Os criadores da série de sucesso da Netflix Stranger Things, os irmãos Duffer, anunciaram novamente uma adaptação em formato de série do livro O Talismã (1984), de Stephen King, em colaboração com Steven Spielberg (Jurassic Park). O desejo de desenvolver a série já havia sido relatado em 2021, mas agora os irmãos criaram uma produtora intitulada “Upside Down Pictures“, que tomará a frente da produção.
A série será criada pelo co-produtor e escritor de Stranger Things, Curtis Gwinn, com Matt Duffer observando que a série terá muito mais fantasia. “Tem ficção científica. Tem elementos de terror. Tem muito coração. Tem tudo o que amamos. E tem o melhor personagem de lobisomem, eu acho, de todos os tempos.”
O projeto é muito aguardando, especialmente para Spielberg, que adquiriu os direitos de O Talismã em 1982, dois anos antes de ser publicado.
Há muitos motivos pelos quais um filme sobre a obra nunca deu certo nos últimos 35 anos – como o projeto do diretor de The Handmaid’s Tale, Mike Barker, que foi descartado em 2019 – mas o material de origem é um épico conto que alterna entre o nosso mundo e seu universo alternativo e fantástico de territórios. Aqui está a sinopse oficial do livro:
Jack Sawyer, um garoto de 12 anos, está prestes a iniciar uma jornada fantástica: a empolgante e assustadora busca de um talismã. Jack sabe que correrá muitos riscos, que terá sua coragem e resistência física testadas a cada segundo, mas vai lutar até fim: de seu sucesso depende a vida de sua mãe… Para atingir sua meta, Jack terá que lutar contra um inimigo furioso e cruel que está disposto a fazer qualquer coisa para destruí-lo e atravessar não apenas os Estados Unidos de costa a costa, mas também os Territórios, uma região assombrosa e ameaçadora. Onde ficam os Territórios? Como chegar a esta região fantástica e mítica que não pode ser alcançada de modo comum? Em que plano de existência se situa esse mundo tão intrigante quanto a Atlântida? Jack vence estes mistérios ao atravessar para os Territórios. Aí, descobre a desconcertante existência dos “Duplos”, reflexos de pessoas que conhece na Terra, como a Rainha Laura, o “Duplo” de sua mãe, que também está com a vida por um fio. Jack não tem muito tempo e é longa a viagem. A cada passo de sua jornada, precisa enfrentar inimigos perigosos que o perseguem nos dois mundos. No entanto, ele persiste, pois só terá sossego quando o valioso talismã estiver em suas mãos.