Capitã Marvel | Uma breve história sobre a primeira dama da Marvel

Uma vez que você seja fã dos quadrinhos, o lançamento do filme da Capitã Marvel em março de 2019 pode estar muito atrasado. Entretanto, para a maior parte dos não leitores das histórias originais, fica a pergunta:

Quem é Capitã Marvel?

Antes de mais nada, precisamos lembrar que a Marvel tem um Capitão Marvel em suas histórias desde 1967. O mesmo foi introduzido quando Stan Lee e Gene Colan criaram um soldado alienígena chamado Mar-Vell, nas páginas da Marvel Super-Heroes #12. Contudo, o foco dessa matéria se refere a outra pessoa! A Capitã Marvel em questão se chama Carol Danvers.  Sua importância é tanta, que ela tem a honra de ser a primeira mulher a ter um filme solo da Marvel Studios em sua história de 10 anos.

Calma, não precisa ficar confuso, mas ainda há muito mais para ser falado. Afinal, a Marvel teve nada menos do que oito Capitães Marvel ao longo das décadas. Além disso, ela não foi a primeira empresa a apresentar um personagem com esse nome. A Fawcett Comics introduziu o personagem CC Beck, que hoje em dia é de propriedade da DC Entertainment. É provável que você o conheça sob o nome de Shazam. Não apenas tivemos a Fawcett Comics, como também uma editora independente a criar a nome de Capitão Marvel. A MF Enterprises também chegou antes, com uma criação de curta duração com o mesmo nome, em 1966.

CC Beck
Divulgação/The New Yorker/Fawcett Comics

E quem é Carol Danvers?

A atual capitã começou a vida como personagem de apoio do primeiro Capitão Marvel da Marvel. Introduzida na Marvel Super-Heroes #13, ela foi uma piloto da Força Aérea dos EUA. Assim também, foi um potencial interesse amoroso para o herói, que acabou sendo marginalizado após um acidente durante uma das aventuras de Mar-Vell. Anos mais tarde, foi revelado que aquele acidente alterou o DNA de Danvers e lhe deu super poderes. Por consequência, ela passou a assumir a identidade da super-heroína Miss Marvel.

Danvers continuou como a Miss Marvel pelas próximas três décadas. Ela também passou brevemente pelos nomes “Warbird” e “Binary” durante aquela época. Além disso, também passou algum tempo sem poderes e sem memória, mas isso é comum nos quadrinhos. Em 2012, enfim assumiu o manto do Capitão Marvel, com muita festa dos fãs em Capitã Marvel #1.

Capitã Marvel
Divulgação/Marvel Comics

Algo aconteceu quando Carol Danvers se tornou Capitã Marvel : a personagem se tornou viral pela primeira vez em sua existência. Após a promoção da série em 2012, a personagem se viu no centro de algo chamado Carol Corps. Com um novo traje estiloso projetado pelo artista Jamie McKelvie, ela passou a ter uma base de fãs organizada e predominantemente feminina, que apoia vocalmente a série e sua escritora. Dessa maneira, Kelly Sue DeConnick foi essencial para a criação de um espaço mais seguro para as mulheres dentro do fandom de quadrinhos.

O Filme

Não é exagero sugerir que a Carol Corps tem grande responsabilidade no anúncio do filme Capitã Marvel. Em virtude de seus fãs, a personagem se tornou uma figura de peso para as tentativas da editora Marvel em diversificar seu público, além de expandir seu alcance.

Com o lançamento do filme solo da Capitã Marvel, o estúdio está finalmente saindo de sua zona de conforto. A Marvel está ainda, engrenando para dentro do desconhecido. Depois de uma década de filmes focados em heróis homens e guaxinins espaciais, está na hora de algo novo! O longa estrelará a ganhadora do Oscar Brie Larson no papel principal. Jude Law (O Amor Não Tira Férias), Ben Mendelsohn (Rogue One: Uma História Star Wars) e DeWanda Wise (Ela Quer Tudo) completam o elenco. Samuel L. Jackson estará reprisando o papel de Nick Fury.  A direção ficou por conta da dupla Anna Boden e Ryan Fleck ((Mississippi Grind). O roteiro foi escrito pelo trio feminino Nicole Perlman (Guardiões da Galáxia), Meg LeFauve (Divertida Mente) e Geneva Robertson-Dworet (Tomb Raider: A Origem).

A história é situada nos anos 1990, e segue a vida de Carol Danvers. A narrativa começa quando ela se torna uma das heroínas mais poderosos do universo. A ajuda da Capitã é necesária quando a Terra é capturada no meio de uma guerra galática entre duas raças alienígenas.

Capitã Marvel
Divulgação

Vingadores: Guerra Infinita?

A Capitã Marvel pode chegar antes do que imaginávamos. O ator Josh Brolin, que interpreta o vilão Thanos na franquia da Marvel, revelou ter filmado cenas com Brie Larson para um filme. Entretanto, não sabemos exatamente qual. Será que Larson estará presente em Vingadores: Guerra Infinita ? Nesse sentido, temos a certeza apenas do filme solo da heroína, que está com data de estreia programada para 14 de março de 2019.