A Professora De Francês
Divulgação
A Professora De Francês
Divulgação

A Professora De Francês ganha primeiro teaser

Dirigido por Ricardo Alves Jr. e escrito por Germano Melo, o novo longa-metragem A Professora De Francês, acaba de ganhar teaser internacional antes de sua estreia mundial nesta quinta-feira, 24 de setembro, no 74º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha. Selecionado para a mostra competitiva Horizontes Latinos, dedicada ao cinema latino-americano contemporâneo, o filme é uma coprodução entre Brasil, França e Portugal.

Rodado em Belo Horizonte, o longa acompanha Graça, que mora com a namorada francesa, Clara, e trabalha dando aulas particulares de francês. Após uma emergência de saúde do pai, Graça volta à casa onde cresceu e encontra vizinhos que lideram uma seita na comunidade.

Protagonista do filme, Grace Passô acompanha o projeto desde sua origem e destaca o amadurecimento da linguagem cinematográfica de Ricardo Alves Jr. no novo longa: “Há anos queria filmar este projeto e passaram-se anos desde o convite do Ricardo até a estreia, que acontece agora. A meu ver, A Professora De Francês é um filme que marca uma maturidade cinematográfica do Ricardo. Características que existem em outros filmes dele são possíveis de se ver aqui, num nítido contorno de gênero, porque é um filme que quer e sabe usar códigos do terror psicológico. O longa abraça a ideia de que não há nada mais terrível que nossa realidade, amplia uma certa ideia mais comum do que seria um filme mineiro.

O longa utiliza os códigos do suspense, do thriller psicológico e do horror para investigar como o medo pode ser usado como instrumento de poder e de dominação. “Escolhi abordar essas questões por meio do diálogo com o cinema de gênero porque acredito que o horror tem a capacidade de revelar, de forma contundente, violências que muitas vezes permanecem naturalizadas no cotidiano“, afirma Ricardo Alves Jr.

Após a estreia mundial em San Sebastián, A Professora De Francês será exibido no Festival do Rio, integrando a programação da 28ª edição da Première Brasil, que acontece entre 1º e 11 de outubro. O longa tem a Urban Sales como agente de vendas internacional, empresa responsável pela comercialização de títulos como Retratos Fantasmas (2023) e Carvão (2022).

A Professora De Francêsé produzido por Thiago Macêdo Correia, através da EntreFilmes e será distribuído no Brasil pela Embaúba Filmes, com estreia prevista para 2027.

 

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas