J.K. Rowling compara tratamento trans à terapia de conversão gay

Divulgação

J.K. Rowling está sob fogo novamente por expressar mais de suas opiniões anti transgêneros. J.K. Rowling é mais conhecida por sua série de livros Harry Potter, que obviamente foi transformada na popular série de filmes estrelada por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson. Enquanto seus personagens de Harry Potter são amados por fãs de todo o mundo, Rowling recebeu muito ódio nos últimos anos devido à mudança no cânone de Harry Potter e por suas opiniões sobre a comunidade LGBTQIA+.

J.K. Rowling foi repreendida pelos fãs por ser uma feminista radical trans excludente (TERF) e por seus comentários anti trans no passado, mas o drama mais recente começou no início de junho. Depois de compartilhar o artigo “Opinião: Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam”, Rowling comentou: “Pessoas que menstruam? Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para aquelas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?” (se referindo à palavra woman, mulher em inglês). Apesar de ter recebido muitas reações negativas na internet, J.K. Rowling defendeu seu tweet reiterando que apoia a comunidade trans, mas também foi contatada por mulheres que ela disse serem “aterrorizadas justificadamente pelos ativistas trans”. Agora Rowling está envolvida em novas polêmicas por razões semelhantes.

Em sua última resposta no Twitter, J.K. Rowling esclareceu por que ela gostava de um tweet comparando prescrições de hormônios a antidepressivos. Um usuário do Twitter chamou a atenção de J.K. Rowling por apoiar a alegação de que antidepressivos e prescrições hormonais eram “pura preguiça para quem prefere se medicar do que dedicar tempo e esforço para curar a mente das pessoas”. J.K. Rowling reiterou seu apoio às mulheres trans e também explicou novamente que tomou remédios para sua saúde mental. Seu longo tópico no Twitter, que pode ser lido na íntegra abaixo, explica por que ela acredita que hormônios e cirurgia podem não ser a melhor opção para pessoas com problemas de saúde mental.

Eu ignorei tweets falsos atribuídos a mim e compartilhei amplamente. Eu ignorei pornô sendo enviado para crianças em um post sobre sua arte. Eu ignorei ameaças de morte e estupro. Eu não vou ignorar isso.
Quando você mente sobre o que eu acredito sobre medicamentos para a saúde mental e quando deturpa os pontos de vista de uma mulher trans por quem não sinto nada além de admiração e solidariedade, você cruza a linha.
Escrevi e falei sobre meus próprios desafios de saúde mental, que incluem TOC, depressão e ansiedade. Fiz isso recentemente no meu ensaio ‘TERF Wars’. Tomei antidepressivos no passado e eles me ajudaram.
Muitos profissionais de saúde estão preocupados com o fato de os jovens que lutam com sua saúde mental estarem sendo desviados para hormônios e cirurgias, quando isso pode não ser do seu interesse.
Muitos, inclusive eu, acreditam que estamos assistindo a um novo tipo de terapia de conversão para jovens gays, que estão sendo colocados em um caminho vitalício de medicalização que pode resultar na perda de sua fertilidade e/ou função sexual completa.
Essas preocupações foram exploradas pelo recente documentário da BBC sobre a Clínica Tavistock. Os denunciantes estavam falando sobre transições conduzidas pela homofobia. https://bit.ly/31KLdRf
Como já disse muitas vezes, a transição pode ser a resposta para alguns. Para outros, não – testemunhe os relatos dos detransicionadores.
“O sistema vê a cirurgia como a solução mais fácil para meninas que não se adaptam”. https://bit.ly/31LWP6L4/11
Sophie é uma mulher trans e uma verdadeira aliada feminista. Ela estava argumentando que antidepressivos eram prescritos em excesso para adolescentes no passado, com sérias consequências. https://bit.ly/2VNqyIK
Os riscos de longo prazo para a saúde dos hormônios inter sexuais foram monitorados por um longo período. Esses efeitos colaterais são frequentemente minimizados ou negados pelos ativistas trans.
https://bit.ly/38F0GnD
Carl Henegan, professor de medicina baseada em evidências na Universidade de Oxford, descreveu o uso off label de bloqueadores da puberdade em menores de 18 anos como um “experimento ao vivo não regulamentado em crianças”. https://bit.ly/3dVU6Kg
Nada disso pode incomodá-lo ou perturbar sua crença em sua própria justiça. Mas, se assim for, não posso fingir que me importo muito com sua opinião ruim sobre mim.

Ao longo de sua discussão, J.K. Rowling utiliza vários artigos e estudos para afirmar que o uso de hormônios para a transição de gênero pode levar a efeitos colaterais sérios, que ela acredita que muitos trans ativistas ignoram. Ela também explica em seu tópico que acredita que a terapia hormonal é “um novo tipo de terapia de conversão para jovens gays”, reiterando sua posição de que os hormônios podem causar problemas com “fertilidade e/ou função sexual completa”. Esse desenvolvimento mais recente, junto com seus comentários anteriores dizendo: “Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo”, fez com que muitos fãs de Harry Potter se voltassem com a escritora que antes era amada.

Muitas estrelas de Harry Potter pediram desculpas e condenaram os comentários de Rowling, com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e a estrela de Animais Fantásticos, Eddie Redmayne, apoiando a comunidade trans. Quanto mais J.K. Rowling fala sobre esse assunto, mais parece manchar sua reputação à medida que mais fãs e organizações se voltam contra ela. A Warner Bros. divulgou uma declaração no passado sobre as opiniões da autora, mas com seus comentários mais recentes, o destino de Animais Fantásticos 3 não é claro, especialmente porque Redmayne condenou suas crenças e porque os dois primeiros filmes já tiveram controvérsias o suficiente.