Segredos de Um Escândalo Segredos de Um Escândalo

Segredos de Um Escândalo I Conheça a história real do casal

Segredos de Um Escândalo, novo filme de Todd Haynes (Longe do Paraíso) estrelado pelas ganhadoras do Oscar® Natalie Portman (Cisne Negro) e Julianne Moore (Para Sempre Alice), e por Charles Melton (Riverdale), é um retrato da história de uma família nascida de um escândalo que dominou as manchetes dos Estados Unidos.

No filme, Gracie (Julianne Moore), conhece seu marido, Joe (Charles Melton), quando ele tinha apenas 13 anos. Ela tinha 36 anos na época. Apesar da grande diferença de idade, ela coagiu Joe a ter um relacionamento sexual e foi mandada para a prisão por estupro. Após sua libertação, Gracie e Joe se casaram e tiveram três filhos juntos. Quando são abordados para serem temas de um novo filme por Elizabeth (Natalie Portman), o casal espera que isso mude a percepção que o público tem deles – mas quando mais eles reviram o passado, mais dúvidas vão surgindo na cabeça de Joe.

É importante ressaltar que, apesar de se inspirar nas entrevistas reais, Segredos de Um Escândalo não é um filme biográfico e não tem a intenção de reproduzir o crime real em detalhes – ela é apenas utilizada como base para que o roteiro faça com que suas personagens principais trabalhem o impacto psicológico de um crime desse tipo. O filme em nenhum momento diz ser baseado em uma história real e nenhum das pessoas envolvidas no caso real foi consultada.

O filme é vagamente baseado na vida da professora americana Mary Kay Letourneau, que iniciou um relacionamento sexual com seu aluno da sexta série, Vili Fualaau. No ano de 1996, eles foram encontrados juntos em um carro pela polícia e mentiram sobre a idade do garoto para serem liberados – na época ela tinha 34 anos e ele era uma criança de apenas 12 anos. Isso não fez com que eles parassem de se encontrar, mas eventualmente Letourneau foi presa, acusada de estupro em segundo grau.

No ano seguinte, ela assumiu sua culpa e foi autorizada a cumprir uma sentença reduzida de três meses, seguida por liberdade condicional sob a condição de que nunca mais veria Fualaau. Porém, assim que foi libertada, ela imediatamente violou a ordem judicial ao ir vistar o gartoto e voltou para a prisão, dessa vez durante sete anos. Em 2005, um ano após a sua libertação, Letourneau casou-se com Fualaau, depois de os dois terem convencido um juiz a rejeitar a ordem de restrição. Mas as pessoas não aceitavam o casal, mesmo depois que ele se tornou maior de idade. Fualaau e Letourneau se separaram em 2019. Um ano depois, em julho de 2020, ela morreu de câncer aos 58 anos.

Entertainment Tonight and The Insider/World Picture Network; Zuma (inset) / Via People

Em Segredos de Um Escândalo, Gracie conhece o jovem Joe porque ele estava na mesma classe que seu filho na escola. Mas foi só quando os dois trabalharam na mesma loja de animais que começaram o relacionamento – e acabaram sendo pegos no depósito. Na vida real, além da diferença de idade do casal, grande parte da revolta popular em relação ao caso se dava por ela ser professora do garoto. Após a sua condenação, ela foi forçada a registrar-se como criminosa sexual e não pôde continuar a exercer a profissão.

Quando o relacionamento de Letourneau e Fualaau começou, ela era casada com Steve Letourneau e tinha quatro filhos com ele. Foi o marido que descobriu a traição através das cartas de amor que ela escrevia para o garoto. Possivelmente, alguém da própria família delatou Letourneau para a polícia. Ela e Steve permaneceram casados até 1999, quando ele pediu o divórcio e pediu que ela fosse impedida de ter contato com seus filhos.

No filme, a família teve três filhos e vivia uma vida relativamente sem problemas em Savannah, Geórgia. Letourneau teve apenas dois filhos com Fualaau, mas dominou as manchetes ao dar à luz sua segunda filha enquanto cumpria pena, mas o casal também passou a levar uma vida tranquila em Seattle, Washington após ela sair da cadeia.

Mesmo durante sua permanência na prisão e subsequente casamento com Fualaau, Letourneau sempre afirmava que relacionamento deles era fruto de um amor verdadeiro. Letourneau sempre reforçava que foi o menino de 12 anos quem iniciou o contato, impulsionou o relacionamento e estava no comando. Ela não sentia culpa alguma e não considerava o relacionamento algo errado ou criminoso. Em várias entrevistas, ambos afirmavam que eram simplesmente amantes destinados a ficarem juntos, incapazes de permitir que a sociedade os separasse.

Segredos de Um Escândalo chega aos cinemas brasileiros em 18 de janeiro de 2024, com distribuição da Diamond Films.