The Batman filme como Robert Pattinson The Batman filme como Robert Pattinson

The Batman | Tudo o que sabemos do novo filme do morcego, até agora

Divulgação

The Batman demorou muito tempo para sair do papel, mas como vimos nas recentes postagens no Twitter do diretor Matt Reeves, os resultados valerão a pena tanta espera. Reconstruído diversas vezes, à medida que os diretores mudavam e as necessidades da evolução do estúdio, o filme está pronto para revelar um lado do Cavaleiro das Trevas que poucos viram nos filmes: o detetive.

Então, vamos dar uma olhada nas pistas espalhadas por toda a internet até agora, em um resumão de tudo o que sabemos sobre The Batman.

Ano Um

Batman de Ben Affleck
Divulgação

Os planos para o filme começaram em 2014, quando a Warner Bros. tinha em mente um enorme universo cinematográfico da DC no estilo da Marvel. Um pilar importante desse conceito foi Ben Affleck atrás da máscara do Cavaleiro das Trevas e na cadeira do diretor do filme chamado The Batman. Era uma tentativa de consolidar o personagem, seguindo os eventos de Batman vs Superman e Liga da Justiça. Ben Affleck deu pistas da chegada do Exterminador o vilão da DC Comics, postando um teste de figurino com o ator Joe Manganiello com parte do traje. Mais tarde, o ator foi escolhido para interpretar o personagem do filme e fez uma breve aparição na cena pós-crédito de Batman vs Superman.

Mas nada saiu como planejado. Apesar do sucesso comercial, Batman vs Superman foi recebido como uma falha criativa, mesmo quando começaram as gravações de Liga da Justiça – levando a Warner Bros repensar a trama do filme. O estúdio então pediu a Affleck que reescrevesse o roteiro para The Batman, à medida que a forma do universo cinematográfico mudava por conta de Liga da Justiça. Em janeiro de 2017, ele deixou o cargo de diretor, com Matt Reeves logo assumindo. Ele também acabou entregando os deveres do roteiro a Reeves e Mattson Tomlin, deixando muitos se perguntando se Affleck iria mesmo estrelar a produção.

Quase um ano inteiro de especulações se seguiu até Affleck, que após lidar com uma série de problemas pessoais, anunciou sua saída completa do projeto. E com isso, a versão original de The Batman deu lugar à nova versão de Matt Reeves.

O novo elenco

Robert Pattinson
Foto: Matthew Brookes

Mesmo antes da saída de Affleck ser confirmada, muitos começaram a especular sobre a sétima pessoa a viver icônico vigilante em um filme de ação nos cinemas. Os rumores começaram a circular em torno da estrela de Crepúsculo, Robert Pattinson, que acabou assumindo o papel em maio de 2019.

Ao longo dos meses seguintes, uma lista de elenco começou a surgir, incluindo Zoe Kravitz como Selina Kyle (também conhecida como Mulher-Gato), Jeffrey Wright como Jim Gordon e Paul Dano como o Charada, cuja identidade civil no filme é Edward Nashton.

Colin Farrell em The Batman
Divulgação/AFP

Colin Farrell assinou como Oswald Cobblepot (Pinguim) e Andy Serkis também assumiu o cargo de Alfred Pennyworth de Jeremy Irons, que interpretou o personagem ao lado de Affleck.

Outros membros do elenco incluem John Turturro como Carmine Falcone, Peter Sarsgaard como promotor público Gil Colson, Con O’Neill como Macheknize Bock, Alex Ferns como comissário de polícia Peter Savage e Jayme Lawson como Bella Reál.

Max Carver e Charlie Carver
Divulgação / Max Carver e Charlie Carver

Recentemente, Max Carver e Charlie Carver, da série Teen Wolf, se juntaram ao elenco, levando alguns a sugerir que eles podem interpretar os bandidos Tweedledum e Tweedledee do universo Batman.

Por trás das câmeras, a equipe inclui o diretor de fotografia Greig Fraser, os editores William Hoy e Tyler Nelson, o designer de produção James Chinlund e a figurinista Jacqueline Durran. Reeves está produzindo o filme ao lado de Dylan Clark, enquanto Simon Emanuel, Walter Hamada, Chantal Nong e Michael Uslan atuam como produtores executivos. Michael Giacchino responsável pela trilha sonora do filme.

Batman: O Longo Dia Das Bruxas

Batman: O Longo Dia das Bruxas
Divulgação / O Longo Dia das Bruxas

Embora Matt Reeves tenha se referido à trama como uma “história original”, desde o momento em que começou a responder perguntas sobre o filme, o número de vilões e personagens coadjuvantes no elenco deixou muitos se perguntando se tudo poderia estar sendo inspirado em Batman: O Longo Dia das Bruxas de Jeph Loeb e Tim Sale.

Após os eventos do seminal enredo Batman: Ano Um, Batman se encontra tentando descobrir a identidade de um serial killer conhecido como Holiday. Ele também narra o ano em que os mafiosos perderam o controle de Gotham City para os supervilões fantasiados. A minissérie de 13 edições foi seguida por Batman: Vitória Sombria e Mulher-Gato: Cidade Eterna onde Loeb e Sale retornaram a algumas das ideias de O Longo Dia das Bruxas, incluindo a deterioração contínua das famílias do crime organizado de Gotham.

Mas a chave para O Longo Dia das Bruxas era seu elenco expansivo e Batman encontrando um mistério que ele teria grandes dificuldades de desvendar.

Batmóvel do Batman
Divulgação

Desde o início, Reeves disse que queria enfatizar Batman como o maior detetive do mundo – um elemento do personagem geralmente subestimado nos ciclos de filmes de Batman: O Cavaleiro das Trevas, mais orientado para a ação – enquanto também reproduz os elementos nobres inerentes ao conceito. Além disso, o vídeo de teste de figurino de Robert Pattinson usando o traje e as imagens do Batmóvel ilustram claramente o personagem durante o início de sua jornada, tornando mais forte o argumento de O Longo Dia das Bruxas como fonte primária.

Duas-Caras em The Batman
Divulgação

Não seria a primeira vez, no entanto, que a série de quadrinhos foi chamado de fonte de inspiração ou, de fato, a primeira vez que um filme do Batman usava uma das histórias mais conhecidas do Batman em seu desenvolvimento. O Cavaleiro das Trevas usou um ou mais elementos da história enquanto também se inspirou em Batman: A Piada Mortal. O Cavaleiro das Trevas Ressurge também se inspirou na história de Terra de Ninguém. Mas isso não deve sugerir que The Batman seja uma adaptação direta de O Longo Dia das Bruxas, já que alguém chave dessa história está faltando no filme: Duas-Caras.

O traje do Batman

Assim como o Coringa, a Warner Bros. fez a escolha de estrear o novo figurino do Batman em um pequeno vídeo antes que qualquer paparazzi tivesse a chance de vazar fotos durante as gravações. Apresentado através da escuridão e da luz vermelha, o traje parece empregar uma estética mais simples e pronta para uso. A armadura continua a escolha de design básico do Batman de 89, mas uma máscara feita de tecido o diferencia de todos os outros Batmans dos cinemas.

Reprodução

Alguns também especularam que o símbolo é feito da arma que Joe Chill usou para assassinar Thomas e Martha Wayne. É tudo muito interessante, mesmo que o vídeo pareça um pouco demais com a abertura de Demolidor. As fotos subsequentes do set também ofereceram uma melhor visão melhor do traje, que pode ser inspirado por artistas de quadrinhos da Era da Prata, como Dick Sprang e Carmine Infantino.

Em março, o diretor nos apresentou as primeiras imagens do Batmóvel. O novo design do carro continua as teorias de que Bruce Wayne, de Pattinson, apenas modificou equipamentos existentes em vez de inventar novos acessórios, o que torna um desvio interessante dos ciclos anteriores de filmes do Batman, particularmente o Batmóvel (ou Tumbler) de Batman Begins e o da Liga da Justiça.

Universo próprio em The Batman

Coringa
Reprodução/Warner Bros. Pictures

Apesar de todas as informações que a produção é uma reboot, o universo de The Batman na frouxa continuidade da lista de filmes de DC e Warner Bros ainda está em debate. Durante as fases iniciais do desenvolvimento, Reeves sugeriu que o longa poderia se passar fora da continuidade, como Coringa, mas rapidamente recuou ao dizer que terá alguns laços e talvez até uma participação especial.

Ao mesmo tempo, reformulando Jim Gordon, que foi interpretado por J.K. Simmons, na Liga da Justiça, também sugere que o filme está em um universo próprio. Mas, novamente, o universo DC é um lugar onde eventos que mudam o mundo criam retcons convenientes. Robert Pattinson poderia simplesmente substituir o Batman de Affleck na nova realidade do filme da DC, onde a Mulher-Maravilha (Gal Gadot) coexiste com Arlequina (Margot Robbie) e o Esquadrão Suicida de 2021. Tudo depende se Reeves estaria interessado em utilizar qualquer dessas ideias ou, de fato, se Pattinson estaria disposto a continuar interpretando o Batman para futuras produções ao lado de outros heróis da DC.

O filme será lançado no meio de um calendário que inclui Esquadrão Suicida e Adão Negro no final de 2021. Enquanto isso, o elenco principal deve retornar para pelo menos duas sequências de Batman.

The Batman tem previsão de estreia para junho de 2021 no Brasil.

Esta publicação será atualizada conforme novas informações forem surgindo.