme, até agora

Divulgação

Após o incrível lançamento de Mulher-Maravilha, que superou expectativas, Mulher-Maravilha 1984 vai ter muito trabalho pela frente.

Como a história apresentará Diana (Gal Gadot) em 1984 na Washington DC, se ela passou um século em reclusão? A diretora Patty Jenkins conseguirá levar a linguagem visual que ela desenvolveu no primeiro filme a novos patamares? Como Steve Trevor (Chris Pine) está de volta, depois de morrer na Europa em 1918?

Apesar de não termos as respostas para essas perguntas, esperamos que elas sejam respondidas no próprio filme. Enquanto isso, reunimos tudo o que já sabemos sobre Mulher-Maravilha 1984, até agora.

Vivendo os anos 80

Desde o momento em que a produção foi iniciada, Mulher-Maravilha 1984 não se intimidou com o cenário do início dos anos 80. Com a chegada de shoppings, relógios digitais, infomerciais e o Atari, o filme apresentará uma série de marcos culturais importantes e artefatos para fins cômicos e dramáticos. Mas, além dos saltos tecnológicos (e filmes populares), a década de 1980 representa algo crucial para Jenkins. Além da associação da Mulher-Maravilha com o período – graças às reprises da série de televisão estrelada por Lynda Carter -, a diretora disse à platéia durante a CCXP em São Paulo que os anos 80 eram “o auge da nossa civilização”. Considerando a maneira como os estúdios de cinema exploram os filmes da década para o entretenimento moderno, devemos concordar com ela.

Divulgação

Mas além disso, havia uma incrível desigualdade se formando sob o consumismo, filmes de grande sucesso e disputas de poderes – o tipo de coisa que Diana deve ter ficado horrorizada ao ver. Obviamente, resta ver se o roteiro de Dave Callaham, Geoff Johns e Jenkins, abordará essas questões ou usará um de seus vilões em um conflito mais simples.

Em partes, o exílio das Amazonas é “bastante solitário”, de acordo com Jenkins – embora o filme contenha algum tipo de flashback na ilha Themyscira com Hipólita e Antíopa – Diana continuando ajudando como pode de onde ela está, evitando a presença crescente de câmeras de segurança. O que significa que, em certa medida, o filme manterá a ideia de Batman vs Superman: A Origem da Justiça que ela escondeu do mundo após a morte de Steve.

Leia também: Patty Jenkins fala sobre Mulher-Maravilha 3 e derivado das Amazonas

Steve Trevor está de volta

Mulher-Maravilha e Steve Trevor
Diana e Steve Trevor / Divulgação

Apesar de seu fim heroico, Steve está de volta no novo filme. De fato, Jenkins disse que a história “não poderia ser contada sem Steve Trevor”. Embora não conheçamos a mecânica exata de sua ressurreição, estamos felizes em vê-lo retornar, pois ele fez parte da mágica do primeiro filme. Desta vez, porém, está claro que Diana o ensinará sobre seu próprio país depois de ficar fora de circulação por quase 70 anos.

Outra coisa que também notamos no primeiro trailer do filme, lançado em dezembro, foi a revelação de que Diana passou algum tempo com a família de Steve após o fim da guerra. Em um porta retrato vimos Diana no Trevor Ranch, que esperamos que a história seja melhor explorada quando o filme for lançado.

Maxwell Lord

Maxwell Lord
Maxwell Lord / Divulgação

A vida de Diana em 1984 não girará apenas em torno do simples combate ao crime. Seu oponente aqui é Maxwell Lord (Pedro Pascal). O personagem foi introduzido no Universo DC em 1987 como um multimilionário ambiguamente virtuoso, mas ocasionalmente vilão, com poderes de controle da mente que teve grande influência na formação da Liga da Justiça. Herdeiro de uma fortuna, ele finalmente escolheu a verdadeira vilania na virada do século. Nos quadrinhos, Diana o matou, mas ele garantiu que sua morte nas mãos dela fosse transmitida ao mundo, inspirando um movimento contra a Mulher-Maravilha.

Embora algo tão público seja improvável de acontecer em Mulher-Maravilha 1984, fica claro no trailer que ele usará o seu poder na televisão para transmitir suas ideias (e talvez comandos telepáticos?) ao mundo. Jenkins se referiu a ele como o “o rei dos negócios comerciais, e está vendendo um sonho ao público, e fará de tudo para ter sucesso”, então podemos acreditar que um certo mesmerismo está em andamento.

As poucas cenas que mostram Maxwell até agora também o apresentam como um vendedor de carros usados em um anúncio de TV local. Ele pode não ser tão influente quanto o Max dos quadrinhos, mas Jenkins garantiu aos fãs na CCXP que Diana “nunca havia conhecido alguém como ele antes”.

E seu verdadeiro plano no filme? Ainda precisamos descobrir isso.

Mulher-Leopardo

Mulher-Leopardo e Maxwell em Mulher-Maravilha 1984
Mulher-Leopardo e Maxwell Lord em Mulher-Maravilha 1984

Enquanto Diana enfrentou os Deuses do Olimpo, Darkseid e futuros sucessores ao longo dos anos, seu maior inimigo será a Mulher-Leopardo. A personagem apareceu nos quadrinhos em 1943 com diversas personas. Com o passar dos anos, ela também emergiu como um arco da Mulher-Maravilha. Jenkins descreveu a versão da Mulher-Leopardo / Barbara Minerva (Kristen Wiig), como “doce” e “amiga de Diana” no início do filme, mas essas qualidades serão revertidas ao longo da trama. Além disso, ela mencionou que o eventual visual da Mulher-Leopardo será uma mistura de maquiagem com CGI, portanto, podemos esperar a revelação do figurino em um próximo trailer.

Assim como Maxwell, ainda não temos certeza dos motivos de Barbara, mas talvez a obsessão inicial de sua contraparte dos quadrinhos com o Laço da Verdade de Diana seja um dos motivos. Sendo assim, estaríamos dispostos a pensar que sua amizade com Diana é inteiramente baseada em interesses. Além disso, como os vilões costumam se juntar a filmes de super-heróis, esperamos que ela ofereça a Maxwell o elemento crucial que falta em seu plano.

Leia também: The Batman | Tudo o que sabemos do novo filme do morcego, até agora

Pessoas reais em cenas reais

Mulher-Maravilha 1984
Divulgação/EW

Exceto por alguns momentos no primeiro trailer, Mulher-Maravilha 1984 continua lançando novos figurinos, cenários incríveis e muitas acrobacias. Segundo Jenkins, grande parte do filme será composto por “pessoas reais fazendo as cenas de luta em cenários reais”, mesmo que uma das cenas do trailer pareça ser uma tempestade de trovões criada por computação gráfica.

Enquanto falava no painel da CCXP, Gadot disse: “Nós filmamos de verdade a maior parte disso. E não foi fácil… mas foi incrível”.

E esse senso de realidade, mesmo em apenas um trailer, diferencia Mulher-Maravilha de muitos dos filmes anteriores da DC. O espírito de verossimilhança estava presente no filme original do Superman aparece novamente em certa medida em filmes como Shazam! e o primeiro Mulher-Maravilha – ambas as histórias que se beneficiaram de ter um pé na realidade – enquanto filmes como Liga da Justiça e Aquaman exigiam um uso mais intensivo dos elementos de computação gráfica (CGI).

Embora, foi muito legal ver Diana pulando entre raios de computação gráfica.

Mulher-Maravilha 1984 estreia em 13 de agosto de 2020 no Brasil.

Esta publicação será atualizada conforme novas informações forem surgindo.