Final Girls Final Girls

Conheça as “Final Girls” as sobreviventes dos filmes de terror

Esse termo pode soar um pouco estranho para o público geral, no entanto seu significado é muito conhecido pelos amantes do terror. O termo final girl foi cunhado pela professora Carol J. Clover em 1987 em seu ensaio Her Body, Himself: Gender in the Slasher Film e foi desenvolvido posteriormente em 1992 em seu livro Men, Women, and Chainsaws e serve para caracterizar as sobreviventes dos filmes de terror.

As final girls são um dos arquétipos mais famosos dos filmes de terror, principalmente do subgênero slasher. E, em sua grande maioria, são retratadas como as garotas boazinhas, que são virgens ou que não demonstram grande interesse em sexo, são estudiosas e não se envolvem em atividades ilegais ou consideradas perigosas como beber ou usar drogas. Esse arquétipo se tornou famoso durantes os anos 70 com o sucesso das produções de slasher e uma das principais personagens que representam esse grupo é Laurie Strode de Halloween: A Noite do Terror.

Halloween: A Noite do Terror. final girls
Halloween / Imagem de divulgação

O arquétipo da final girl é visto até hoje nos filmes de terror, porém a partir dos anos 90 as características dessas personagem foram subvertidas, as final girls deixaram de ser as garotas boazinhas e virgens que, apesar de sobreviverem para contar a sua história eram retratadas sempre chorando, tremendo ou eram deixadas traumatizadas pelo resto da vida [ou até o próximo filme]. Esse arquétipo foi rompido durante os anos 90, mais especificamente em 1998 com Sidney Prescott em Pânico.

Em Pânico vemos muitos arquétipos sendo quebrados e sendo satirizados, principalmente na trajetória de Sidney onde, desde suas primeiras cenas, vemos que ela não é uma das garotas puras que, apesar de sobreviverem, irão passar o filme inteiro chorando e tentando ao máximo fugir do confronto. Sidney vai atrás do assassino e luta até o final, ela conhece as regras dos filmes de terror e por isso consegue quebrá-las!


Leia mais: Pânico | 10 referências e easter eggs presentes no filme


Até os dias atuais as final girls são um dos elementos mais importantes dos filmes de terror, e podemos perceber que os rompimentos com os arquétipos dos anos 70 não pararam com Sidney Prescott e até os dias de hoje podemos ver novas personagens moldando suas histórias e revolucionando o gênero do terror, como é o caso das mais novas final girls do cinema, Deena e Ziggy as protagonistas de Rua do Medo, nova trilogia de terror da Netflix!