SSD corrompido SSD corrompido

SD corrompido? Confira uma dica infalível para recuperar seus arquivos

Divulgação

Hoje em dia, o uso de internet, dos computadores e celulares, dentre tantos outros dispositivos tecnológicos, são considerados básicos para a comunicação, para o lazer, trabalho e tantas outras diversas atividades importantes do dia a dia. Nesse sentido, lidamos cotidianamente com a transferência e o armazenamento de documentos e dados essenciais.

Com o avanço da tecnologia, atualmente muitas formas de guardar estes documentos estão à nossa disposição, como os pen drives, HDs externos e até mesmo o armazenamento em nuvens, de maneira online.

Ainda, os próprios dispositivos contam com seus cartões de memória, a fim de preservar os arquivos criados. As câmeras fotográficas, por exemplo, são um dos dispositivos que utilizam cartões SD para guardar as fotografias tiradas.

Por esse motivo, o cuidado e manutenção destes são necessários quando lidamos com fotos pessoais, documentos profissionais ou comprovantes importantes, por exemplo, entretanto, sabemos que a possibilidade de problemas com os cartões de memória não só existem, como são consideráveis.

Não é difícil encontrar uma pessoa que já perdeu tudo por algum erro na máquina e, a partir daí, teve que lidar com tantos outros problemas por causa disso. O que fazer, então, quando estamos diante de um cartão SD corrompido? Há a possibilidade de recuperá-lo?

Confira dicas e saiba como recuperar de vez um SD corrompido.

Algumas dicas para recuperar um SD corrompido

Perder um arquivo importante pode ter uma dor de cabeça sem fim. Seja qual for o motivo, existem algumas dicas que podem ajudar você a ter de volta um dado importante.

No Windows, por exemplo, há a possibilidade de correção do cartão SD por meio da Verificação de Erros, uma função oferecida pelo próprio sistema, ao inserir o cartão na máquina. Outra ferramenta própria do Windows é o Check Disk, acessível no chamado Prompt de Comando.

Porém, independente do sistema utilizado, realizar a formatação do cartão também pode ser uma boa alternativa de corrigir mau funcionamento. Além disso, a prevenção é uma boa maneira para evitar a necessidade de recorrermos a essas opções.

Assim, é sempre interessante estarmos atentos aos vírus, às condições físicas em que armazenamos nossos dispositivos e aos backups dos arquivos. Manter aqueles mais importantes em e-mails, drives online, além dos dispositivos físicos pode ser uma ótima medida de segurança.

No entanto, é muito fácil que sejamos surpreendidos com o erro no cartão, quando menos esperamos e não estamos preparados.

Dica infalível para recuperar cartão SD

Se nenhuma dessas dicas acima foi o suficiente, ainda tem chance de você ser salvo com uma dica infalível, mesmo para cartão de memória que já se encontra corrompido e que atende tanto o sistema Windows, quanto o Mac.

Se for este o seu caso, a dica é a utilização de programas especializados em recuperação de dados, como o Recoverit. Nele, há uma varredura de documentos que foram corrompidos ou apagados, a exibição dos mesmos e, então, sua recuperação de uma forma bem simples e prática.

São muitos formatos de dados que podem ser recuperados com este programa de recuperação. Dá para conseguir de volta vídeos, fotos, arquivos do Word, PDF, do Outlook e muito mais, são mais 1000 formatos que podem ser recuperados.

Além disso, a recuperação de arquivos apagados, por exemplo, pode ser realizada em vários tipos de dispositivos externos, como o cartão SD corrompido, além de HDs externos, dispositivos com a entrada USB, câmeras em múltiplos formatos, reprodutores de música e gravadores de som. E não para por aí, o programa também pode recuperar os arquivos dentro do próprio sistema, seja na lixeira esvaziada ou em máquinas travadas, por exemplo, além de vídeos corrompidos.

Para executar o software, você precisa primeiramente baixá-lo pela internet, em seu site oficial. Em seguida, você deve abrir o aplicativo e selecionar o local do computador em que a recuperação será realizada, para que, então, o programa inicie a varredura dos documentos.

O processo de varredura do Recoverit é bem simples e há a possibilidade de fiscalização e alteração de certas escolhas de maneira manual.

Quando finalizada a varredura, todos os documentos encontrados serão apresentados, para que você confirme a recuperação daqueles que deseja. Simples assim, problema resolvido!

Quer saber mais sobre o assunto e ver na prática? Confira este vídeo que ensina como corrigir cartão SD corrompido usando o Recoverit:

Utilizar desses recursos é de grande serventia para muitos trabalhadores que manipulam documentos diariamente e não podem correr o risco de perdê-los.

Além disso, também é sempre útil sabermos como recuperar aquelas fotos que guardamos como memória quando damos de cara com um cartão SD corrompido. Agora que você conhece essas soluções, conseguirá recuperar seus arquivos sem problemas!