Séries para maratonar se você gosta de ficção histórica

Divulgação

Com várias plataformas de streaming criando seus próprios conteúdos ou agregando grandes conteúdos de importantes redes, muitas empresas estão produzindo grandes séries de ficção histórica que atendem ao público que gosta de devorar histórias, que aprecia um belo figurino e que ama cenários culturalmente enriquecedores.

Amazon Prime, STARZ e Netflix estão entre as potências que produzem fantásticos programas de ficção histórica, alguns dos quais são até inspirados por famílias históricas reais, eventos históricos e lugares onde fatos importantes aconteceram. Aqui está uma lista com 10 obras de ficção histórica que valem a pena serem maratonadas.

Poldark – Herói de Guerra

séries - poldark
Divulgação

Poldark – Herói de Guerra, da MASTERPIECE em parceria com a BBC, é um romance de ficção histórica que possui cinco temporadas. A série conta a história de um casaca vermelha pós-Guerra Revolucionária, quando ele volta para sua casa na Cornualha e encontra sua amada prestes a se casar com outra pessoa. Aidan Turner (O Hobbit) interpreta o ex-capitão, Ross Poldark, e Eleanor Tomlinson (Um Amor, Mil Casamentos) interpreta a ruiva Demelza neste romance ardente e cheio de ação.

Infelizmente, Poldark – Herói de Guerra não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.

Black Sails

Divulgação

A série original do STARZ é uma prequela do romance clássico de ficção histórica, A Ilha do Tesouro, escrito por Robert Louis Stevenson. Nas quatro temporadas de Black Sails, os criadores trabalharam para contar a história que precede o romance de uma maneira que é de bom gosto e fiel ao material base, ao mesmo tempo em que toma liberdades criativas. Os amantes de um bom conto de piratas e de séries de ação certamente irão maratonar Black Sails.

As quatro temporadas de Black Sails estão disponíveis na Netflix.

Medici

Divulgação

A primeira temporada, chamada de Medici – Masters Of Florence, é uma produção ítalo-britânica ambientada na Florença do século 15 conta a história de uma das famílias mais importantes da Itália, os Medici. Estrelada por Dustin Hoffman (Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe), Richard Madden (Game Of Thrones) e Stuart Martin  (Jamestown) a série tem muita ação, assassinatos, maquinações políticas e religiosas.

Giovanni (Hoffman) morre repentinamente e Cosimo (Madden) passa ser o chefe da família, mas deve esconder de todos um segredo: seu pai foi, na realidade, assassinado. Enquanto investiga quem é o culpado, Cosimo deve comandar a poderosa dinastia de banqueiros e lidar com seus inimigos, entre eles muitos membros das famílias nobres e poderosas de Florença. Esta série é excelente para audiências que gostam de uma trama com poderes políticos históricos, especialmente onde o dinheiro parece dominar. Além disso, a série tem um grande foco na arte do período e alguns nomes importantes como Filippo Brunelleschi e Donatello ganham espaço no drama de época.

As duas temporadas seguintes, chamadas de Medici the Magnificent, dão um salto no tempo e seguem os netos de Cosimo, Lorenzo (Daniel Sharman) e Giuliano (Bradley James), que devem continuar com o legado da família. Nesta sequencia, também existem participações especiais de figuras históricas que não são da família, como Michelangelo, Leonardo DaVinci e Sandro Botticelli.

Medici – Masters Of Florence está disponível no Globo Play e no Claro Video.
Medici the Magnificent ainda não está disponível no Brasil.

Outlander

Divulgação

Outlander se tornou um grande sucesso para o STARZ quando estreou em agosto de 2014, a série começa em 1945, quando uma enfermeira chamada Claire Randall (Caitriona Balfe) é de alguma forma transportada de volta para a Escócia em 1743. Enquanto explora esse mundo desconhecido e perigoso, ela se apaixona por um homem chamado Jamie Fraser (Sam Heughan) após o casamento arranjado entre os dois. Assim começa seu romance épico que serve como espinha dorsal tanto da série quanto dos livros de Diana Gabaldon – dos quais a série é adaptada. Os fãs se apaixonaram por Claire, Jamie e a família que eles acumularam lentamente ao longo do tempo. Ao longo das cinco temporadas lançadas até agora, figuras históricas famosas fizeram participações especiais neste programa, como o o Rei Luís XV de França, o  Príncipe Charles Edward Stuart e George Washington, além disso alguns eventos históricos foram retratados, como a Batalha de Culloden.

As quatro primeira temporadas de Outlander estão disponíveis no catálogo da Netflix e todas as temporadas estão disponíveis no Fox Premium e no Now.

Jamestown

Divulgação

Jamestown do Amazon Prime Video é uma ficção histórica que detalha a vida dos colonos no primeiro assentamento britânico fundado em caráter permanente no continente americano em 1607. A série segue particularmente as mulheres que navegaram pelos oceanos para se casar com os colonos e estabelecer raízes familiares no novo território, bem como sua influência na sociedade patriarcal.

Jamestown está disponível no Amazon Prime Video.

The White Queen

Divulgação

The White Queen, é a primeira das séries originais do STARZ baseadas nos livros de Philippa Gregory. A série é ambientada no cenário das Guerras das Rosas e apresenta a história das mulheres envolvidas no longo conflito pelo trono da Inglaterra. A nação está em guerra há anos brigando sobre quem é o legítimo rei, pois dois lados da mesma família, a Casa de York e a Casa de Lancaster, contestam o trono. O enredo conta a história de três mulheres, Elizabeth Woodville (Rebecca Ferguson), Lady Margaret Beaufort (Amanda Hale) e Anne Neville (Faye Marsay), que manipulam eventos nos bastidores da história para ganhar poder. Elizabeth Woodville é a protagonista do romance A Rainha Branca, já Margaret Beaufort e Anne Neville são o foco dos romances A Rainha Vermelha e A Filha do Fazedor de Reis; as três personagens aparecem nos três romances que compõem a série de televisão.

The White Queen está disponível no STARZ Play.

The White Princess

Divulgação

Esta minissérie de ficção histórica se passa após a geração de The White Queen, com a protagonista da série sendo a filha de Elizabeth Woodville, Elizabeth of York (Jodie Comer).

The White Princess está disponível no STARZ Play.

The Spanish Princess

Divulgação

The Spanish Princess é mais uma das séries originais do STARZ baseada nas obras de Philippa Gregory. A série é centrada em torno de uma figura histórica da vida real, Katherine of Aragon (Charlotte Hope), mas a narrativa assume liberdades criativas. A série irá ganhar uma segunda temporada, que se supõe seguir a ascensão do rei Henrique VIII (Ruairi O’Connor) ao trono, e a história de sua primeira esposa, Catarina de Aragão (Katherine of Aragon).

The Spanish Princess também está disponível no STARZ Play.

The Last Kingdom

Divulgação

The Last Kingdom estreou em 2015 como uma produção conjunta entre a BBC Two e a BBC America, antes de se tornar um empreendimento da BBC Two com a Netflix na segunda temporada e, eventualmente, se tornar uma série da Netflix a partir da terceira temporada.

Uma adaptação da série de livros Crônicas Saxonicas, escrita por Bernard Cromwell, a série segue Uhtred (Alexander Dreymon), um nobre que perdeu os pais em um dos ataques dos vikings é levado e criado por eles, Uhtred cresce e se torna um guerreiro. Mais tarde, ele parte com a missão de conquistar as terras onde nasceu. Começando por volta do século IX, o programa mostra uma série de reinos divididos e as tentativas do Rei Alfred (David Dawson) de reunir todos eles e formar a Inglaterra.

As quatro temporadas de The Last Kingdom estão disponíveis na Netflix.

Frontier

Divulgação

Frontier é uma produção do Discovey Canada que estreou na Netflix em 2016, a série é um drama de época que se passa em um mundo feroz e implacável de ganância, decepção e climas difíceis, a batalha transatlântica pelo controle do comércio de peles na América do Norte mostra o monopólio da Hudson Bay Company no mercado de peles no Canadá durante o século XVIII.

A produção se passa em uma realidade tensa e delicada, onde a mínima fagulha pode resultar nos mais sangrentos conflitos entre as tribos nativas e os europeus,e onde as negociações devem ser resolvidas frente a frente e muitas vezes à base de machadadas. Jason Momoa (Aquaman) estrela a série ao lado de Alun Armstrong (New Tricks), Landon Liboiron (Hemlock Grove), Zoe Boyle (Downton Abbey) e Allan Hawco (Republic of Doyle).

As três temporadas de Frontier estão disponíveis na Netflix.