5G: Saiba Mais Sobre a Nova Tecnologia

Divulgação/Samsung Galaxy

5G: Nova Rede Promete Transformar sua Navegação

Imagine um futuro onde tudo estará conectado: celulares, computadores, carros, geladeiras e, até mesmo, a sua casa: isso está bem próximo de acontecer com a chegada da rede 5G.

A tecnologia está presente em países como Estados Unidos e Coreia do Sul, e ainda não se tem previsão para sua chegada ao Brasil. Mas já é possível adiantar que, além de ser mais veloz que a alternativa atual, a rede 5G permitirá um grande avanço nas atividades que envolvem a Internet das Coisas (IoT).

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial sobre a rede 5G e destacamos quais inovações ela trará para o nosso dia a dia. Confira a seguir!

O que é a rede 5G?

É a próxima geração de internet móvel, que promete trazer aos usuários uma cobertura mais ampla, uma velocidade de upload e download 10 vezes maior que a do atual 4G, e um maior número de conexões simultâneas.

Isso significa que, em um futuro próximo, bilhões de dispositivos estarão conectados ao 5G, não só os que já conhecemos como celulares e computadores, mas também objetos. Por isso, o 5G vem para suprir essa demanda por uma rede mais rápida e eficiente.

O que será possível com o 5G?

Além da alta velocidade para navegar na internet, rodar jogos mais pesados facilmente no celular e baixar conteúdos de forma quase instantânea, o 5G ainda traz o suporte para a Internet das Coisas.

Reprodução/Pexels (Soumil Kumar)

A rede 5G estará presente em sistemas de iluminação pública, centrais de segurança, semáforos, fechaduras, medidores de frequência cardíaca, entre outros dispositivos.

A partir de 2020, a sua geladeira poderá te avisar se algum produto no interior dela estiver acabando e será possível programá-la para efetuar a compra. Outra realidade possível é: quando você acordar, o sensor da sua cafeteira irá acionar e seu café estará pronto antes mesmo de você colocar os pés na cozinha.

A rede 5G é segura?

Com toda essa facilidade e velocidade também aumenta a possibilidade de ataques de hackers. Por enquanto, não há como dizer se a rede 5G é totalmente segura, mas uma boa medida de segurança é manter um antivírus para celular instalado e atualizado em seu dispositivo.

E as redes 3G e 4G?

Mesmo com a chegada do 5G, as redes mais antigas como 3G e 4G continuarão funcionando por tempo indeterminado. É preciso aguardar a instalação da rede ao longo dos próximos anos e, então, poderemos descobrir todos os benefícios oferecidos pelo 5G.

E você, conhece mais informações sobre a rede 5G? Compartilhe com a gente nos comentários!