O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS, CUIDADO!
Muitos anos ja se passaram desde a primeira aparição de Harry Potter e seu primeiro encontro com o professor Snape. Hoje em dia já se sabe o real motivo de todas as implicâncias provenientes do professor, mas mesmo assim J.K Rowling fez questão de esclarecer algumas coisas.
Severo Snape é um dos personagens mais complexos e mais bem planejados de toda a série Harry Potter. Até os últimos episódios do filme, ele foi apresentado com atitudes suspeitas que chegavam a deixar todos os fãs certos de seu lado vilão. Com a chegada do 6° filme temos Snape como o Comensal da Morte responsável pela morte de Dumbledore, ou seja, ele certamente está aliado a Lord Voldemort.
O que muitos que não leram os livros não esperavam, é a reviravolta que acontece após a morte do professor. Snape sempre trabalhou com Dumbledore para proteger Harry, a última lembrança que ele tinha do grande amor de sua vida, Lily Potter. O menino, porém, lhe lembrava muito o pai James (Thiago), arquirival de Severo durante seus tempos de escola, razão pela qual sempre ocorreram implicâncias com Harry e seus amigos.
Em seus últimos segundos de vida, são as lágrimas do professor que esclarecem a Potter a história sobre a profecia feita anos antes. E é somente após tal esclarecimento que Harry resolve encarar Voldemort e morrer, para que o vilão finalmente conseguisse ser derrotado. Hoje mais cedo, Rowling usou sua página no Twitter para esclarecer de uma vez por todas o por que Harry Potter prestou homenagem a Severo Snape dando o nome do professor a um de seus filhos.
Snape died for Harry out of love for Lily. Harry paid him tribute in forgiveness and gratitude. https://t.co/MPXBgUApa3
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
“Snape morreu por Harry devido ao amor que sentia por Lily. Harry o homenageou com perdão e gratidão,” escreveu a autora.
I've got to say this: you lot have been arguing about Snape for years. My timeline just exploded with love & fury yet again. Never change x
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
“Eu tenho que dizer o seguinte: vocês têm discutindo a cerca de Snape durante anos. Minha timeline acaba de explodir com amor e fúria novamente. Nunca muda”.
Snape is all grey. You can't make him a saint: he was vindictive & bullying. You can't make him a devil: he died to save the wizarding world
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
“Snape é um personagem em tons de cinza. Você não pode fazer dele um santo: Ele era vingativo e intimidador. Você não pode fazer dele um demônio: ele morreu para salvar o mundo bruxo,”
There's a whole essay in why Harry gave his son Snape's name, but the decision goes to the heart of who Harry was, post-war.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
“Existe um ensaio inteiro do por que Harry deu ao seu filho o nome de Snape, mas a decisão veio do coração de quem Harry se tornou após a guerra”
In honouring Snape, Harry hoped in his heart that he too would be forgiven. The deaths at the Battle of Hogwarts would haunt Harry forever.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
“Em homenagem a Snape, Harry esperava do fundo de seu coração que também seria perdoado. As mortes na Batalha de Hogwarts o assombrariam para sempre”.
Rowling deu uma pausa nas respostas, mas logo voltou.
Snape didn't die for 'ideals'. He died in an attempt to expiate his own guilt. He could have broken cover at any time to save himself 1/2
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
but he chose not to tell Voldemort that the latter was making a fatal error in targeting Harry. Snape's silence ensured Harry's victory. 2/2
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
“Snape não morreu por ideais. Ele morreu em uma tentativa de amenizar a sua culpa. Ele poderia ter abandonado seu disfarce a qualquer momento para salvar sua pele, mas escolheu não contar a Voldemort que ele estava cometendo um erro fatal em ter Harry como seu alvo. O silêncio de Snape assegurou a vitória de Harry”.
J.K até pediu as fãs que evitassem mensagens de ódio sobre o personagem, visto que muitos passaram a expressar sua indignação perante a escolha do nome.
Please could we all keep our discussion about this fictional character civil? There's enough rage on Twitter without Snape-related hate.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 27, 2015
” Nós podemos por favor manter nossa discussão sobre um personagem fictício, civil ? Ja há raiva o suficiente no twitter sem o ódio relacionado a Snape”
Vale lembrar que Harry deu o nome a um de seus filhos de Alvo Severo Potter, homenageando os diretores Alvo Dumbledore e Severo Snape. Além dele, Harry teve outros dois filhos: Thiago Sirius Potter (em homenagem ao pai e ao padrinho) e Lilian Luna Potter (em homenagem a mãe e a amiga Luna Lovegood) .