Arremessando Alto | Crítica Arremessando Alto | Crítica

Arremessando Alto | Crítica

Divulgação/Netflix

Arremessando Alto, filme da Netflix dirigido por Jeremiah Zagar, é um drama esportivo que não poderia ter chegado em momento mais oportuno. Disponível na plataforma desde o dia 08 de junho, o longa sobre o mundo do basquete chegou durante as finais da NBA entre Boston Celtics x Golden State Warriors, que acabou ficando com os Warriors.

Arremessando Alto | Crítica
Divulgação/Netflix

Produzido e estrelado por Adam Sandler, um fã e praticante do esporte, o longa mostra de forma eficiente as difíceis peneiras para a NBA e as dificuldades que muitos atletas passam para chegar ao topo. Stanley Sugerman, personagem de Sandler, é um experiente olheiro de futuros talentos para o basquete que está perto de integrar o corpo de técnicos do Philadelphia 76ers. Mas, uma mudança na gestão o coloca novamente nas ruas e seu caminho se cruza com o de Bo Cruz (Juancho Hernangómez), um incrível jogador de streetball com um passado conturbado e pavio curto. Stanley e Bo se conectam dentro e fora da quadra, com sua paixão pelo jogo e como homens de família amorosos que querem provar que podem vencer, no basquete e na vida.

Com produção de LeBron James, astro do Los Angeles Lakers, Arremessando Alto traz uma percepção ampla de como vencer no esporte. Não basta talento, é preciso ter obsessão e ser aficionado pela bola. Em um intenso diálogo entre Stanleuy e Bo, existe esse questionamento muito bem desenvolvido sobre o amor e obsessão pelo esporte.

Quem é fã de basquete vai se deleitar com o longa, que conta com muitos jogadores de basquete da NBA atuando como protagonistas, como Juancho Hernangómez, jogador do Utah Jazz. Sendo assim, as sequências dos jogos se tornam mais críveis e com a mesma emoção de uma partida real. Hernangómez foi uma grata surpresa como ator, passando a emoção e dificuldade de alguém enfrentando problemas socioeconômicos para conseguir um sorrisso de orgulho na mãe e filha.

Soma-se isso a grande atuação de Adam Sandler, que interpreta um sujeito que se abdicou de tanto pelo esporte. Sendo assim, ele não espera menos de qualquer jogador. Sua sintonia com Bo Cruz é única e emocionante. São dois homens, um mais jovem e outro mais experiente, tentando se reencontrar no esporte e no lado familiar.

Arremessando Alto lembra por muitas vezes o excelente Jerry Maguire, filme de Cameron Crowe estrelado por Tom Cruise e Cuba Gooding Jr. Ou seja, é uma premissa já usada em outro dramas esportivos, seja em filmes ou séries de TV. Contudo, a diferença está em como o telespectador irá se envolver com a narrativa. No caso de Jerry Maguire e Arremessando Alto, a relação entre personagens e telespectador será instantânea.

O único deslize de Arremessando Alto está em seu terceiro ato, com personagens que apresentam uma grande importância no início sendo escanteados. É o caso de Ben Foster, que interpreta o gestor do Philadelphia 76ers, a grande figura antagonista de Stanley. O filme não soube articular bem a figura dos chefões e sua influência dentro e fora das quadras. Mas, nada que prejudique o desfecho do longa. Deveras emocional.

Por fim, Arremessando Alto é uma ótima pedida na Netflix. Um longa que abraça a comunidade do basquete e que a comunidade do basquete irá abraçar.

4

ÓTIMO

Arremessando Alto traz uma percepção ampla de como vencer no esporte. Não basta talento, é preciso ter obsessão e ser aficionado pela bola.