Quibi Streaming Quibi Streaming

Quibi o serviço de streaming exclusivo para smartphones; vale a pena?

Divulgação

Quibi é o novo serviço de streaming que “chegou” recentemente ao Brasil, com a proposta de oferecer filmes e séries por streaming exclusivamente para smartphones e com curtas durações de até no máximo 10 minutos.

O serviço é uma criação de Jeffrey Katzenberg, ninguém menos que o co-fundador e CEO da DreamWorks Animations o estúdio responsável por produções como Trolls, Sherek e Como Treinar o Seu Dragão.

“Tem alguns minutos? É tudo o que você precisa para se divertir, informar e inspirar”, diz a descrição do aplicativo Quibi.

Com o cenário da TV já mais lotado do que nunca, Jeffrey Katzenberg está tentando reinventar o meio com o Quibi, um serviço de streaming que fornecerá “pequenas quantidades” de conteúdo – episódios ou cenas com duração de 10 minutos ou menos. Katzenberg e Meg Whitman lançaram o serviço baseado em celular como entretenimento rápido para os espectadores em movimento.

“Você sai de casa todas as manhãs com uma pequena TV no bolso. Chama-se smartphone”, disse Whitman. “Durante o dia, você tem esses momentos intermediários. Dez minutos aqui, 15 minutos ali, onde você quiser para assistir algo ótimo”.

Além disso, outro diferencial são suas produções originais que são gravadas para serem assistidas tanto na horizontal quanto na vertical, ausentando então a necessidade de colocar o aparelho na horizontal.

Produções com grandes nomes

Series do Quibi
Divulgação

Quibi já conta com mais de 50 títulos entre filmes em capítulos, séries, documentários e até noticiários. Alguns dos filmes em capítulos são Most Dangerous Game estrelado por Liam Hemsworth; Survive estrelado por Sophie Turner de Game of Thrones e Dummy estrelado por Anna Kendrick.

As séries não ficaram para trás, produções como Thanks a Million com Jennifer Lopez e Kristen Bell; Dishmantled com Tituss Burgess e Royalties com Darren Criss da série Glee estão disponíveis no catálogo.

Sem legendas

Por mais que o Quibi já esteja disponível no Brasil, nenhuma produção possui legendas ou dublagem no português brasileiro. O serviço oferece apenas legendas em inglês e espanhol. Além disso, toda a navegação, desde o cadastro é totalmente em inglês.

Usuários que possuem dificuldades com outro idioma terão dificuldades ao navegar pelo aplicativo e principalmente, assistir aos filmes e séries.

Usabilidade 

Quibi

Uma das poucas vantagens do Quibi é a sua navegação e proposta de filmes na vertical. Por mais que ainda seja estranho assistir filmes na vertical, o aplicativo é bem leve e rápido o que oferece uma rápida e objetiva navegação.

Os títulos não são todos carregados na tela, como a Netflix, você precisa alternar entre eles deslizando a tela mas pode configurar suas preferências ou navegar pelas categorias como Ouça e Aprenda, Populares, Ação e Drama, Documentários, Notícias, Esportes, Comédias e etc.

Ao clicar em algum título o aplicativo oferece uma breve sinopse, um botão para o trailer e apresenta o elenco, o que não é nada diferente dos demais serviços de streaming.

Quibi

Na proposta de reprodução vertical, além de deixar a visualização mais confortável ao segurar o smartphone, os vídeos em algumas cenas importantes são divididos ao meio, dando a possibilidade de acompanhar a cena completa como se estivesse assistindo na horizontal.

Vale a pena?

Considerando o alto valor de assinatura para um serviço recém-lançado (R$32,90), os poucos títulos disponíveis e a falta de legendas ou dublagem em português, nossa resposta é não.

Isso não quer dizer que não vale a pena testar a ferramenta. O Quibi oferece 14 dias grátis de teste, sem nenhuma restrição de tempo de reprodução. Só não esqueça de cancelar a assinatura antes do vencimento, já que o cadastro pede os dados do cartão de crédito para ativar o período de teste.