O ator britânico Ian Holm morreu nesta sexta-feira (19) em Londres aos 88 anos. Ele era conhecido internacionalmente por produções de Hollywood, como a versão cinematográfica de O Senhor dos Anéis e o gênero clássico Alien.
Como relatou o The Guardian, o ator inglês Ian Holm morreu aos 88 anos, em Londres. Adormeceu pacificamente ao lado de sua família, segundo o seu agente. A causa foi a doença de Parkinson.
Como parte da Royal Shakespeare Company, Holm apareceu no palco em inúmeras peças de Shakespeare no início de sua carreira e viveu, entre outros, Richard III na série The Wars of the Roses da BBC. Ele ganhou um Tony por seu papel como Lenny em Volta ao Lar (1973).
Em 1979, com o avanço de Hollywood nos filmes de terror de ficção científica, Holm atuou em Alien de Ridley Scott. Pouco depois, ele roubou a cena em Carruagens de Fogo (1981) que lhe rendeu um BAFTA e uma indicação ao Oscar. Ele trabalhou ao lado de Terry Gilliam em Time Bandits e Brazil: O Filme nos anos 80, antes de trabalhar em grandes produções cinematográficas como O Quinto Elemento (1997) e Do Inferno (2001).
Ian Holm também viveu o inesquecível Hobbit Bilbo Bolseiro da trilogia O Senhor dos Anéis, que retornou mais tarde ao papel em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.