WandaVision WandaVision

WandaVision | Confira os easter eggs do nono episódio da série

Divulgação

O nono e último episódio de WandaVision é totalmente recheado de easter eggs do Universo Cinematográfico Marvel e referências à Marvel Comics. A série começou como uma sitcom surreal, um mistério da Marvel para os fãs tentarem resolver, mas terminou como o esperado: em um confronto explosivo e cheio de ação nas ruas de Westview.

Cada episódio de WandaVision teve sua dose de easter eggs, muitos deles foram sutis, mas o nono episódio tem alguns bastante diretos, reunindo vários fios da trama que a série trabalhou cuidadosamente por semanas. Sem dúvida, alguns ficarão desapontados quando suas teorias de fãs favoritas forem rejeitadas, mas na verdade WandaVision se beneficia por estar fortemente focada em uma única família.

Confira todos os easter eggs no final da WandaVision.

O mágico de Oz

WandaVisionWanda golpeia Agatha Harkness telecineticamente usando um carro como arma – um truque que ela usou contra o Homem de Ferro em Capitão América: Guerra Civil – mas quando ela vai investigar, ela encontra apenas as botas de Agatha deixadas para trás – um aceno divertido para O Mágico de Oz, onde uma bruxa foi morta quando uma casa caiu sobre ela, deixando apenas suas botas para fora. A intenção é ser uma pegadinha de Agatha, uma forma de zombar de Wanda e demonstrar que ela está fora de si.

O Livro de Magia de Agatha Harkness é o Darkhold

WandaVisionO sétimo episódio de WandaVision mostrou Wanda Maximoff investigando o porão de Agatha Harkness, que a feiticeira havia criado como um templo de magia. A peça central da casa de Agatha era um livro misterioso brilhando e no nono episódio Agatha confirma que este é um livro lendário de magia chamado Darkhold. Aparentemente, ele contém um capítulo inteiro sobre a Feiticeira Escarlate e é a base do conhecimento de Agatha sobre Wanda – a cena pós-créditos revela que Wanda pegou o Darkhold e está lendo o livro. Nos quadrinhos, o Darkhold foi moldado pelo Elder God Chthon, que usou Wanda como um peão para invadir a Terra.

O poder da Feiticeira Escarlate excede os do Feiticeiro Supremo

De acordo com Agatha Harkness, o poder da Feiticeira Escarlate excede até mesmo o do Feiticeiro Supremo. Isso é grande, porque significa que Wanda deve ser capaz de feitos de magia que estariam além do Antigo. Perturbadoramente, no momento, a Terra não tem mais um Feiticeiro Supremo para protegê-la – o Ancião morreu em Doutor Estranho e Stephen Strange ainda não provou ser digno de se tornar o próximo Feiticeiro Supremo.

Referências implícitas à magia de Chthon, o Deus do Caos

Agatha Harkness afirma que a Feiticeira Escarlate está destinada a destruir o mundo, presumivelmente aludindo ao fato de ela ser uma agente da Magia do Caos, escolhida como um peão por Chthon. Mais tarde, quando o confronto entre Agatha e Wanda chega ao fim, ela afirma que Wanda não tem ideia do que fez ao reivindicar todo o poder da Feiticeira Escarlate, especificamente que ela não tem ideia do que ela “desencadeou”. Nos quadrinhos, cada vez que a Magia do Caos é usada, ela enfraquece a estrutura da realidade, permitindo que Chthon atravesse. É provável que algo semelhante também seja verdadeiro no MCU.

A Feiticeira Escarlate gera uma bolha protetora

Em meio a todas as explosões espetaculares de poder, há uma cena no nono episódio de WandaVision em que Wanda gera um feitiço protetor sobre sua família na forma de uma bolha de força. Este é na verdade um dos poderes de marca registrada da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos, e é ótimo vê-lo aparecer no MCU, provando que o poder da Magia do Caos pode de fato ser usado de forma protetora.

Os poderes de Monica se tornam realidade

WandaVisionEnquanto Wanda e Agatha lutam nos céus, Monica Rambeau intervém no chão para evitar que os filhos de Wanda sejam baleados pelo Diretor Hayward. A exposição repetida ao Hex reescreveu o corpo de Monica, concedendo a ela poderes sobre-humanos – as balas não a ferem, ao invés disso, passam por seu corpo, perdendo sua energia cinética. Nos quadrinhos, a exposição à energia extra dimensional transformou Monica em uma super-heroína e transformou o corpo de Monica em uma forma de energia. Assim como em WandaVision, a versão em quadrinhos de Monica pode de fato absorver a energia cinética das balas em si mesma.

Flashbacks do Visão

Os dois Visões se enfrentam em uma batalha dramática própria que parece similar ao confronto entre Visão e Ultron em Vingadores: Era de Ultron. No final, o Visão branco permite que seu oponente mexa em seu circuito; isso o leva a experimentar uma onda de memórias, incluindo cenas de Vingadores: Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita – até o momento de sua morte.

Manipulação Mental

Wanda recorre a uma técnica familiar durante sua batalha com Agatha Harkness, invadindo sua mente para experimentar uma memória distorcida compartilhada que dá terrivelmente errado. Esta é a mesma técnica que ela usa em Vingadores: Era de Ultron e os gestos de Wanda são idênticos. Infelizmente, o efeito é muito menos eficaz, porque Agatha Harkness conhece esse tipo de magia.

Traje da Feiticeira Escarlate

WandaVisionQuando Wanda Maximoff manifesta seu poder total, ela finalmente se torna a Feiticeira Escarlate, vestindo o traje que ela vislumbrou em uma visão anos atrás, quando foi exposta à Pedra da Mente. O modelo é fascinante, ele mistura algumas versões que apareceram nos quadrinhos, mas foi significativamente melhorado para evitar expor muito decote. O adereço de cabeça tradicional da Feiticeira Escarlate parece demonstrar que Wanda reivindica seu poder, da mesma forma que um adereço semelhante se manifestou sobre a mãe de Agatha em um flashback no oitavo episódio de WandaVision.

Parte da Pedra da Mente está em Wanda


A Feiticeira Escarlate revela que uma parte da Pedra da Mente que vive nela e se manifestou na criação do Visão de Westview – explicando a explosão de energia amarela quando o corpo de Visão foi formado. Esta é uma cena fascinante, com enormes implicações para o MCU, pois parece confirmar que a Pedra da Mente se ligou a Wanda quando ela foi exposta ao seu poder durante os experimentos da Hydra. Dado que Visão era um personagem tão nobre e heroico, isso apoia ainda mais a teoria de que a Pedra da Mente contém um certo grau de sensibilidade – e que é, de fato, boa. Thanos pode ter destruído as Joias do Infinito em Vingadores: Ultimato, mas os irmãos Russo confirmaram que elas não foram embora do MCU, apenas foram reduzidas a um nível atômico. Assim, a Pedra da Mente ainda poderia retornar.

Um Skrull recrutando para Nick Fury

Na cena dos créditos de WandaVision, Monica Rambeau é abordada por um Skrull que está trabalhando para um amigo de sua mãe e busca sua ajuda em uma missão espacial. A cena pós-créditos do Homem-Aranha: Longe de Casa confirmou que Nick Fury está em uma aliança com os Skrulls em uma missão misteriosa ao espaço, então podemos assumir que Monica está lá com ele. Isso torna Monica Rambeau uma peça-chave na próxima série Secret Invasion da Marvel no Disney+, que deve lidar com células alienígenas adormecidas na Terra. Curiosamente, observe que não há sugestão de que Nick Fury esteja trabalhando com a S.W.O.R.D.; em vez disso, ele parece ser um operador independente em uma missão própria, então algumas teorias populares de que ele se encarregou da substituição da S.H.I.E.L.D. podem estar incorretas.

A Feiticeira Escarlate copia a técnica de leitura do Doutor Estranho

WandaVisionA Feiticeira Escarlate é vista lendo o Darkhold usando uma espécie de “duplicata astral”, permitindo que ela faça duas coisas ao mesmo tempo. Esta é exatamente a mesma abordagem que Stephen Strange usou em Doutor Estranho, permitindo-lhe absorver conhecimento significativo com rapidez. Wanda claramente cresceu significativamente em seus poderes, visto que ela está fazendo isso sem qualquer indício de treinamento formal.

As vozes dos gêmeos

WandaVisionOs estudos da Feiticeira Escarlate são interrompidos quando ela sente Billy e Tommy pedindo ajuda. Ela acreditava que os gêmeos tinham morrido, mas claramente não é o caso. Nos quadrinhos, os gêmeos foram forjados com fragmentos da alma de Mephisto, então Wanda poderia muito bem ser manipulada mais uma vez. Alternativamente, os gêmeos foram reencarnados como Wiccano e Célere, membros dos Jovens Vingadores, então é possível que eles voltem de alguma maneira. A Fase 4 da Marvel definitivamente parece estar preparando a chegada dos Jovens Vingadores, com vários outros membros potenciais confirmados ou antecipados. Portanto, não exclua os gêmeos ainda.

Os nove episódios de WandaVision estão disponíveis no Disney+.

Se você ainda não é assinante, não perca a oportunidade de assistir essa e outras séries e filmes na plataforma de streaming. Seja assinante Disney+.