Stephen King O TALISMÃ Stephen King O TALISMÃ

Todas as adaptações de Stephen King para a TV, até agora

Divulgação

Muitas das histórias de Stephen King chegaram ao cinema, mas muitas também foram adaptadas para a TV e aqui está a lista completa. King é um dos autores mais adaptados da história, embora isso faça todo o sentido, já que ele também é um dos mais prolíficos. Até agora, o autor publicou 61 romances e escreveu cerca de 200 contos, muitos dos quais foram compilados em coleções. Isso nem conta suas obras de não ficção.

Mesmo aos 72 anos, Stephen King não mostra sinais de desaceleração e, enquanto ainda estiver escrevendo ativamente, parece provável que ele fique à frente da aparente busca de Hollywood para eventualmente adaptar tudo o que já escreveu. Conhecendo o macabro senso de humor de Stephen King, porém, não seria surpreendente saber após sua morte que ele escondeu uma pilha de histórias projetadas para serem liberadas do além túmulo. Isso é especialmente provável quando se considera o ritmo alucinante em que ele escreve.

Sem mais delongas, aqui está um guia para todas as histórias de Stephen King, tanto romances quanto contos, que foram adaptadas para a TV. Isso inclui filmes que foram feitos para TV, minissérie, séries e programas de TV baseados nas obras do autor e histórias que foram adaptadas em episódios antológicos.

Stephen King
Divulgação

A Hora do Vampiro – 1979

Esta lendária minissérie da CBS marcou a primeira vez que um romance de Stephen King foi adaptado para a TV e foi dirigido por Tobe Hooper, de O Massacre da Serra Elétrica. É um pouco longo demais, mas apresenta algumas cenas de terror icônicas e uma incrível, embora não fiel à versão do principal vampiro do livro, Kurt Barlow.

The Word Processor of the Gods – 1984

Este episódio da série Galeria do Terror é o primeiro de vários casos em que os curtas de King seriam adaptados por programas de TV antológicos. Bruce Davison é um autor frustrado, cujo novo processador de texto é capaz de tornar realidade o que ele escreve.

Gramma – 1986

Este é um episódio do subestimado reavivamento de Além da Imaginação dos anos 80 e se concentra em um garoto deixado sozinho com sua avó assustadora. À medida que a história avança, a velha se torna literalmente monstruosa e a segurança do garoto é posta em sério risco. Esta história foi posteriormente adaptada para um filme de 2014 chamado Pacto Maligno, estrelado por Chandler Riggs, de The Walking Dead.

It: Uma Obra Prima do Medo – 1990

Esta minissérie da ABC é outra adaptação icônica, com Tim Curry no papel do palhaço Pennywise. As restrições de conteúdo da TV impediram que os maiores sustos e críticas realmente graves do livro fossem adaptados e o final é ridiculamente risível, mas a minissérie ainda é ótima de se ver.

Stephen King
Divulgação

Às Vezes Eles Voltam – 1991

Depois de anos descobrindo-o por meio de vídeo caseiro, muitos fãs de Stephen King podem não estar cientes de que Às Vezes Eles Voltam começou a vida como um filme para TV da CBS. Estrelado por Tim Matheson como o professor ameaçado por seus valentões mortos-vivos na infância, não é um filme ruim, mas está longe de ser uma adaptação fiel do conto de King. Duas sequências foram produzidas posteriormente e lançadas diretamente em vídeo.

The Tommyknockers – 1993

Embora as adaptações de King raramente correspondam à sua prosa, essa minissérie da ABC provavelmente a supera, embora seja porque o livro é bastante sem brilho. Até King olha para o livro com repulsa, como foi escrito nos dias mais sombrios de sua luta com o abuso de substâncias.

A Dança da Morte – 1994

O romance apocalíptico de Stephen King em breve será adaptado novamente para a CBS All Access, mas esta primeira minissérie da ABC ainda se mantém muito bem, especialmente graças a uma excelente performance de Gary Sinise e a um ótimo Randall Flagg em Jamey Sheridan. Alguns dos efeitos especiais dos anos 90 parecem bastante terríveis hoje em dia.

Fenda No Tempo – 1995

Mais uma minissérie da ABC que apresenta algumas regras ilógicas de viagem no tempo e é realmente um sucesso ao mesmo tempo que é fracasso. O maior problema é a atuação quase sem expressão de grande parte do elenco, enquanto Bronson Pinchot faz o contrário e é completamente exagerado como o vilão Craig Toomy.

Stephen King
Divulgação

O Iluminado – 1997

A tentativa de King de compensar o que ele pensava ser o que faltava na adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick. Essa minissérie da ABC é muito mais fiel ao romance, mas também é longa demais e apresenta uma péssima performance de Courtland Mead como Danny Torrance.

The Revelations of ‘Becka Paulson – 1997

Este foi um episódio do renascimento de The Outer Limits. Os que estão familiarizados com Tommyknockers reconhecerão muitas referências do episódio, pois Becka Paulson também aparece nesse livro e participa de um cenário semelhante envolvendo um marido traidor.

Trucks: Comboio do Terror – 1997

Este filme feito para a TV foi baseado na mesma história que King adaptou para sua infame estreia na direção, Comboio do Terror. No entanto, Trucks é de alguma forma ainda pior, com mortes tolas, mas sangrentas e uma sensação de diversão ridícula por um tédio abjeto.

Chattery Teeth – 1997

Este conto de King foi adaptado para um dos dois segmentos do filme de Mick Garris, produzido para o filme antológico por cabo A Maldição de Quicksilver. Chattery Teeth é uma das muitas histórias de Stephen King que conseguem tornar um objeto mundano sinistro, neste caso, um par maligno dos dentes que dão nome ao conto (um brinquedo em formato de dentes no qual é possível dar corda para que ele se mova). Clive Barker escreveu a outra história apresentada no filme, intitulada The Body Politic.

Stephen King
Divulgação

Woh – 1998

Provavelmente desconhecida por muitos leitores constantes de King, esta série de TV indiana foi uma adaptação oficial de It, ou mais especificamente da minissérie de 1990, da qual copia várias cenas. Woh teve 52 episódios imensos, nem é preciso dizer que a história adiciona muito material estranho. A série completa pode ser encontrada no YouTube, mas, infelizmente, não há legendas em português.

Carrie, A Estranha – 2002

A segunda das três adaptações de tela de Carrie, este filme da ABC TV foi originalmente concebido como um piloto para uma série de TV da Carrie que acabou sendo ignorada. Angela Bettis assume o papel principal nesse filme esquecível que termina com Carrie fingindo sua morte e se mudando para a Flórida.

O Vidente – 2002-2007

A primeira série de TV completa a ser adaptada de um livro de Stephen King, O Vidente, da USA Network, estrelou Anthony Michael Hall como o psíquico Johnny Smith. Não tão sombria quanto o filme de David Cronenberg, essa série conseguiu durar seis temporadas, embora as coisas tenham desmoronado um pouco nos episódios finais.

A Mansão Marsten – 2004

Esta segunda tentativa de transformar A Hora do Vampiro em uma minissérie, desta vez na TNT, é boa, mas falha em atingir as alturas de medo alcançadas pela versão de 1979. Rob Lowe interpreta o protagonista Ben Mears, com Rutger Hauer como um Barlow mais preciso. Andre Braugher, James Cromwell e Samantha Mathis também estão no elenco.

Stephen King
Divulgação

Desperation – 2006

Este filme da ABC TV dirigido por Mick Garris recebeu críticas decentes, mas não foi adorado pelos fãs de King – hoje está amplamente esquecido. O elenco é bom, com personalidades como Ron Perlman, Tom Skeritt, Steven Weber, Annabeth Gish e Henry Thomas.

Battleground – 2006

Dirigido por Brian Henson, esta foi a primeira parte da curta série de antologia King da TNT, Pesadelos e Paisagens Noturnas. Ele conta a história de um assassino de aluguel (William Hurt) lutando contra homens sencientes do exército depois de assassinar um fabricante de brinquedos.

Crouch End – 2006

Claire Forlani e Eion Bailey estrelam esta adaptação da homenagem de King a H.P. Lovecraft no segundo episódio de Pesadelos e Paisagens Noturnas. Infelizmente, o produto final não é ótimo, muda o final da história para pior e apresenta terríveis efeitos especiais.

Umney’s Last Case – 2006

O terceiro episódio de Pesadelos e Paisagens Noturnas conta com William H. Macy como detetive literário Clyde Umney e seu criador do mundo real, um autor insatisfeito com sua vida. É um bom esforço e Macy é bom, mas o final é anticlimático.

Stephen King
Divulgação

The End of the Whole Mess – 2006

O quarto episódio de Pesadelos e Paisagens Noturnas é um dos melhores, contando a história de um gênio que consegue criar uma substância que corta os impulsos violentos da humanidade. Infelizmente, também causa Alzheimer nas pessoas, condenando a humanidade a um final doloroso.

The Road Virus Heads North – 2006

Tom Berenger estrela como um bem-sucedido autor de terror – o habitual substituto de Stephen King – neste quinto episódio de Pesadelos e Paisagens Noturnas. Ele encontra uma pintura horrível em uma venda de quintal, mas seu falecido proprietário logo retorna para recuperar sua propriedade.

The Fifth Quarter – 2006

Este sexto episódio de Pesadelos e Paisagens Noturnas na verdade não é realmente um conto de terror e sim um thriller policial sobre as consequências de um assalto arriscado. Jeremy Sisto estrelou como um ex-presidiário recentemente libertado e levado de volta a uma vida de crime para tentar ajudar sua família a sobreviver.

Autopsy Room Four – 2006

O penúltimo episódio de Pesadelos e Paisagens Noturnas tem uma história estrelada por Richard Thomas como um homem que morreu após ser mordido por uma cobra em um campo de golfe. Ele entra em uma corrida contra o tempo para tentar informar aos médicos que ele está vivo antes de começarem a autópsia.

Stephen King

You Know They Got a Hell of a Band – 2006

O oitavo e último conto de King adaptado para Pesadelos e Paisagens Noturnas estrela Steven Weber e Kim Delaney como um casal que faz uma curva errada e acaba no Rock & Roll Heaven, que na verdade é mais perto do inferno. Versões más de lendas do rock falecidas, como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Roy Orbison e Elvis Presley tem participações especiais.

A Colheita Maldita – 2009

Uma adaptação feita para o SyFy pouco vista. Embora fosse mais fiel ao livro do que o filme de 1984, foi atormentado por más atuações e más escolhas criativas no geral. Outra adaptação do filme está atualmente sendo filmada na Austrália.

Haven – 2010-2015

Uma série de sucesso para o Syfy, Haven tevecinco temporadas e 78 episódios no total. Sua premissa básica é uma adaptação solta do romance de King, The Colorado Kid, mas Haven segue seu próprio caminho criativo. Alguns fãs não estavam satisfeitos com o final e esperavam um remake.

Saco de Ossos – 2011

Feito para o A&E, Saco de Ossos é uma adaptação tecnicamente competente, mas muitas vezes chata e sem brilho. Pierce Brosnan interpreta um autor de sucesso cuja esposa morre, levando-o a tirar férias na casa de verão, onde ocorrem loucuras sobrenaturais.

Saco de Ossos está disponível no Globo Play.

Stephen King
Divulgação

Under the Dome: Prisão Invisível – 2013-2015

Esta série de TV da CBS era bastante popular na primeira temporada, mas caiu de um penhasco na qualidade nas temporadas 2 e 3. King até sugeriu que seu livro merece uma segunda adaptação para a TV, possivelmente feita pela gigante Netflix. A principal falha do programa foi ter se desviado do material de origem e substitui-lo por um enredo do tipo Invasores de Corpos

Impulso de Vingança – 2014

Esta adaptação de romance de King é sobre uma escritora de mistério (Maria Bello) que sofre um ataque brutal e hediondo no qual ela é estuprada, espancada e deixada para morrer. Mas ela sobrevive e parte em busca de vingança.

11.22.63 – 2016

Esta série de oito episódios do Hulu adaptou a história aclamada de Stephen King de um professor (James Franco) que usa um portal do tempo para tentar voltar e impedir o assassinato do presidente John F. Kennedy, apenas para descobrir que a história tem salvaguardas perigosas contra ser adulterada.

O Nevoeiro – 2017

Essa adaptação de curta duração do amado romance de King atraiu uma reação instantânea dos fãs por não incluir monstros na névoa. As críticas foram péssimas e as avaliações foram ruins, levando a um cancelamento rápido. Os fãs de King devem ficar com o filme de 2007 dirigido por Frank Darabont.

O Nevoeiro está disponível na Netflix.

Stephen King
Divulgação

Mr. Mercedes – 2017-2019

Mr. Mercedes merece mais fãs, pois recebeu ótimas críticas e conseguiu permanecer uma boa série ao longo de três temporadas. A quarta temporada é incerta.

Castle Rock – 2018-2019

A série de antologias de duas temporadas do Hulu não adapta histórias de Stephen King em particular, mas faz uso dos personagens, locais e tradições existentes em sua obra para criar seus próprios empreendimentos criativos. Não está claro no momento se a terceira temporada vai acontecer.

Gray Matter – 2019

Esta adaptação de um conto de King serviu como a primeira metade do episódio de estreia de Creepshow no Shudder e diz respeito a um homem que desenvolve um problema mortal de bebida depois que um lote ruim de cerveja o transforma em uma criatura horrível. Supõe-se que a segunda temporada de Creepshow possa adaptar mais material de King.

The Outsider – 2020

Uma adaptação da HBO de 10 episódios de um dos romances mais recentes de King, The Outsider centra-se em Terry Maitland (Jason Bateman), um cidadão aparentemente honesto de Flint City, Oklahoma. Quando Terry é preso pelo assassinato brutal de um garoto, a investigação dá uma guinada para o estranho.

The Outsider está disponível no HBO GO.