Beleza Negra: Uma Amizade Verdaderia | Crítica | Beleza Negra: Uma Amizade Verdaderia | Crítica |

Beleza Negra: Uma Amizade Verdadeira | Crítica |

Reprodução/Disney
Beleza Negra: Uma Amizade Verdaderia | Crítica |
Reprodução/Disney

Beleza Negra: Uma Amizade Verdadeira é a sexta adaptação da clássica história publicada por Anna Sewell em 1877. A famosa história de amizade entre um humano e cavalo já ganhou versões na TV, cinema e uma linda animação na década de 80. Por aqui, a adaptação mais conhecida é o filme de 1994 com Sean Bean (O Senhor dos Aneis, Game of Thrones) no papel principal.

Coincidentemente, a versão de 2020 lançado de forma exclusiva no Disney+, tem outro ator de Game of Thrones, Iain Glen. Juntam-se a ele Mackenzie Foy (Interestelar) e a vencedora do Oscar Kate Winslet (O Leitor) na voz da Beleza Negra, a égua da raça mustangue que narra a sua história de sobrevivência.

A trama é praticamente a mesma da obra original, muda-se que nesta versão as protagonistas agora são femininas e a história sai do cenário da Inglaterra vitoriana e muda para o oeste americano moderno. No filme, Beleza Negra é uma égua que nasceu livre, mas é capturada e afastada de sua família. Sua história se confunde com a de Jo Green (Mackenzie Foy), de 17 anos, de luto semelhante pela perda de seus pais. As duas desenvolvem lentamente um vínculo que se baseia no amor, respeito e cura mútua.

Dirigido e escrito por Ashley Avis (Paixão Rebelde), Beleza Negra acerta na relação entre Jo e o mustangue. O quanto as duas são parecidas pelo gênio forte e o luto da perda dos pais. Porém, a narração de Kate Winslet não se encaixa no filme. Embora a presença da atriz seja sempre bem-vinda, sua narração carrega um sentimento quase nulo. É como se ela estivesse lendo apenas um texto normal. Em Quatro Vidas de um Cachorro, por exemplo, Josh Gad narra a história sob o ponto de vista de um cão e foi como se ele estivesse entrado na mente de um cachorro.

O que compensa é a relação de Mackenzie Foy com a Beleza. Há uma sintonia emocionante entre a atriz e a égua. Contudo, a relação entre as duas é rapidamente quebrada com algumas reviravoltas. O intuito é aquele de praxe. Colocar percalços no caminho das duas, como se fosse necessário para fortalecer o amor entre Jo e Beleza.

A participação de Iain Glen como o simpático John Manly, o tio de Jo, é pequena e prejudicada do segundo para o terceiro ato. Ele simplesmente some do filme.

Embora Beleza Negra sofra nas transições, o final do filme compensa com uma mensagem sobre ser livre e o alerta sobre os maus tratos com os animais. Uma pena que o filme dedicou poucos minutos para isso.

No mais, Beleza Negra: Uma Amizade Verdadeira é a adaptação mais discreta da clássica história de Anna Sewell, mas com o brilho necessário para cativar a audiência do Disney+ sobre uma intensa e emocionante relação de amizade entre uma garota e seu mustangue.

3

Bom

Beleza Negra: Uma Amizade Verdadeira é a adaptação mais discreta da clássica história de Anna Sewell, mas com o brilho necessário para cativar a audiência do Disney+ sobre uma intensa e emocionante relação de amizade entre uma garota e seu mustangue.