Crítica | Positivamente, Quatro Vidas de Um Cachorro difere dos clássicos filmes sobre animais de estimação

Antes de começar, gostaríamos de citar que essa crítica não se trata de discorrer ou não a respeito dos fatos polêmicos, apenas de falar a opinião de seus críticos em relação ao que foi assistido.

Há oito anos atrás, Hallström foi responsável por deixar muitas salas de cinema inundadas em lágrimas com o emocionante Sempre ao Seu Lado, um filme simples sobre fidelidade e amizade entre um cão e seu dono. Agora, o sueco volta ao gênero ao adaptar o livro homônimo de Cameron.

Uma trama que apresenta um quê de Marley & Eu, com um romance de Nicholas Sparks e a lealdade de um cachorro de Sempre ao Seu Lado. Percebe-se que definitivamente as lágrimas estarão presentes.

A história acompanha o inquieto Bailey, um cachorro muito esperto e que vive em busca de um propósito para sua vida e para a de seus humanos que tanto ama. É Bailey o narrador da trama, do início ao fim, mesmo que ele morra e reencarne várias vezes, em cachorros das mais distintas raças. Apesar de sermos apresentados a vários donos, Bailey mantém o sonho de reencontrar Ethan, seu maior amigo e primeiro companheiro. Depois de vir ao mundo diversas vezes, nos lugares mais diversificados, ele se pergunta se algum dia reencontrará o menino.

A relação com Ethan é a força que guia o filme, sendo dividida em três partes. A primeira fase apresenta a infância do menino (Bryce Gheisar), e além de ser a mais duradoura na trama, é também a mais tocante e onde você provavelmente vai precisar de um lenço. É nessa fase que a relação de cumplicidade entre humano e cão é formada, sendo ela a base pelos sentimentos de Bailey.

Já na fase adolescente, K.J. Apa revela um Ethan ainda fiel ao melhor amigo, mesmo com tantas mudanças típicas da adolescência, como o primeiro amor, que acabam por render divertidas cenas. Hannah (Britt Robertson) entra na vida do jovem e passa a fazer parte da “matilha”, acompanhando os dois em todas as suas aventuras e é com ela que Ethan consegue relaxar e fugir dos problemas causados pelo pai alcoólatra. Após uma tragédia, o casal é posto a prova e tudo desmorona na vida do menino, que vê seus planos adiados.

A partir daí são contadas novas vidas de Bailey, que passa a se chamar Ellie, Tino e Buddy em diferentes reencarnações. Em cada uma delas, são mostradas as inúmeras qualidades que um cachorro pode ter na vida de um ser humano, desde salvar uma vida a simplesmente fazer companhia nos dias ruins. Pessoas que têm um em casa certamente irão se emocionar em cada segundo da trama e, mesmo que não tem, terá vontade de adotar um.

O principal destaque do filme é a dublagem do cachorro por Josh Gad, transmitindo aos espectadores o que seus donos não conseguem. Sejamos francos, quem nunca interpretou o olhar ou o gesto do animal de estimação com uma voz diferente? Em Quatro Vidas de Um Cachorro é exatamente o que acontece. E curiosamente, parece exatamente com aquilo que criamos na cabeça .

A parte final da trama é o quê de Nicholas Sparks que já havia mencionado antes, e por mais previsível que possa parecer, encerra a história com chave de ouro. A versão adulta de Ethan é interpretada por Dennis Quaid, enquanto Peggy Lipton dá vida a fase adulta de Hannah. Certamente você já deve imaginar o que acontece, mas a maneira como acontece que é o grande diferencial e fará todos se emocionarem mais uma vez. Hallström encaixou todas as histórias em uma, de maneira que não se comprometam e complementem a obra como um todo.

Quatro Vidas de Um Cachorro merece uma atenção positiva, ao invés de apenas comentários acusativos e críticos. A trama é linda, envolvente e emocionante do início ao fim, dando espaço para comédia e drama nas medidas exatas que farão o público sorrir e chorar. A quem ainda não têm seu próprio animal de estimação, duvido que a vontade não tenha aumentado e a quem já tem esse prazer em casa, provavelmente vai chegar e dar um abraço em seu melhor amigo. Faça isso, pois infelizmente, eles têm uma vida curta demais.

“The job of a good dog was ultimately to be with them, remaining by their sides no matter what course their lives might take. All I could do now was offer him comfort, the assurance that as he left this life he was not alone but rather was tended by the dog who loved him more than anything in the whole world.”
― W. Bruce Cameron, A Dog’s Purpose

5

Excelente

Quatro Vidas de Um Cachorro merece uma atenção positiva, ao invés de apenas comentários acusativos e críticos. A trama é linda, envolvente e emocionante do início ao fim, dando espaço para comédia e drama nas medidas exatas que farão o público sorrir e chorar.Uma história que apresenta um que de Marley & Eu, com um romance de Nicholas Sparks e a lealdade de um cachorro de Sempre ao Seu Lado.

Sending
User Review
5 (1 vote)