YouTube videos YouTube videos

Como começar a fazer vídeos falando de suas séries favoritas

Photo by Christian Wiediger on Unsplash

Com o mercado das séries aquecido mundialmente e novos serviços de streaming chegando ao Brasil, abre-se uma oportunidade para aqueles que amam seriados e querem compartilhar suas análises com toda a internet. Ser um YouTuber voltado para as séries é uma boa maneira de conquistar seguidores, monetizar o canal e trabalhar com o que gosta.

É fato que no YouTube o conteúdo fala mais alto do que a qualidade dos vídeos. Esse é um dos principais motivos desta ser uma plataforma tão democrática e acessível. Porém, a competição no nicho dos seriados é bem grande, então vale a pena investir em alguns equipamentos para que a qualidade da imagem e do som não prejudique o sucesso do canal.

Mesmo que você comece apenas com seu celular, é bom já se planejar para adquirir uma câmera. A iluminação dos vídeos é um ponto fundamental na qualidade da imagem, mas esse é um quesito fácil de atingir um nível profissional, pois existem kits de ring light que custam pouco mais de 100 reais e já fazem todo o trabalho.

O microfone é indispensável. Você tem que ter em mente que muitas pessoas deixarão o seu vídeo rolando em segundo plano, apenas com o áudio. Por isso, ele deve ser perfeito. Então, não vale a pena começar com o microfone dos celulares. Também existem modelos direcionais muito baratos que já oferecem uma melhora significativa na qualidade sonora.

Não se pode esquecer a necessidade de ter um computador que aguente editar os seus vídeos. Nada adianta os melhores equipamentos de gravação se, na hora de finalizar o vídeo, você acabar se estressando com os processos de renderização. No entanto, não é preciso trocar de computador. Com uma placa de vídeo boa e uma memória RAM potente já é possível editar vídeos em alta qualidade sem passar raiva.

Tendo todos os equipamentos adequados, é preciso saber o básico de edição de imagem e de som. A estética adotada usualmente no YouTube não exige tanto dos editores, então, escolha um software e treine apenas os processos de corte e transição – isso bastará no início. Em relação ao som, existem programas gratuitos que fazem os processos necessários de modo quase automático, como a diminuição dos ruídos, a normalização e a equalização.

Sabendo de tudo isso, é só continuar fazendo o que você mais gosta: maratonando as novas séries e revendo suas preferidas. Saber escolher as produções que estão em alta no momento é uma ótima maneira de aproveitar as tendências e alavancar o número de inscritos em seu canal, mas depois de um tempo isso acontecerá de maneira natural.

Nossa última dica diz respeito à capacidade de adaptação. Não hesite em fazer mudanças. Conforme o seu público for aparecendo, faça questão de conhecê-lo, e use essas informações para adequar a sua linguagem e conteúdo.