Conheça Cidade Proibida, a nova série da TV Globo

Setembro é o mês das séries na TV Globo! Além de Os Filhos da Pátria e Os Trapalhões, ambos programados para o mês de setembro, mais um lançamento está programado para esse mês: Cidade Proibida.

Inspirada nos personagens do quadrinho “O Corno que Sabia Demais”, de Wander Antunes, a série se passa no Rio de Janeiro da década de 50, onde o Zózimo Barbosa (Vladimir Brichta) trabalha como detetive particular. Mesmo não usando a história dos quadrinhos, as características dos personagens serviram de inspiração para a adaptação. Com direito a chapéu e bigode, o ex-policial é o clássico detetive dos filmes policiais antigos, honrando inclusive o jeito galanteador. Sempre ao seu lado estão o Delegado Paranhos (Ailton Graça), o malandro mulherengo Bonitão (José Loreto) e a garota de programa Marli (Regiane Alves), que prefere acreditar ser a mulher do investigador e é completamente apaixonada por ele. O roteiro é assinado por Mauro Wilson e conta com a direção artística de Mauricio Farias.

“A época de ouro do Rio de Janeiro foi um período muito interessante, a cidade era cheia de boates, bares, vivia o auge da era do rádio, os cinemas eram a maior diversão, o futebol começava a se tornar o esporte de maior expressão no país e a política fervia na capital. Pouco se encontra hoje do Rio dessa época que não esteja repleto de interferências modernas. Temos realizado um trabalho minucioso para recriar os espaços da década de 50, e todos os departamentos (cenografia, arte, figurino, maquiagem, computação e fotografia) fizeram uma longa pesquisa” – comentou Mauricio.

Os quatro protagonistas estarão presentes em todos os episódios formando a base da história, ao lado de Adriana Lessa (Gracinda, esposa de Paranhos), Gabriela Dias (Lurdinha, filha de Paranhos) e Regina Sampaio (mãe de Bonitão). A cada capítulo, porém, conheceremos novos personagens principais que criarão um arco de cenas no mesmo. Zózimo irá investigar as mais divertidas e inusitadas situações, desde um amante traído a gêmeas trocando de lugar. Na lista de atores convidados a se juntar ao elenco principal estão nomes como Giovanna Antonelli, Claudia Abreu, Mariana Ximenes, Thiago Lacerda, Kleber Toledo, Miguel Falabella, Bruno Gagliasso, Caio Blat e muitos outros.

Ailton Graça

“É uma história que se passa no Submundo e cada episódio tem a sua textura particular, sua estrutura dramática, sua poética e sua narrativa própria. A série tem uma pegada de histórias em quadrinhos, então tem uma agilidade e até mesmo um divertimento, mas sem perder sua dramaticidade (…) O Paranhos foi o grande parceiro do Zózimo quando era policial, mas ambos seguiram caminhos diferentes (um se tornou o delegado e o outro o detetive). Ele é um cara durão, bruto, mesmo que algumas situações tenham um deslocamento para o humor, e é um pai muito rigoroso. Quem se aproximar da filha dele vai sofrer. O Paranhos foi talhado no Submundo, mais ou menos na época em que a nossa polícia estava em formação, então ele traz para casa essa relação baseada em confiabilidade” – disse Ailton. 

Uma mistura de traição, paixão, ciúme, crime, suspense, mistério e muita confusão é o que nos espera em Cidade Proibida. As aventuras de Zózimo nos levam por dentro do luxo, da corrupção e do glamour da Cidade Proibida, tratada por ele como aquele lugar que não pode frequentar – só por questões profissionais.

“Ele vive numa espécie de submundo, com pessoas que precisam limpar a sujeira que a elite produz. Mas, por outro lado, é claro que ele também sonha com aquilo. É um mundo de glamour e belezas, que o encanta e afeta as suas escolhas e seu jeito de ser. Tanto na nossa cidade proibida, quanto na vida real, não existem mocinhos e bandidos e para os nossos personagens é puramente sobre o instinto de sobrevivência. No fundo eu acho que o Zózimo é um herói romântico e solitário (…) Eu estava muito no ar, principalmente por causa das novelas, e isso abriu um pouco o interesse do público em relação ao meu trabalho. Eu acho ótimo, acho muito legal”, comentou Vladimir Brichta.

Corroborando para esse lado romântico do detetive está seu relacionamento com Marli, uma garota de programa disposta a largar tudo para assumir o posto de sua mulher e dedicar-se inteiramente a ele. Zózimo, porém, só quer saber de amizade. Regiane Alves dá vida a personagem, e durante o lançamento da série no Rio de Janeiro, comentou tudo o que vem fazendo para manter a imagem atraente de Marli.

“Ela é uma mulher independente e que trabalha, mas que tem sua paixão pelo Zózimo. Cortei o cabelo bem curtinho pois tem esse estilo anos 70, assim como o figurino mais justo para chamar atenção. Eu procurei criar uma prostituta chique, mas sem cair no clichê que todo mundo espera. Nos encontramos todos no Bar Sereia e a Marli transita entre os dois mundos: a sociedade e o Submundo, tentando buscar uma informação e poder trocá-la por alguma coisa.” – acrescentou a atriz.

 

Regiane Alves e Vladimir Brichta

O lado divertido de Cidade Proibida fica por conta de José Loreto e seu personagem, o malandro Bonitão. Sempre bancado pelas mulheres que conquista, é conhecido por seus golpes e seu lado traiçoeiro.

“Enquanto a Marli nunca foge do trabalho, o Bonitão corre a todo custo. É o típico malandro carioca, um gigolô bancando pelas mulheres que procura sempre se dar bem, mas se dá mal. Ele tenta sempre passar a perna em qualquer um, mas acaba se atrapalhando. É muito próximo do Paranhos e do Zózimo, mas às vezes da valor as coisas erradas, e a vontade de se dar bem pode ser maior que essa amizade” – definiu Loreto. 

José Loreto

Cidade Proibida chega à televisão no mês de setembro, e promete trazer o melhor do mundo das traições, dos planos infalíveis, das mulheres e homens desconfiados, da luxúria e da vingança. Com um elenco de peso e muitas participações especiais, o seriado é caracterizado pelo clima tenso e frenético das investigações do detetive particular. O programa também pode ser conferido no Globo Play.