The Umbrella Academy | Crítica The Umbrella Academy | Crítica

The Umbrella Academy – Segunda temporada | Crítica |

Reprodução/Netflix
Divulgação/Netflix

The Umbrella Academy teve uma primeira temporada irregular na Netflix. Entre altos e baixos, a série conseguiu garantir uma segunda temporada, que estreou no último dia 31 de julho na plataforma de streaming. A adaptação da HQ de Gerard Way e Gabriel Bá corrigiu as falhas do ano anterior e estabelece uma segunda temporada empolgante e que deixa o público antenado nos 10 episódios.

O showrunner Steve Blackman desenvolve uma narrativa mais detalhada, aproveitando melhor o potencial de cada personagem. A segunda temporada de The Umbrella Academy adapta o segundo volume da HQ, Dallas. O primeiro episódio inicia a partir dos momentos finais do último episódio da 1ª temporada, com os irmãos Hargreeves impedindo o apocalipse de 2019 após o confronto com a irmã Vanya (Ellen Page). Cinco (Aidan Gallagher) acaba levando todo o grupo para o início dos anos 60, usando seus poderes de teletransporte e viagem no tempo. Durante a viagem temporal, os irmãos acabam se separando pela cidade de Dallas. Klaus (Robert Sheehan) e Ben (Justin H. Min) ficam em 1960; Allison (Emmy Raver-Lampman) chega em 1961; Luther (Tom Hopper) aparece em 1962; Diego (David Castañeda) chega no 1 de setembro de 1963; e Vanya aparece em 12 de outubro de 1963. Porém, todos os irmãos foram jogados do portal no mesmo beco, o que pode facilitar para que Cinco os encontre novamente. Enquanto isso, Cinco está na Dallas do dia 25 de novembro de 1963, três dias após o assassinato de John F. Kennedy. O trabalho de Cinco não é apenas garantir que a equipe volte a se reunir, mas descobrir como impedir o fim do mundo novamente, já que nessa linha temporal o presidente John F. Kennedy sobreviveu e ocasionou uma guerra contra os soviéticos. Ou seja, o apocalipse parece acompanhar o grupo pelas linhas do tempo.

Os 10 episódios da segunda temporada de The Umbrella Academy conseguem manter um bom ritmo do início ao fim. Tudo foi aprimorado, incluindo os efeitos visuais e as sequências de ação, sempre embaladas por ótimos temas musicais, desde Kiss a Backstreet Boys.

É de ficar com o queixo caído com a recriação de Dallas na década de 1960. O cenário não poderia ser mais propício para as discussões que a série joga na mesa. Temas como racismo e homofobia estão presentes durante todos os episódios. A segunda temporada abre mais espaço para questões sociais e exploram o lado humano desses personagens super poderosos, que convivem com traumas e feridas a serem fechadas.

Nesta temporada, a série prova que a escolha do elenco foi certeira. Todos os sete atores principais desempenham performances fortes e emocionantes, que combinam com o tom narrativo da história. Todos estão deslocados ao chegarem em uma época diferente, ao mesmo tempo que precisam se reunir e deixar as diferenças de lado. O que motivou a separação dos Hargreeves lá em 2019, pouco importa com o que está por vir. A segunda temporada deixa claro que eles realmente gostam um do outro. As intrigas e discussões são puro orgulho ferido. Fica difícil escolher um personagem favorito, já que a segunda temporada fará você amar todos eles.


Leia também: The Umbrella Academy | Guia de elenco e personagens da 2ª temporada


Entretanto, vale destacar as performances de Ellen Page como Vanya e Emmy Raver-Lampman como Allison. Fora das telas, Page é uma ativista e luta pela classe LBGT. Na série, ela proporciona mais uma atuação poderosa com a história de amor entre Vanya e Sissy, uma mãe que sofre com o machismo do marido e precisa cuidar do filho especial Harlan. Vanya proporciona a ela e ao garoto a atenção e amor nunca antes correspondido pelo machista Carl. As duas engatam uma relação, mas precisam manter às escuras devido ao preconceito, e pela forma como as pessoas homossexuais eram vistas na época e que perdura em pleno 2020.

Enquanto isso, Allison entende o que significa ser negra em Dallas no início dos anos 60. Ao presenciar o início dos Direitos Civis Negros, Allison percebe que heroísmo vai muito além dos seus super poderes.

A segunda temporada de The Umbrella Academy encerra com uma grande reviravolta e alguns mistérios solucionados. Contudo, principalmente para aqueles que já leram a HQ, sabem que a série ainda está no início do que pode ser explorado. A terceira temporada, que deve ser anunciada nos próximos dias, abre margem para muitas discussões e teorias. Sinal de que a segunda temporada foi eficiente e conseguiu deixar a audiência esperançosa sobre o futuro dos irmãos Hargreeves.

https://www.youtube.com/watch?v=5W3KwQsOTuo

4

Ótimo

A segunda temporada de The Umbrella Academy encerra com uma grande reviravolta e alguns mistérios solucionados. Contudo, principalmente para aqueles que já leram a HQ, sabem que a série ainda está no início do que pode ser explorado. A terceira temporada, que deve ser anunciada nos próximos dias, abre margem para muitas discussões e teorias. Sinal de que a segunda temporada foi eficiente e conseguiu deixar a audiência esperançosa sobre o futuro dos irmãos Hargreeves.