Espíritos Obscuros | Crítica Espíritos Obscuros | Crítica

Espíritos Obscuros | Crítica |

Divulgação/20th Century Studios

O novo filme de terror dirigido por Scott Cooper (Tudo por Justiça) com roteiro de Guillermo del Toro (A Forma da Água), Espíritos Obscuros aposta em lenda sobre o Wendigo com caso no passado envolvendo abuso.

Espíritos Obscuros | Crítica
Divulgação/Fox Searchlight

O longa tem o cuidado de “mastigar” todas as informações para o seu público. Sem pontas soltas no meio ou com cenas confusas, Espíritos Obscuros surpreende com jumpscare (sem forçar) e com maquiagens de tirar o fôlego. Porém, mesmo com pontos positivos, a história apresenta um caso de abuso no passado da professora Julia (interpretado pela vencedora do Globo de Ouro como Melhor Atriz em Série Dramática, Keri Russell) que não é tanto explorado como deveria ter sido. É claro que, no final do filme, a história deixa algumas pontas soltas para uma futura parte dois. No entanto, esse lado da protagonista reflete e muito nas decisões para proteger o menino Lucas (Jeremy T. Thomas), que precisa ser corajoso para alimentar seu pai Frank Weaver (Scott Haze) e seu irmão mais novo Aiden Weaver (Sawyver Jones). Além dos demônios do passado na vida de Julia, o longa acompanha a lenda baseada na mitologia das tribos indígenas americanas: Wendigo.

Também conhecido como “winddsgvigo” ou “wetiko”, essa criatura mitológica semelhante a um cervo e/ou espírito maligno, vive nas florestas do norte da Nova Escócia, na costa leste do Canadá e na região dos Grandes Lagos do Canadá. Segundo o povo indígena Anishinaabe, o termo Wendigo significa “ganância”. Essa entidade já foi bastante explorada em filmes, séries e até nos jogos. A criatura ganhou destaque em uma produção chamada “Wendigo” de 2001, no segundo episódio da primeira temporada de “Supernatural” e no jogo Until Dawn. Mesmo com todas essas aparições, é sempre curioso saber mais sobre esse ser e como uma nova produção poderá representar nas telas. E o Wendigo no novo filme de Scott Cooper é bastante intrigante. Sua forma é apresentada como um monstro gigante com pelos e até com uma máscara do seu hospedeiro – o que é bastante cômico até. A sua forma é assustadora e não aparece em todas as cenas do filme, o que deixa com ar de suspense e curiosidade.

Espíritos Obscuros é baseado no conto The Quiet Boy, de Nick Antosca, e conta com atuações incríveis, uma menção para o ator Jeremy T. Thomas. Com Keri Russell (Felicity), Jesse Plemons (Jungle Cruise), Jeremy T. Thomas, Scott Haze (The Vault), Rory Cochrane (C.S.I.: Miami), Amy Madigan (Ruas de Fogo), Sawyer Jones e Graham Greene (Coração de Trovão), o filme já está disponível nos cinemas.

3.5

BOM

O longa tem o cuidado de “mastigar” todas as informações para o seu público. Sem pontas soltas no meio ou com cenas confusas, Espíritos Obscuros surpreende com jumpscare (sem forçar) e com maquiagens de tirar o fôlego.