Segredos de Um Escândalo Segredos de Um Escândalo

Segredos de Um Escândalo I Crítica

Estrelado pelas ganhadoras do Oscar® Natalie Portman e Julianne Moore, e por Charles Melton, o longa do diretor Todd Haynes (Carol), Segredos de Um Escândalo, é um retrato da história de uma família nascida de um escândalo que dominou as manchetes dos Estados Unidos.

O filme começa com um churrasco nos subúrbios de Savannah, Geórgia. Nele, Grace (Julianne Moore) aparece como um típica mãe cozinhando, cuidando dos filhos e conversando com os vizinhos. O marido, Joe (Charles Melton), cuida da churrasqueira e bebe cerveja. Uma cena de uma típica reunião de famílias de classe média. Porém, nem tudo na vida deles é tão ordinário.

Grace era uma mulher casada, de 36 anos, quando começou a ter um caso com Joe no pet shop em que trabalhavam – ele tinha 13 anos e era colega de classe de um dos filhos dela. Eles foram pegos tendo relações no depósito da loja e ela foi mandada para a prisão. Enquanto estava na cadeia, deu à luz à uma menina. Depois que Grace foi solta, ela e Joe se casaram e tiveram um casal de gêmeos.

Obviamente, o relacionamento foi extremamente criticado pela população e eles estiveram em muitas manchetes quando o caso ocorreu. O casal levou anos para pararem de receber ódio com tanta frequência e alcançarem a vida que levam atualmente, sendo acolhidos pela vizinhança. O passado ficava no passado, até que uma estrela da TV chamada Elizabeth Berry (Natalie Portman) chega à cidade.

Ela irá interpretar Grace em um filme que contará a história do casal e pediu para acompanhar a vida deles por um tempo com a intenção de conhecer melhor sua personagem. O casal aceita a proposta, pois acreditam que se o filme for fiel à sua história, o público irá perceber que eles não fizeram nada de errado e apenas vivem uma história de amor.

Então, Elizabeth passa a observar as vidas de Grace, Joe, seus filhos e todos os conhecidos deles que cruzam seu caminho. Mais do que isso, ela passa a conviver com a família em momentos importantes, se envolvendo tanto no dia a dia deles que começa a ultrapassar os limites.

O roteiro, escrito por Samy Burch e Alex Mechanik, se baseia em um caso real dos ano 1990, em que Mary Kay Letourneau iniciou um relacionamento sexual com seu aluno da sexta série, Vili Fualaau. Porém, o longa não se propõe a esmiuçar o caso real no qual é levemente baseado, mas se utiliza do crime como base para fazer um estudo de três personagens.

Juliane Moore se inspira em Mary Kay Letourneau, falando com a língua presa e passando uma imagem de mulher frágil, quando na verde ela é uma pessoa dominadora. Grace tenta passar a imagem de que é a heroína de sua própria história, alguém que não deixa as adversidades pelas quais passou afetarem sua vida no presente. Então, percebemos que tudo não passa de uma fachada, já que as menores perturbações já a deixam aos prantos e dependendo do consolo de seu marido – ou seria essa apenas uma forma de mantê-lo sob seu controle?

A Elizabeth de Natalie Portman é narcisista e ambiciosa, ela não mede as consequências de se infiltrar na vida de Grace para entrar na personagem. Ela é personificação dos tabloides e do público que adora histórias de crimes, mas não tem nenhuma simpatia pelos envolvidos. Para Elizabeth, o drama envolvendo o casal não choca, mas excita. Ela imita Grace, não só na personalidade, mas nas atitudes que acredita que fizeram ela se tornar o que é hoje, tentando ao máximo mergulhar na intimidade de seu objeto de estudo. Com o passo final sendo seduzir Joe para que finalmente sinta que conseguiu se tornar Grace por completo.

Certamente o foco de Segredos de Um Escândalo está nas personagens dessas duas atrizes incríveis, mas é preciso destacar que Charles Melton tem um dos personagens mais complexos e faz um trabalho excelente ao deixar bem claro que Joe teve o desenvolvimento interrompido. Ele é tratado como se fosse um dos filhos adolescentes pela esposa e mesmo sendo um adulto com responsabilidades, fazendo com que tenha algumas atitudes e gestos infantilizados. Remexer o passado faz com que ele comece a despertar em seu presente e é Joe que faz com que o público tenha a maior percepção do dano e da tragédia causada por essa história.

Segredos de Um Escândalo é um filme que parece alegre e leve, que consegue levar o público ao riso, mas é perturbador nas entrelinhas ao tratar de relações humanas complexas e as consequências de uma vida de aparências. Além disso, ele critica e satiriza, mas ao mesmo tempo se utiliza da cultura dos tabloides e da exploração de histórias de crimes reais como entretenimento. Também tem um final que nos deixa perguntando o quanto do que vimos sobre a família de Grace foi real e o quão sério realmente pode ser esse filme que Elizabeth está atuando, dando uma cutucada na própria indústria do cinema.

Segredos de Um Escândalo chega aos cinemas brasileiros em 18 de janeiro de 2024, com distribuição da Diamond Films.

4

Ótimo

Segredos de Um Escândalo é um filme que parece alegre e leve, que consegue levar o público ao riso, mas é perturbador nas entrelinhas. Ele se utiliza de uma história complexa de crime e amor como base para fazer um estudo de três personagens e como suas vidas são afetadas pelas ações dos que os cercam.