Comentários transfóbicos de J.K. Rowling geram revolta online

Divulgação

J.K. Rowling foi criticada por seus últimos tweets anti-transgêneros. A mente por trás do amado Harry Potter tem atraído cada vez mais a ira de seus fãs nos anos desde que o livro e o filme finais da saga foram lançados.

Na última década, J.K. Rowling se tornou famosa por tentar retornar o cânone de Harry Potter para torná-lo mais inclusivo, seja através de seus comentários no Twitter ou de trabalhos oficiais como a série Animais Fantásticos. Ela também ficou conhecida por adicionar, francamente, detalhes bizarros aos mitos do Mundo Bruxo, como a forma como os alunos de Hogwarts iam ao banheiro antes do encanamento ser feito.

Em um nível mais pessoal, J.K. Rowling também atraiu críticas por ser uma feminista radical trans-excludente, ou seja, uma feminista que não acredita que mulheres trans sejam mulheres de verdade. Além de ter um histórico de artigos e comentários anti-trans curtidos e publicados no Twitter, ela foi à plataforma de mídia social em dezembro passado para apoiar Maya Forstater, uma pesquisadora que foi demitida logo após fazer declarações transfóbicas. Agora, a autora provocou ira online mais uma vez por postar comentários anti-trans.

No sábado, 6 de junho, J.K. Rowling twittou sobre um artigo intitulado Opinião: Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam, dizendo “‘Pessoas que menstruam’. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para aquelas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?” (se referindo à palavra woman, mulher em inglês) Seus comentários foram rapidamente criticados por serem transfóbicos, promovendo J.K. Rowling a publicar uma série de tweets de acompanhamento.

 

Se sexo não é real, então não existe atração pelo mesmo sexo. Se sexo não é real, a realidade na qual as mulheres vivem globalmente é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitos podem discutir significativamente suas vidas. Não é ódio falar a verdade.

A ideia que mulheres como eu, que tem sido empáticas com pessoas trans por décadas, que sentem parentesco porque são vulneráveis ​​da mesma maneira que as mulheres – ou seja, a violência masculina – ‘odeiam’ as pessoas trans porque acham que o sexo é real e viveu consequências – é um absurdo.

Respeito o direito de toda pessoa trans de viver da maneira que lhe parecer autêntica e confortável. Eu marcharia com você se você fosse discriminado por ser trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi moldada por ser mulher. Não acredito que seja odioso dizer isso.

A organização de direitos LGBTQ, GLAAD, respondeu aos comentários de J.K. Rowling no Twitter, dizendo que “J.K. Rowling continua a se alinhar com uma ideologia que distorce deliberadamente fatos sobre identidade de gênero e pessoas que são trans. Em 2020, não há desculpa para atacar pessoas trans”. Eles também pediram que as pessoas apoiassem organizações que dão suporte a indivíduos transgêneros (particularmente pessoas negras trans), incluindo o Instituto Marsha P. Johnson e a National Black Trans Advocacy Coalition.

Resta ver se as críticas a J.K. Rowling terão algum impacto perceptível em sua carreira, incluindo nos filmes de Animais Fantásticos. A Warner Bros ainda planeja fazer cinco filmes da série no total, embora eles possam abandonar o navio se a a tendência de queda nas bilheterias após Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, de 2018 continuar. A situação com J.K. Rowling também é ruim para o HBO Max, lançado nos EUA no final de maio com a inclusão surpresa de todos os oito filmes de Harry Potter.