A mineração de bitcoin é lucrativa? A mineração de bitcoin é lucrativa?

A mineração de bitcoin é lucrativa?

Divulgação

A primeira pergunta da maioria das pessoas geralmente é: “Devo minerar bitcoin?” A mineração de bitcoins em 2021 tem sido um tópico muito debatido. Alguns dizem que ainda é lucrativo minerar bitcoins, enquanto outros discordam.

O problema com a mineração de bitcoins em 2021 é que o nível de dificuldade e o custo das atualizações de hardware estão aumentando constantemente. Não é incomum que os mineiros gastem milhares em novos hardwares apenas para se manterem competitivos.

Existem muitos fatores que determinam se você deve ou não minerar bitcoin com base em suas taxas de eletricidade, localização, espaço disponível, período de tempo de ROI desejado e muito mais, então é melhor fazer alguma pesquisa antes de tomar qualquer decisão sobre quanto dinheiro você deseja colocar neste projeto.

1. O que é mineração de Bitcoin

A mineração de Bitcoin é o processo de resolver problemas matemáticos complexos para verificar as transações na rede Bitcoin. Envolve uma série de cálculos que geram hashes, que são armazenados em blocos. O primeiro minerador a encontrar um hash que corresponda a certas condições ganhará algum bitcoin, bem como todas as taxas de transação dessas transações.

Ele está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que desejam gerar criptomoedas como um hobby, como apostando ou ganhar algum dinheiro extra.

É possível que os mineiros tenham lucro se tiverem eletricidade barata, uma máquina de mineração de bitcoin eficiente e tenham sorte com o preço de mercado do bitcoin. Mas mesmo assim, seus lucros serão marginais porque gastarão mais dinheiro em energia.

2. Como funciona a mineração de Bitcoin

Normalmente, os mineiros precisam se equipar para poder competir com outros mineiros. Isso significa que eles precisam de uma máquina de mineração de Bitcoin, além de outras necessidades para o trabalho, como GPUs, placas-mãe e fontes de alimentação.

A mineração de bitcoins difere das moedas convencionais neste sentido: não possui nenhum tipo de autoridade central controlando sua produção ou distribuição. Todo o processo é baseado em blockchain, o que garante anonimato e segurança aos usuários.

O algoritmo foi projetado para exigir cada vez mais poder de computação com o passar do tempo, o que significa que a mineração se tornará menos lucrativa com o tempo. Isso incentiva as pessoas a comprarem mineradores mais novos com melhores recursos, sem ter que se preocupar com o fato de seu hardware antigo se tornar obsoleto muito cedo. A mineração de bitcoins é uma indústria competitiva em que nem todos recebem recompensas por seu trabalho árduo. Existe uma quantidade fixa de Bitcoin que será extraída e, eventualmente, não haverá novas moedas para minerar.

Isso significa que a mineração se torna menos lucrativa com o tempo. O algoritmo foi projetado para exigir cada vez mais poder de computação com o passar do tempo, o que significa que a mineração se tornará menos lucrativa com o tempo. Isso incentiva as pessoas a comprar 

máquinas mais novas com melhores recursos.

3. É lucrativo minerar Bitcoins em 2021?

O problema com a mineração de bitcoins no momento é que não é lucrativo fazê-lo em casa. Os altos custos de energia e o equipamento de mineração de bitcoin necessários para fazer deste um projeto para profissionais com espaço dedicado, altas taxas de eletricidade ou grandes financiamentos de investidores que podem cobrir os custos de inicialização. Além disso, o hardware pode precisar ser atualizado a cada um ou dois anos. Os preços da GPU e CPU continuam aumentando, o que, por sua vez, cria problemas para os jogadores que querem apenas jogar os videogames mais novos e de última geração.

Além disso, a mineração de bitcoin tem um recurso de “autodestruição” embutido que tornará impossível para qualquer um extrair bitcoins depois que a última moeda for extraída por volta de 2040. O inventor do bitcoin, Satoshi Nakamoto, concebeu isso como uma maneira de evitar que o sistema obtivesse muito atolado em poder de processamento.

4. O futuro da mineração de Bitcoin

Esta é uma pergunta que não tem uma resposta única. A mineração de bitcoins pode ser lucrativa dependendo do hardware usado, da energia consumida e do preço da energia em seu país. Se você não deseja investir dinheiro e tempo na construção de plataformas de mineração ou mesmo apenas na compra de moedas, provavelmente é mais sensato comprar Bitcoin diretamente (embora nem sempre).

5. Por que as pessoas estão investindo em bitcoin e outras criptomoedas

Isso é fácil – dinheiro. A criptomoeda, especificamente Bitcoin, foi criada como uma alternativa à moeda centralizada. Ao eliminar a necessidade de terceiros (bancos) e reduzir substancialmente as taxas de transação, agora é possível enviar dinheiro através das fronteiras com mais facilidade do que nunca.

Seu preço cresceu exponencialmente nos últimos anos, e todo mundo quer um pedaço do bolo. Corporações montaram depósitos cheios de máquinas para minerar bitcoin 24 horas por dia, 7 dias por semana. Algumas pessoas estão até hipotecando suas casas para entrar em ação, e não é difícil ver o porquê quando você considera que um único bitcoin vale mais de $57.000 neste momento.

6. Outras maneiras de investir seu dinheiro além da criptomoeda

Fundar uma empresa, investir em ações e em fundos mútuos são boas maneiras de aumentar seu dinheiro. Outra coisa que você pode analisar é o marketing de afiliados, que consiste em investir em uma empresa e, em seguida, ser pago com base em quantas vendas você realiza.

Você também pode investir seu dinheiro com a ajuda de um corretor de investimentos, mas isso não é recomendado para iniciantes, pois requer conhecimento sobre mercados financeiros e taxas de juros. Antes de qualquer tipo de investimento, fale com alguém que conheça bem o mercado de ações ou fundos mútuos para que você não perca o caminho.

Conclusão

O Bitcoin está em alta agora, mas ainda tem um longo caminho a percorrer antes de vermos sua adoção generalizada. Algumas pessoas veem o bitcoin como uma oportunidade de investimento porque podem transformar US $100 em US $200  com o tempo ou mais se mantiverem os olhos abertos. Ainda assim, é incrivelmente arriscado, e a mineração dificilmente é lucrativa agora, a menos que você tenha muito capital inicial.