J.K. Rowling explica por que Harry Potter nomeou seu filho em homenagem a Snape

O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS, CUIDADO!

Muitos anos ja se passaram desde a primeira aparição de Harry Potter e seu primeiro encontro com o professor Snape. Hoje em dia já se sabe o real motivo de todas as implicâncias provenientes do professor, mas mesmo assim J.K Rowling fez questão de esclarecer algumas coisas.

Severo Snape é um dos personagens mais complexos e mais bem planejados de toda a série Harry Potter. Até os últimos episódios do filme, ele foi apresentado com atitudes suspeitas que chegavam a deixar todos os fãs certos de seu lado vilão. Com a chegada do 6° filme temos Snape como o Comensal da Morte responsável pela morte de Dumbledore, ou seja, ele certamente está aliado a Lord Voldemort.

O que muitos que não leram os livros não esperavam, é a reviravolta que acontece após a morte do professor. Snape sempre trabalhou com Dumbledore para proteger Harry, a última lembrança que ele tinha do grande amor de sua vida, Lily Potter. O menino, porém, lhe lembrava muito o pai James (Thiago), arquirival de Severo durante seus tempos de escola, razão pela qual sempre ocorreram implicâncias com Harry e seus amigos.

Em seus últimos segundos de vida, são as lágrimas do professor que esclarecem a Potter a história sobre a profecia feita anos antes. E é somente após tal esclarecimento que Harry resolve encarar Voldemort e morrer, para que o vilão finalmente conseguisse ser derrotado. Hoje mais cedo, Rowling usou sua página no Twitter  para esclarecer de uma vez por todas o por que Harry Potter prestou homenagem a Severo Snape dando o nome do professor a um de seus filhos.

Snape morreu por Harry devido ao amor que sentia por Lily. Harry o homenageou com perdão e gratidão,” escreveu a autora.

“Eu tenho que dizer o seguinte: vocês têm discutindo a cerca de Snape durante anos. Minha timeline acaba de explodir com amor e fúria novamente. Nunca muda”.

“Snape é um personagem em tons de cinza. Você não pode fazer dele um santo: Ele era vingativo e intimidador. Você não pode fazer dele um demônio: ele morreu para salvar o mundo bruxo,”

“Existe um ensaio inteiro do por que Harry deu ao seu filho o nome de Snape, mas a decisão veio do coração de quem Harry se tornou após a guerra”

“Em homenagem a Snape, Harry esperava do fundo de seu coração que também seria perdoado. As mortes na Batalha de Hogwarts o assombrariam para sempre”.

Rowling deu uma pausa nas respostas, mas logo voltou.

“Snape não morreu por ideais. Ele morreu em uma tentativa de amenizar a sua culpa. Ele poderia ter abandonado seu disfarce a qualquer momento para salvar sua pele, mas escolheu não contar a Voldemort que ele estava cometendo um erro fatal em ter Harry como seu alvo. O silêncio de Snape assegurou a vitória de Harry”.

J.K até pediu as fãs que evitassem mensagens de ódio sobre o personagem, visto que muitos passaram a expressar sua indignação perante a escolha do nome.

” Nós podemos por favor manter nossa discussão sobre um personagem fictício, civil ? Ja há raiva o suficiente no twitter sem o ódio relacionado a Snape” 

Vale lembrar que Harry deu o nome a um de seus filhos de Alvo Severo Potter, homenageando os diretores Alvo Dumbledore e Severo Snape. Além dele, Harry teve outros dois filhos: Thiago Sirius Potter (em homenagem ao pai e ao padrinho) e Lilian Luna Potter (em homenagem a mãe e a amiga Luna Lovegood) .