A Netflix anunciou hoje (24) que o documentário Retratos Fantasmas chega ao serviço no dia 2 de novembro. Com direção de Kleber Mendonça Filho (Aquarius, O Som ao Redor), o longa passou pela temporada de festivais nacionais e internacionais com ótima repercussão e avaliação da crítica. A produção foi pré-selecionada para representar o Brasil no Oscar.
“Depois de uma trajetória incrível no cinema, com mais de 80.000 espectadores e 10 semanas em cartaz, é muito bom saber que Retratos Fantasmas vai agora chegar a um novo público, e especialmente pessoas que não têm acesso à sala de cinema em suas cidades. Ficamos felizes também de poder apresentar o filme na Netflix numa nova master em HDR e Dolby Atmos, nos mais altos padrões de imagem e som em streaming”, afirma Kleber Mendonça.
Retratos Fantasmas foi produzido durante sete anos, conta com imagens do arquivo pessoal do diretor e com um material pesquisado em cinematecas e arquivos de TV, sobre o crescimento e o povoamento dos grandes centros urbanos, principalmente do Recife. Pela janela do apartamento onde viveu boa parte de sua vida, ele registrou a maioria das imagens do filme, que teve sua primeira exibição em maio na seleção oficial do Festival de Cannes 2023 e mais recentemente, abrindo a 51ª edição do Festival de Gramado.